IHF World Championship 2023: Portugal perde na Roménia e fica mais longe do Mundial

PUB

15 golos separaram as duas seleções no final e a tarefa está agora mais complicada para o jogo da segunda mão que acontece na próxima quarta-feria, em Paredes – 20h15 com transmissão em direto no Canal 11.

7 inicial: Isabel Góis, Carmen Figueiredo, Maria Unjanque, Patrícia Lima, Maria Pereira, Patrícia Rodrigues e Bebiana Sabino.

As ambições de Portugal em alcançar uma inédita vaga no Campeonato do Mundo estão agora mais fragilizadas após uma derrota difícil em Pitesti, por 15 golos de diferença, na primeira mão do derradeiro Play Off.

Sem o contributo da ponta esquerda Carolina Monteiro, que sofreu uma lesão no gémeo no treino de adaptação à Pitesti Arena, a Seleção Nacional entrou em campo com a mesma motivação e em busca de uma vitória inédita, debaixo de um ambiente arrepiante, com cerca de 5000 vozes a apoiar a seleção da casa. O primeiro golo da eliminatória foi apontado por Maria Unjanque, antes de uma resposta romena que valeu também a primeira dianteira no encontro (2-1). A Seleção Nacional argumentou com um parcial idêntico e voltou à liderança (2-3), após uma defesa de Isabel Góis que, nos primeiros seis minutos já contabilizava três defesas, duas delas em livres de 7 metros. Uma vantagem mais larga só não surgiu porque a equipa lusa ia demostrando uma percentagem baixa de eficácia no ataque e aos seis minutos apareceu a primeira exclusão para Portugal, atribuída a Patrícia Lima. No entanto, Portugal soube reagir nos dois minutos seguintes e foi já de igual para igual que a Roménia chegou à primeira vantagem de dois golos, ao 5-3, com 9 minutos decorridos.

Na sequência de um ligeiro crescimento, a Roménia chegou aos quatro golos de vantagem de forma inédita, aos 13 minutos e um minuto depois foi a vez de Portugal beneficiar de um primeiro período de superioridade numérica, orientado a sua defesa para uma marcação individual à principal referência romena, Cristina Neagu. O cenário ficou pior quando as duas equipas ficaram separadas por cinco golos (12-7), o que levou José António Silva a pedir time-out, já para lá da metade da primeira parte. A precisar de uma reação, a Seleção Nacional saiu da paragem a reduzir a desvantagem mas nos quatro minutos seguintes, Portugal viveu o pior momento do jogo, tendo sofrido quatro golos sem resposta, o que elevou a diferença para patamares algo alarmantes (16-8), com 10 minutos para jogar na primeira metade.

A equipa das Quinas teve forças e cabeça fria para responder com um parcial de 0-3 (16-11), mas até ao descanso as romenas voltaram a distanciar-se e levaram sete golos para o descanso.

Intervalo: 19-12

Portugal entrou na segunda parte com cinco alterações face ao 7 inicial, à exceção das pontas e com Beatriz Sousa a concretizar em golo o primeiro ataque (19-13). Mas à semelhança daquilo que aconteceu nos minutos inicias, a Roménia respondeu de forma contundente, com quatro golos sem resposta (23-13), atingindo um novo máximo na vantagem, que passou a ser de 10 golos, após seis minutos. José António Silva não hesitou em pedir o primeiro time-out da etapa complementar. 

Portugal continuava sem conseguir atingir os níveis pretendidos de eficácia no ataque e, apesar da boa entrada em jogo da guarda-redes Jéssica Ferreira, a diferença estava fixada em 11 golos (26-15), aos 45 minutos. À medida que o tempo ia passando, a falta de discernimento das atletas portuguesas foi começando a ser cada vez mais notória e a desvantagem era de 14 golos, à entrada para os últimos 10 minutos. Até ao final, a Roménia geriu o jogo de forma tranquila, contou também com uma prestação segura das três guarda-redes e agarrou uma sólida margem para encarar o duelo da segunda mão, da próxima quarta-feira, já a Seleção Nacional está agora numa posição complicada para continuar a sonhar em chegar ao Campeonato do Mundo.

Resultado Final: 35-20
MVP & Top Scorer: Patrícia Lima – 5 golos / 3 assistências

José António Silva lamenta o desfecho do primeiro jogo e salienta a dificuldades de combater com este tipo de atletas tão poderosas fisicamente e experientes: “Sabíamos que íamos defrontar uma equipa muito forte, sabíamos da dificuldade que esta eliminatória encerrava, e confirmou-se. Trabalhámos imenso, creio que trabalhámos bem na preparação do jogo, no entanto, ainda não conseguimos dar resposta adequada aos problemas que estas equipas nos colocam. A eliminatória está praticamente encerrada. A Roménia foi claramente melhor do que nós e, portanto, vamos pensar no futuro, refletir sobre o que precisamos de fazer e tentar, naturalmente, fazer do jogo em Paredes mais um momento de aprendizagem, nesta caminhada que ainda vai ser longa para atingirmos este nível competitivo. Tenho as minhas ideias acerca daquilo que será necessário fazer. As minhas atletas e os meus dirigentes serão, naturalmente, as pessoas com quem partilharei estas ideias. Uma última palavra obrigatoriamente para as jogadoras que tentaram cumprir aquilo que tínhamos definido, deram o seu máximo, mas não chegou para contrariar uma equipa poderosíssima como é a Roménia e que foi uma vencedora justa.”

O processo de pedido de acreditações para o jogo da segunda mão contra a seleção romena, em Paredes, já está aberto, e pode ser acedido AQUI.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, 35-20 (19-12)
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11

No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro deste ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 – excluindo da equação as três nações nórdicas – ou seja, Montenegro (3.º), França (4.º) e Países Baixos (6.º) e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais