Seleção Nacional A Feminina: Arestas afinadas para o Torneio Internacional da Batalha

PUB

Comandadas de José António Silva estreiam-se esta sexta-feira no torneio particular frente à Itália; Cabo Verde e Espanha são os adversários no sábado e domingo, respetivamente.

O Pavilhão da Juventude Desportiva do Lis tem sido a casa-forte da Seleção Nacional A Feminina desde o passado dia 27 de fevereiro, que se encontra a preparar a participação no Torneio Internacional da Batalha, que começa já esta sexta-feira. Quatro dias intenso de trabalho, com sete sessões de treino de pavilhão até ao momento, articuladas com trabalho de ginásio: tem sido este o cenário para as comandadas de José António Silva, que terão três jogos seguidos de alto nível durante os próximos três dias. O Selecionador Nacional não esconde a satisfação no que toca à atitude e disponibilidade para treinar e evoluir das 20 atletas convocadas e antevê bons despenhos frente a Itália, Cabo Verde e Espanha:

“Até agora o estágio tem decorrido conforme planeado e conseguimos cumprir os dois grandes objetivos que tínhamos definido: avaliar as atletas no que diz respeito ao seu estado físico e nível de performance desportiva atual, para além de relembrar aqueles que são os princípios básicos do nosso modelo de jogo. Estou muito satisfeito com a forma como o nosso trabalho tem decorrido e creio que estamos no bom caminho para conseguir boas performances. Estas atletas demonstram mais uma vez uma enorme vontade de evoluir e têm uma disponibilidade total para o treino.”

José António Silva revela que o grupo está totalmente apto para competir e apela à adesão dos adeptos portugueses para mais um momento competitivo da Seleção Nacional:

“Há algumas jogadoras um pouco condicionadas por causa de toques próprios desta fase da época, mas todas estarão aptas para entrar em competição se necessário. Para o torneio pretendemos testar o nosso modelo de jogo perante os vários adversários que teremos pela frente e, se possível, alcançar vitórias nos três jogos. Mais uma vez apelo a todas as pessoas que gostam de andebol que nós venham apoiar, já que essa força suplementar vinda das bancadas ajuda sempre imenso.”

Capitã de regresso

Em sentido inverso face à ausência de atletas por opção ou devido a lesão, como é o caso da experiente central Mariana Lopes (TSV Bayer 04 Leverkusen), José António Silva pode contar com os regressos de várias peças influentes, entre as quais a lateral Ana Carolina Silva (CB Atlético Guardés) e a pivô e capitã da Seleção Nacional, Bebiana Sabino (Colégio de Gaia Toyota), totalmente recuperadas das respetivas lesões. As duas atletas não fizeram parte das convocadas que ultrapassaram o Azerbaijão, no passado mês de novembro, no primeiro Play-Off de acesso ao Mundial 2023, mas reforçam agora o grupo para o Torneio Internacional da Batalha, que serve exatamente para preparar o máximo possível a equipa para o derradeiro confronto com a Roménia, com vista a essa inédita qualificação para o IHF World Championship.

A recuperação e o regresso de Bebiana Sabino, bem como o inquestionável papel que a capitã tem no grupo da Seleção Nacional, constituem uma boa notícia no caminho de preparação de Portugal até ao Mundial. Recorde-se que, no início do passado mês de outubro, uma lesão no quinto metatarso obrigou a uma paragem de quatro meses e, agora, a atleta de 36 anos não esconde a felicidade por poder voltar a dar o seu contributo pelas cores de Portugal, depois de todo o processo de recuperação: “Foi mais demorado do que aquilo que eu estava à espera e senti-me um pouco impaciente para regressar à prática. Como a intervenção cirúrgica foi no final de outubro, sabia que tinha um tempo reduzido para regressar e conseguir integrar os trabalhos da Seleção Nacional. Felizmente consegui, estou a trabalhar com a equipa e tenho-me sentido bem. É sempre uma felicidade puder integrar novamente este grupo, ainda por cima no momento crucial em que estamos.”

Sem esconder que os dois jogos decisivos com a Roménia estão bem presentes no pensamento das atletas, Bebiana Sabino fala em concentração máxima nos duelos do Torneio Internacional da Batalha, que servirão para colocar a equipa na máxima força: “Até agora o balanço é positivo, estamos focadas e motivadas para jogarmos este torneio, do qual somos anfitriãs. No pensamento estão também os jogos do Play-Off para o Campeonato do Mundo deste ano, mas, essencialmente, estamos numa fase em que nos concentramos apenas em melhorar as nossas rotinas enquanto equipa.”

Portugal vai iniciar a participação no Torneio Internacional da Batalha com um embate frente à seleção de Itália no dia 3 de março, às 20h30; depois irá medir forças com a congénere de Cabo Verde, no dia seguinte, pelas 18h00 e o último dia da prova tem reservado um duelo entre Portugal e Espanha, também às 18h00. O Torneio Internacional da Batalha vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha e contará com transmissão em direto na andeboltv.

O processo de pedido de acreditação já se encontra aberto e pode ser efetuado AQUI.

Torneio Internacional da Batalha
Calendário
03.03.2023 – 18h00 – Espanha x Cabo Verde, andeboltv
03.03.2023 – 20h30 – Portugal x Itália, andeboltv
04.03.2023 – 15h30 – Itália x Espanha, andeboltv
04.03.2023 – 18h00 – Cabo Verde x Portugal, andeboltv
05.03.2023 – 15h30 – Itália x Cabo Verde, andeboltv
05.03.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais