EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal mantém invencibilidade no Grupo 1

PUB

Heróis do Mar conquistaram mais uma vitória, esta tarde, e estão isolados na primeira posição do grupo de Qualificação para o próximo Campeonato da Europa.

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Pedro Oliveira, Salvador Salvador, Miguel Martins, André Gomes, Tiago Sousa e Francisco Tavares

Foi a formação da casa a inaugurar o marcador, depois de Gustavo Capdeville parar o primeiro remate turco, no ressalto, Koray Ayar foi feliz e levou a melhor no frente a frente com o guardião português. A resposta lusa surgiu, com Miguel Martins, Fábio Teixeira e Salvador Salvador a imporem um parcial de 0-3, tirando proveito de um período de superioridade numérica, e a registar a primeira vantagem de dois, a favor de Portugal (2-4), com cinco minutos volvidos. O jogo continuou a decorrer a ritmo acelerado – com golo cá, golo lá – até que, à passagem dos 10 minutos, os turcos conseguiram conquistar a igualdade no marcador, a seis golos, passando mesmo, de seguida, para o comando, pela mão de Alper Aydin (7-6). Apesar de novo empate registado (7-7), os Heróis do Mar acabaram por passar para o comando, com dois golos à maior, o último dos quais pela mão de Miguel Martins, que capitaneou a Seleção Nacional nesta quinta ronda de Qualificação. O central assinou novo golo e obrigou o técnico turco a levar o seu primeiro time-out à mesa, que acabou por se revelar infrutífero, já que Portugal ampliou a distância para quatro (9-13) e, de seguida, foi Paulo Pereira a parar o encontro. Os Heróis do Mar mantiveram a toada, o técnico luso fez entrar André Sousa para o lugar de Miguel Martins e, com a ajuda de Gustavo Capdeville entre os postes a formação das Quinas ampliou para cinco (10-15). Portugal manteve a vantagem até à saída para o descanso.

Intervalo: 14-19

Na entrada para o segundo tempo, Portugal voltou a impôr o seu estilo de jogo e André Gomes ampliou para seis golos de diferença (16-22), no entanto, com dois golos sem resposta acabou por reduzir, levando Paulo Pereira a parar o tempo de jogo bem cedo na partida, com apenas quatro minutos decorridos, quando o placar assinalava 18-22. Quem saiu melhor da paragem foi a Turquia, que voltou a reduzir mas, Diogo Valério – que entrou para render Gustavo Capdeville – negou o golo ao adversário e a liderança manteve-se a três golos. No entanto, à passagem dos 10 minutos, Fatih Calkamis acabou por reduzir para dois golos (23-25) levando a novo time-out por parte de Paulo Pereira. Os lusos conseguiram recuperar e perto dos 16 minutos levavam cinco golos de vantagem, apesar de algumas dificuldades no ataque mas a Turquia nunca desistiu do encontro e reduziu para dois golos (30-32) quando faltavam menos de nove minutos para o final. Portugal voltou a conseguir ampliar mas, num volte-face, os turcos, pela mão de Enis Hacioglu, reduziram para a margem mínima (33-34) a menos de cinco minutos do terminus do encontro mas Portugal conseguiu-se impôr e acabou por somar mais uma vitória.

Resultado Final: 35-37

MVP: Fábio Teixeira – 6 golos / 7 remates (86% de eficácia)
Top Scorer:
Miguel Martins – 7 golos / 9 remates (78% de eficácia)

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal marcou presença em Ankara, para homenagear o Capitão da Seleção turca Cemal Kütahya, que perdeu a vida no desastre natural que assolou a Turquia, oferecendo uma camisola portuguesa com o nome do herói turco, ao Presidente da Federação de Andebol da Turquia – Uğur Kılıç.

Palavra de Jogo

Salvador Salvador, uma das peças chave desta tarde, realçou os aspetos positivos do jogo: “Foi um jogo duro para nós mas estávamos a precisar de um jogo assim porque temos atletas bastante jovens aqui e precisamos de competir a este nível e ganhar entrosamento. Não tivemos muito tempo para treinar – tivemos em viagem praticamente um dia – chegámos e tivemos dois treinos. Penso que foi um bom momento competitivo, ainda para mais com uma atmosfera bastante boa para a prática da modalidade e acho que podemos tirar ilações positivas. Os mais novos estiveram muito bem, felizmente hoje conseguimos jogar todos, é óbvio que alguns entraram um pouco mais nervosos mas as coisas acabaram por correr bem lá dentro.”

Paulo Pereira, técnico nacional, mostrou-se também muito satisfeito com a prestação desta tarde: “Estamos a falar, primeiro de atletas que nunca representaram a Seleção A e para mim foi muito gratificante e eles acabaram por me entusiasmar bastante porque notava-se que eles estavam aqui com uma motivação e vontade enorme de fazer bem as coisas. Claro que, quando temos apenas um treino e meio para colocar uma equipa a jogar com jogadores que não estão juntos é mais difícil e eles, por vezes sentem-se inseguros em alguns momentos de jogo mas todos fizeram a sua parte e, acho já que com o Luxemburgo, vamos conseguir melhorar alguns detalhes.”

BILHETES & PEDIDO DE ACREDITAÇÃO

Os bilhetes para o sexto e último encontro dos Heróis do Mar no EHF Euro 2024 Qualifiers, frente ao Luxemburgo já estão à venda, tem o custo de 5€ e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/40nKiAO. O palco deste embate será o Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, pelas 17h00, do dia 30 de abril.

As acreditações para o jogo com a seleção luxemburguesa estão abertas: https://forms.gle/shbKnKsysLjCvKEy8

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 21–32 (5-14)
09.03.2023 – 18h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 23-29 (11-14)
12.03.2023 – 17h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 32-27 (15-11)
26.04.2023 – 16h00 – Turquia x Portugal, 35-37 (14-19)
30.04.2023 – 17h00 – Portugal x Luxemburgo, RTP2

Patrocinadores Institucionais