IHF World Championship 2023: Missão Mundial arrancou esta segunda-feira na Maia

PUB

Seleção Nacional cumpre o primeiro de três dias de trabalho na cidade da Maia antes da partida para a cidade romena de Pitesti, para disputar o jogo da primeiro mão do derradeiro Play Off de acesso ao Mundial deste ano.

Começou esta segunda-feira a Missão Mundial. Durante os próximos três dias, José António Silva vai orientar sessões de treino bi-diárias na cidade da Maia que antecedem a partida da Seleção Nacional para a Roménia, para disputar o jogo da primeira mão do decisivo Play Off de acesso ao IHF World Championship 2023. A comitiva reuniu-se esta manhã, por volta das 11h00 e realizou de imediato o primeiro treino de um longo e esperançoso estágio que só terminará no próximo dia 13 de abril, após a realização do segundo jogo, em Paredes, contra a congénere romena. As grandes novidades são a ausência forçada da ponta direita Neide Duarte, devido a uma lesão sofrida este domingo ao serviço do Madeira SAD e a inclusão de última hora da já totalmente recuperada, Mariana Lopes, experiente central de 28 anos, que atua nos alemães do Bayer Leverkusen e que esteve presente nos dois últimos embates com o Azerbaijão, do primeiro Play Off, mas ficou impedida de ajudar a equipa lusa nos três jogos particulares no Torneio Internacional da Batalha, também devido a lesão.

A confiança da equipa é o fator mais evidenciado no arranque dos trabalhos na Maia e quem o diz é a central Mihaela Minciuna. A atleta que defende as cores do SL Benfica revela ainda que a onda de vitórias da Seleção Nacional – e particularmente a última frente à Espanha, na Batalha – faz com a ambição seja cada vez maior para enfrentar o exigente duplo desafio que se avizinha:

“Sentimos que foi, de facto, um torneio muito importante para nós a muitos níveis, onde ficou demonstrada a evolução e o crescimento deste grupo. A conquista do torneio e, em particular, a vitória contra a Espanha dá-nos uma confiança acrescida para encarar os dois jogos que se avizinham, que têm uma importância diferente. Estar na Seleção Nacional já, por si só, uma grande motivação, mas numa semana como esta, com a possibilidade de fazer história, obviamente que tem uma carga extra, e penso que isso é bastante evidente em todo o grupo, mas também uma responsabilidade maior, que exige todo o nosso compromisso. Vamos iniciar com uma deslocação difícil à Roménia, em que esperamos conseguir impor o nosso jogo e, acima de tudo, trazer a decisão da eliminatória para nossa casa, onde o apoio do nosso público, que tem sido sempre fantástico, poderá ser determinante.”

Após concluído o estágio na Maia, a comitiva irá viajar para a cidade de Pitesti, na Roménia, na próxima quinta-feira, dia 6 de abril.

As emoções de volta a Paredes

Desde a celebração de uma parceria que se tem revelado de sucesso entre a Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Paredes, a 5 de agosto de 2021, que a Seleção Nacional A Feminina tem sido presenteada com um apoio constante, sempre faz do Multiusos de Paredes a sua casa para os compromissos internacionais e desta vez não será diferente.

O novo e moderno recinto que foi inaugurado há cerca de dois anos, tornou-se já uma espécie de amuleto da sorte, a julgar pelos desempenhos da equipa lusa e por grande parte dos resultados obtidos: nos Qualifiers do Women’s EHF Euro 2022, em que Portugal acabou por não conseguir carimbar a presença na grande competição, Paredes foi palco do duelo inaugural com a poderosa Espanha, cuja exibição fica marcada como uma das melhores dos últimos anos, em que uma derrota pela margem mínima tirou algum brilho a uma noite memorável; e também do jogo com a Eslováquia, em que Portugal foi dominador do início ao fim e presenteou os muitos adeptos que encheram por completo o Multiusos local.

Mais recentemente, já no processo de qualificação para o Mundial 2023, Portugal justificou o favoritismo e derrotou de forma clara a seleção do Azerbaijão, por duas vezes em solo luso e novamente com a bandeira do município de Paredes como pano de fundo. Após o embate com a Roménia fora de portas, o jogo da segunda mão do derradeiro Play Off de acesso ao IHF World Championship 2023 – marcado para o dia 12 de abril, às 20h15 – vai voltar a concentrar as atenções naquela cidade nortenha, com vista a um feito histórico do andebol feminino português.

O processo de pedido de acreditações para o jogo da segunda mão contra a seleção romena, em Paredes, já está aberto, e pode ser acedido AQUI.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, Canal 11
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11

No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro deste ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais