Seleção Nacional sub-19: Portugal perde na despedida de Celorico de Basto

PUB

Segundo duelo de preparação sorriu à Hungria e voltou a ter casa cheia e a terminar em diferença mínima (32-33), em mais um confronto intenso e bem disputado.

7 Inicial: Gonçalo Morgado, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Afonso Mendes e António Machado.

Portugal despediu-se este sábado do estágio de preparação para o Campeonato do Mundo sub-19, em Celorico de Basto, com uma derrota frente à Hungria no segundo particular, depois de ter vencido os magiares no dia anterior.

Com o guarda-redes Gonçalo Morgado em destaque nos minutos inicias, com duas defesas, Portugal abriu o ativo, em sentido contrário ao que tinha acontecido no duelo do dia anterior, mas a Hungria rapidamente respondeu com um parcial de 0-2. A Seleção Nacional reagiu com uns contundentes três golos sem resposta, com destaque para o sucesso defensivo e aos sete minutos, Tomás Teixeira – um dos melhores na primeira parte – assinava o 4-2 e dava a Portugal a primeira vantagem de dois golos.

No entanto, o padrão repetiu-se nos seis minutos seguintes, mas para a seleção magiar, que voltou à dianteira (4-5). Os comandados de Nuno Santos cresceram no jogo e transformaram o melhor momento em termos de confiança e rendimento, em seis golos marcados contra apenas um sofrido (14-9), chegado a uns inéditos cinco golos de vantagem, aos 25 minutos.

Mas num ápice, a Hungria teve o discernimento necessário para equilibrar as contas novamente e concretizou um último parcial de 0-4, para recolher aos balneários a perder pela diferença mínima, numa altura em que Nuno Santos tinha trocado algumas peças no seu xadrez.

Intervalo: 14-13

A entrada na segunda parte foi favorável ao conjunto magiar, que conseguiu colocar tudo empatado ao 16-16, mas repetiu-se o cenário: nova resposta com critério de Portugal e nova diferença de quatro golos (22-18) após nove minutos decorridos no segundo período.

O sistema defensivo 5:1 da Hungria funcionava e impunha tremendas dificuldades ao ataque luso e perto dos 45 minutos, Nuno Santos parou o jogo quando o marcador atingiu o 23-22. Portugal não conseguiu sentenciar a partida e a equipa adversária fez o 29-29 a cinco minutos do fim, tornando a reta final emocionante e de nervos para os muitos adeptos presentes no Pavilhão Desportivo EBS de Celorico de Basto.

A um minuto e meio do final o pior aconteceu mesmo, com a Hungria a chegar à liderança (31-32) e nem o último time-out luso impediu a festa magiar no final de mais um jogo intenso, na despedia de Celorico de Basto.

Resultado Final: 32-33
Top Scorer: Tomás Teixeira – 11 golos

Calendário – Jogos de Preparação
Celorico de Basto
10.03.2023 – 20h00 – Portugal x Hungria, 35-34 (15-18)
11.03.2023 – 16h00 – Portugal x Hungria32-33 (14-13)

A Seleção Nacional sub-19 marcará presença no Campeonato do Mundo da geração entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano, na Croácia.

Patrocinadores Institucionais