Campanha “Sintam-se em casa” chega às modalidades

PUB

Hoje, dia 6 de abril, Dia Mundial do Desporto para o Desenvolvimento e para a Paz (https://www.unesco.org/en/days/sport-development-and-peace) a campanha “Sintam-se em casa”, iniciada pela APCVD e Liga Portuguesa de Futebol Profissional chega às modalidades amadoras.

Motivadas pelo trabalho conjunto que reúne ainda as Federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol estas entidades desafiaram as suas associações e clubes a demonstrarem nas redes sociais como são os melhores na “arte de bem receber”. Ao longo dos próximos dias serão partilhadas, fotos conjuntas das duas equipas, com os atletas alternados, entrada de adeptos das duas equipas com a equipa de arbitragem para entrega da bola de jogo; momentos de convívio entre os adeptos das duas equipas, dos atletas com adeptos dos dois clubes e, ainda, de adeptos da equipa visitante com jogadores da equipa visitada.

Qualquer pessoa pode associar-se à campanha usando o hashtag #sintamseemcasa com exemplos da arte de bem receber. Esta é uma campanha simbólica, mas pretende recordar que as evidências que serviram de base ao modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos demonstram que a componente da hospitalidade contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidade, aumentando dessa forma os níveis de segurança. Ao contribuírem para um clima de hospitalidade entre adeptos visitados e visitantes, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e confortáveis nos espetáculos desportivos, contribuindo para atrair mais famílias aos recintos desportivos e para um convívio salutar entre adeptos.

Cientes de que as grandes mudanças não acontecem repentinamente, todas as entidades esperam que a campanha “Sintam-se em casa” seja pelo menos um contributo para inspirar clubes e adeptos a fomentar o orgulho recíproco de bem receber.
Sintam-se em casa!

Patrocinadores Institucionais