EHF European League: Empate entre Leões e gauleses com tudo por decidir na segunda mão

PUB

Sporting CP até esteve a vencer por três golos na reta final mas conseguiu arrancar um empate no último suspiro frente ao Montpellier HB, a 32 golos, no Pavilhão João Rocha; Sonho da Final Four está vivo.

7 inicial: Leonel Maciel, Josep Folqués, Martim Costa, Natán Suaréz, Francisco Costa, Mamadou Gassamá e Edney Silva.

O sonho europeu continua vivo para os lados do reino do Leão. Um empate a 32 golos na receção ao Montpellier HB, esta terça-feira, num jogo em que o Sporting CP mostrou mais ao longo dos 60 minutos, deixa a eliminatória dos Quartos de Final em aberto para o jogo da segunda mão, que acontece no próximo dia 18 de abril, em França.

Seis minutos decorridos e o Sporting CP vencia por 3-1, com todos os golos leoninos a terem sido apontados por Francisco Costa. O emblema francês, que até então tinha demonstrado alguma passividade, acordou e apenas dois minutos depois concluiu um parcial de 0-3, chegando pela primeira vez à liderança do marcador (3-4). Seguiu-se um período de equilíbrio mais acentuado e com o placar em 6-6, quando o cronómetro assinalava 10 minutos cumpridos, o Sporting CP viu-se a jogar com menos um elemento, fruto da primeira exclusão do encontro e, nesse período, permitiu que o Montpellier HB chegasse de forma inédita aos dois golos à maior (6-8).

Pouco depois, foi a vez dos Leões jogarem dois minutos em superioridade, pela primeira vez, e conseguiram tirar vantagem, voltando à dianteira (9-8), já para lá dos 15 minutos, com Francisco Costa como principal impulsionador. Até ao final da primeira parte, o jogo ganhou ainda mais intensidade e velocidade e o que se seguiu foi um longo período de equilíbrio, com golos e contra-golos permanentes, e em que a turma de Alvalade voltou à maior diferença por duas vezes (11-9 e 16-14) aos 18 e 27 minutos, respetivamente, antes de sair para o intervalo a liderar pela margem mínima.

Intervalo: 18-17

O atual líder da principal Liga Francesa entrou melhor na segunda parte, com dois golos sem resposta, reclamando para si a dianteira do encontro (18-19), mas a resposta leonina foi imediata, na mesma moeda (20-19), um cenário que se verificou por diversas vezes na etapa inicial. Após cinco minutos, o Sporting CP atravessou um período difícil de quatro minutos em inferioridade numérica, mas acabou por ser positivo face a um bom desempenho defensivo dos Leões. Com 40 minutos disputados, o Montpellier HB voltou ao comando (22-23), numa altura em que o ambiente no Pavilhão João Rocha estava “a escaldar.”

Os sete minutos seguintes são simples de caracterizar: golo/contra-golo. Um profundo equilíbrio, duas defesas agressivas e com vontade de disparar no resultado – em que foi o Sporting CP a segurar a liderança e à entrada para os últimos 10 minutos – com o guarda-redes Leonel Maciel a dar o mote para o aparecimento de uma nova vantagem leonina de dois golos (29-27), com os nervos à flor da pele, de parte a parte.

Durante 50 minutos, a maior vantagem registada foi mesmo de dois golos, até que Francisco Tavares assinou o 30-27, para delírio dos adeptos leoninos, mas os experientes gauleses não deixaram que a margem se dilatasse ainda mais e tentaram correr atrás do prejuízo, conseguindo mesmo encurtar até ao mínimo, com três minutos por jogar (31-30).

Após time-out de Ricardo Costa, o Sporting CP apresentou-se em 7×6 mas o cenário virou por completo e o Montpellier HB não só reverteu a desvantagem, como voltou mesmo ao comando (31-32), dentro do último minuto de jogo. Um grande golo de Francisco Tavares no último suspiro, fez com que o desfecho fosse um empate, o que deixa tudo em aberto para a segunda mão, em França, que se jogará, precisamente, daqui a uma semana.

Resultado Final: 32-32
Top Player: Francisco Costa – 7 golos (11 remates – 64% de eficácia)

EHF European League
Quartos de Final
1ª Mão
11.04.2023 – 19h45 – Sporting CP x Montpellier HB, 32-32 (18-17)
2ª Mão
18.04.2023 – 19h45 – Montpellier HB x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais