BH Global Tour 2023: Primeira vitória lusa em solo brasileiro frente à Argentina

PUB

Seleção Nacional reagiu à derrota no jogo inaugural frente ao Uruguai, ao início de tarde desta quarta-feira, e somou os primeiros dois pontos na competição que decorre em Maricá, Rio de Janeiro.

Portugal conheceu o sabor da vitória pela primeira vez no BH Global Tour 2023, que está a decorrer no Brasil, frente à Argentina e deu a melhor resposta à derrota no jogo inaugural. A caminhada dos comandados de Paulo Félix prossegue esta quinta-feira, com dois embates agendados: primeiro frente ao Chile (15h40) e mais tarde diante dos Estados Unidos da América (21h40).

Oito segundos jogados e um golo de Vitor Pinhal colocou Portugal em vantagem por 2-0, mas a resposta argentina apareceu pouco depois (2-2). Com apenas um minuto decorrido, o marcador registava uma igualdade a quatro golos, o que fazia antever um jogo intenso, com espetáculo à mistura. 

As duas equipas mostravam-se à altura do desafio e superaram um período de baixa eficácia de parte a parte para voltarem ao golo/contra-golo e em cima dos cinco minutos decorridos, o empate era feito a 12 golos, com Portugal a comandar de forma constante até então. No entanto, após um ataque perdido pela equipa comandada por Paulo Félix, a Argentina teve na mão a terceira chance de se colocar na frente pela primeira vez e conseguiu, a três minutos do fim do set inicial (14-16).

Portugal nunca perdeu o foco no objetivo de conquistar a primeira vitória e, na sequência de uma defesa do guardião Ricardo Castro, Tiago Costa – o jogador mais influente no primeiro set – voltou a devolver a liderança à equipa lusa (20-18), à entrada para o último minuto. Com total concentração, Portugal não deixou fugir a dianteira e festejou a vitória no set 1.

Set 1: 22-20

Não havia melhor forma de começar o segundo set, com uma jogada aérea bem executada a dar a primeira dianteira a Portugal (2-0) e o que se seguiu foi uma cópia dos primeiros 10 minutos, com um equilíbrio profundo entre lusos e argentinos e com golos em parada e resposta, nos primeiros dois minutos. 

Mas dentro do terceiro minuto apareceu um cenário nunca antes visto neste duelo: dois golos seguidos de Portugal, o último assinado por Vitor Pinhal e uma preciosa margem de quatro golos (8-4).

Com quatro minutos decorridos, Ricardo Castro voltou a dizer presente e assinou mais uma defesa importante, que foi correspondida no ataque com golo, e os portugueses festejavam o 12-6, em grande estilo. O 16-10 apareceu a faltar menos de cinco minutos para o fim, o que deu uma carga extra de motivação aos portugueses, que se preparavam para somar a primeira vitória em Maricá, Rio de Janeiro após a derrota no duelo inaugural com o Uruguai.

No entanto, um ataque perdido de Portugal permitiu à Argentina voltar a igualar as contas (20-20), já dentro do último minuto e foi com as duas equipas em igual posição que o cronómetro chegou ao fim (22-22). Foi necessário recorrer ao desempate através de golo de ouro e Tiago Costa sentenciou a partida, com direita a festa em português.

Set 2: 23-22

Recorde-se que as equipas que terminarem nas quatro primeiras posições seguirão para as Meias Finais, enquanto que as duas últimas irão disputar o jogo de atribuição do 5º/6º lugar.

Pode acompanhar a participação lusa em direto no canal de YouTube da IHF.

BH Global Tour – Calendário
Fase Preliminar
26.04.2023 – 14h00 – Uruguai x Portugal, 2-0 (16-12 e 15-12)
26.04.2023 – 20h00 – Portugal x Argentina, 2-0 (22-20 e 23-22)
27.04.2023 – 15h40 – Portugal x Chile, YouTube IHF
27.04.2023 – 21h40 – Estados Unidos da América x Portugal, YouTube IHF
28.04.2023 – 17h20 – Brasil x Portugal, YouTube IHF

Patrocinadores Institucionais