EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal vai disputar o Grupo 3

PUB

Países Baixos, Chéquia e Finlândia são os obstáculos que a Seleção Nacional terá que superar para garantir presença num Campeonato da Europa, algo que não acontece desde 2008.

Pouco mais de uma semana depois do fim do sonho de chegar a um Campeonato do Mundo, é tempo de virar a página e centrar atenções na próxima grande competição, o Europeu do próximo ano. Desta forma, o sorteio realizado esta quinta-feira, em Viena, Áustria, ditou que a Seleção Nacional vai ter como adversários as seleções dos Países Baixos – Campeã do Mundo em 2019 – e ainda a Chéquia e a Finlândia, em que o único objetivo é repetir o feito inédito alcançado em 2008: garantir uma vaga numa competição que será a maior de sempre, uma vez que, pela primeira vez, contará com 24 seleções presentes. O EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro do próximo ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã em título, Noruega.

No total, 31 seleções irão competir nos Qualifiers, distribuídas por sete grupos de quatro equipas e apenas um de três:

Women’s EHF EURO 2024 Qualifiers
Grupo 1: Croácia, Roménia, Grécia, Bósnia e Herzegovina
Grupo 2: Alemanha, Eslováquia, Ucrânia e Israel
Grupo 3: Países Baixos, República Checa, Portugal e Finlândia
Grupo 4: França, Eslovénia, Itália e Letónia
Grupo 5: Espanha, Macedónia do Norte, Lituânia e Azerbaijão
Grupo 6: Montenegro, Sérvia, Turquia e Bulgária
Grupo 7: Suécia, Islândia, Ilhas Faroé e Luxemburgo
Grupo 8: Dinamarca, Polónia e Kosovo

José António Silva reagiu com otimismo ao sorteio mas relembra que será necessário continuar a trabalhar com seriedade e total compromisso, para que o sonho possa tornar-se uma realidade: “Em traços gerais diria que temos as nossas possibilidades de passar e de ser apurados para o Campeonato da Europa e é com esse intuito que vamos trabalhar. É um grupo que nos dá esperanças de estar presente no próximo Campeonato da Europa, mas esta esperança tem que ser assente numa evolução do nosso nível de jogo, das nossas atletas e dos nossos processos, para que possamos estar ainda mais convictos das nossas possibilidades.”

Para o treinador luso, Portugal depende apenas de si próprio e dos frutos do trabalho árduo que for posto em prática para atingir o patamar seguinte, mais ainda do que a valia dos adversários:

“Sabíamos que do Pote 1 viria sempre uma equipa muito forte, enquanto no Pote 2 haveria uma ou outra um pouco mais acessível, como por exemplo a Eslováquia, que nós vencemos nos últimos dois jogos que disputámos. Claramente que os Países Baixos estão num patamar muito acima de nós, mas vamos à luta como sempre; a Chéquia, apesar de não ter estado presente no último Europeu, conseguiu agora a qualificação para o Mundial, derrotando a Suíça, o que não deixa de ser um indicador precioso, porque vão jogar o Mundial e, naturalmente, acrescentar experiência àquilo que já têm. E a Finlândia, que eu conheço relativamente bem, pela observação que fizemos quando preparámos os jogos no Kosovo [Pré-Qualfiicação do Europeu 2022] e é uma equipa à qual teremos todas as possibilidades de ganhar. Mas, independentemente da valia dos adversários, nós temos que nos concentrar no nosso trabalho. E se queremos estar presentes sistematicamente em fases finais, seja de Campeonatos da Europa, seja de Campeonatos do Mundo, temos que passar estas fases e prepararmo-nos ainda melhor para o conseguir. Isso implica um trabalho conjunto de todos, clubes, Seleção Nacional, atletas, no sentido de darmos as melhores condições às nossos atletas para estarem preparadas para jogar.”

As seis jornadas do Women’s EHF EURO 2024 Qualifiers vão ser jogadas em três períodos, com dois jogos em cada um deles, com início a 11 de outubro de 2023 e conclusão a 7 de abril do próximo ano. Os primeiros e segundos classificados de cada grupo, bem como as quatro melhores terceiras, garantem a qualificação para a grande competição. Após a conclusão dos jogos dos oito grupos, será estabelecida uma classificação geral das equipas classificadas em terceiro lugar.

Jornada 1: 11/12 de outubro de 2023
Jornada 2: 14/15 de outubro de 2023
Jornada 3:
28/29 de fevereiro de 2024
Jornada 4:
2/3 de março de 2024
Jornada 5:
3/4 de abril de 2024
Jornada 6:
7 de abril de 2024 – 17h00 (hora portuguesa)

Patrocinadores Institucionais