Seleção Nacional sub-19: Vitória lusa no primeiro de dois duelos com a Hungria

PUB

Pavilhão Desportivo EBS de Celorico de Basto encheu-se para apoiar Portugal e o desfecho foi positivo, com um triunfo resiliente depois de uma segunda parte de alto nível; Este sábado há novo confronto com a Hungria, às 16h00.

7 inicial: Gonçalo Morgado, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Tomás Teixeira, Eduardo Leite e António Machado.

A preparação da Seleção Nacional sub-19 para o Mundial deste ano passa por estes dias por Celorico de Basto e, esta sexta-feira, aconteceu o primeiro de dois duelos particulares com a Hungria, que se revelou feliz para Portugal. O triunfo foi alcançado por 35-34, depois de uma segunda parte resiliente por parte dos comandados de Nuno Santos. Para este sábado, às 16h00, está agendado novo jogo contra a congénere magiar, para ver em direto na andeboltv.

Portugal apresentou-se com um 5:1 defensivo profundo, em constante adaptação face às ações do adversário e foi a Hungria a entra melhor com um parcial de 0-2, com a equipa lusa a marcar o primeiro golo aos três minutos, pelo pivô e vice-Campeão Europeu, António Machado. A seleção visitante preservou dois golos de vantagem até aos 17 minutos, altura em que Portugal assinou o empate a nove golos (9-9), levando o selecionador contrário a pedir o primeiro time-out do encontro. 

A agressividade defensiva dos húngaros, pautada também por linhas subidas, continuava a criar muitas dificuldades a Portugal, o que atrasava sistematicamente uma reação de Portugal, que ía sendo embalado pelo forte apoio vindo das bancadas do Pavilhão Desportivo EBS de Celorico de Basto. Aos 22 minutos, a Hungria chegou aos três golos de vantagem (11-14), encontrando muitas vezes o espaço necessário para as combinações com o pivô e foi com essa margem que o intervalo chegou.

Intervalo: 15-18

Na segunda parte o cenário foi diferente, com a tão esperada recuperação portuguesa a surgir, numa primeira instância, sob a forma de parcial de 3-1 (18-19) e, mais tarde (até aos 42 minutos)- naquele que foi o melhor período dos pupilos de Nuno Santos até então – dois golos sem resposta consumaram a reviravolta (22-21), com Portugal a festejar a primeira liderança no marcador.

Seguiu-se um período de profundo equilíbrio, que durou cerca de oito minutos, até nova explosão de alegria em Celorico de Basto, quando apareceu o 28-26, na primeira liderança de dois golos para Portugal. A confiança era cada vez maior e a Hungria deixou de encontrar os espaços com tanta facilidade, o que ajudou a que apenas três minutos depois, surgissem três golos à maior para a equipa lusa, ao 32-29. Nos últimos minutos a Hungria ainda assustou, quando voltou a reduzir até ao mínimo, mas o triunfo não fugiu à Seleção Nacional, que foi presenteada no final com a maior das ovações, por parte dos muitos adeptos lusos presentes no pavilhão.

Resultado Final: 35-34

Nuno Santos fez questão de deixar uma palavra de apreço a todos os que têm apoiado de forma constante a Seleção Nacional sub-19 em Celorico de Basto: “Foi um ambiente extraordinário, as gentes de Celorico de Basto capricharam com o apoio que nos deram. Aliás, esse apoio tem sido uma constante, tenho sentido isso em permanência. Excelentes pessoas, muito prestáveis e sempre atentas àquilo que necessitamos. Tem sido uma semana muito interessante de trabalho e também de convívio e isso faz com que as pessoas também se aproximem um pouco de nós. Foi isso que se viu aqui.”

Quanto ao jogo, o Selecionador Nacional diz-se satisfeito com o desempenho e com as melhorias da segunda parte face à primeira e salienta a evolução defensiva da equipa: “Estou contente com o que fizemos. Tivemos bons momentos defensivos, essencialmente com uma equipa muito jovem. Em determinada altura do jogo, tínhamos quatro atletas sub-17 a jogar e assim foi durante quase toda a segunda parte. Penso que defensivamente estivemos bem, mais profundos e mais à procura da bola e estamos a melhorar passo a passo nessa fase do jogo, que é fundamental. Na primeira parte não conseguimos fazer contra-ataques, na segunda já conseguimos, também melhorámos um pouco o processo defensivo e conseguimos corrigir algumas questões no ataque. Vencemos e amanhã queremos voltar a sorrir no final.”

Calendário – Jogos de Preparação
Celorico de Basto
10.03.2023 – 20h00 – Portugal x Hungria, 35-34 (15-18)
11.03.2023 – 16h00 – Portugal x Hungria, andeboltv

A Seleção Nacional sub-19 marcará presença no Campeonato do Mundo da geração entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano, na Croácia.

Patrocinadores Institucionais