Para assinalar o “Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” e no contexto dos trabalhos conjuntos do “Roteiro Para a Proteção de Crianças e Jovens no Desporto”, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. relembra que os organismos desportivos e as instituições oficiais devem prestar informações sobre os serviços locais e nacionais destinados a apoiar as vítimas, as suas famílias e outras pessoas que possam ter sido afetadas.
Clique aqui para aceder ao formulário de denúncia.
O Observatório Nacional da Violência contra Atletas (ObNVA) é uma iniciativa da Universidade da Maia/Maiêutica em colaboração com a Associação Plano i que visa constituir-se como uma plataforma anónima de recolha de informação sobre situações de violência contra atletas.
Os seus objetivos são:
Exclui-se, desta recolha, os casos de violência diretamente relacionados com as claques desportivas e que ocorrem durante os eventos desportivos.
O inquérito por questionário que se segue serve para desocultar este problema. A informação aqui coligida será objeto de análise por uma equipa especializada em Educação Física e Desporto, Psicologia e Estatística, a qual produzirá um relatório anual de divulgação pública.
O ObNVA tem como entidades parceiras o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Alta Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, o Comité Olímpico Português , a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Confederação de Treinadores de Portugal.
A Federação de Andebol de Portugal tem à disposição um endereço de e-mail, para o qual as vítimas de assédio sexual no andebol e no desporto em geral podem fazer denúncias de forma segura: integridade@fpa.pt
Os serviços destinados a apoiar crianças e jovens vítimas de violência sexual, as suas famílias e outras pessoas que possam ter sido afetadas são constituídos por um conjunto de entidades organizadas em rede, no sentido de dar uma resposta articulada e concertada, nomeadamente:
Linha SOS Criança | 116 111
Linha da Criança | 800 20 66 56
Linha Emergência Social | 144
Linha Apoio à Vítima | 116 006
Linha crianças em perigo | 96 123 11 11
Se precisar de apoio ou ajuda ligue!