O apito inicial está quase a ser dado por uma das árbitras italianas que vão dirigir o primeiro duelo entre Portugal e Roménia (Gianna Merisi e Andrea Pepe), referente à primeira mão do Play Off decisivo de acesso ao Campeonato do Mundo 2023, algo que a Seleção Nacional procura alcançar pela primeira vez na história. A partir das 15h00 deste sábado – hora portuguesa -, o longo trabalho que tem vindo a ser realizado tendo em vista este momento em particular, será colocado em prática e há uma confiança transversal a todo grupo que viajou até à cidade de Pitesti, esta quinta-feira. José António Silva teve que escolher apenas 16 atletas e, nesse sentido, Mariana Lopes, Adriana Lage e Ana Carolina Silva não acompanharam a equipa para a Roménia.
Depois de um longo da de viagem, esta sexta-feira serviu para que a comitiva lusa se adaptasse à pequena diferença horária e à Pitesti Arena, que tem capacidade para perto de 5000 pessoas e que, segundo informação da Federação Romena, estará completamente lotada. O treino de adaptação aconteceu às 19h00 locais desta sexta-feira – menos duas do que em Portugal Continental – para afinar pormenores antes do jogo. José António Silva começa por destacar aquilo que de melhor tem a Roménia, que vai para além da estrela maior – Cristina Neagu:
“Vamos defrontar uma equipa muito poderosa constituída por jogadoras experientes e que tem como principal referência a [Cristina] Neagu, a melhor marcadora de sempre em Campeonatos da Europa e uma referência do andebol. No entanto, existem outras jogadoras que nos podem criar problemas e que integram equipas de grande nível, como por exemplo aquelas que estão apuradas para os quartos de final da liga dos campeões, resultado que só por si diz da qualidade de equipas e jogadoras.”
Durante vários meses, a equipa técnica da Seleção Nacional teve oportunidade de analisar ao detalhe a forma de atuar da equipa da Roménia e há, por isso, um conhecimento contrário que dá um pouco mais de conforto na forma como José António Silva encara esta eliminatória, em particular o primeiro jogo, deste sábado. O líder da equipa das Quinas garante que Portugal vai entrar em campo com um plano bem definindo e moldado à Roménia, para que o desfecho seja feliz: “Pela nossa parte preparamo-nos desde há muito tempo para estes jogos e creio poder afirmar que conhecemos com detalhe todos os aspetos do jogo das nossas adversárias. Baseado nesse conhecimento temos noção que vamos defrontar um adversário muito forte, mas esperamos poder contrariá-las e lutar por esta eliminatória. Temos a nossa estratégia definida e trabalhada, pelo que neste momento o nosso foco está na gestão das várias incidências e episódios que os jogos vão ter, por forma a mantermos a organização e o plano de jogo definido. Todo o grupo está muito motivado e focado para dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver e estamos convictos de que em breve obteremos os resultados desportivos que desejamos.”
O processo de pedido de acreditações para o jogo da segunda mão contra a seleção romena, em Paredes, já está aberto, e pode ser acedido AQUI.
IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, Canal 11
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11
No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro deste ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.