Seleção Nacional sub-15: Lusas perdem segundo encontro com Espanha

PUB

Seleção espanhola voltou a sorrir no segundo jogo de preparação frente à formação portuguesa por 13-35.

Depois do primeiro embate, que sorriu à formação da casa, Portugal entrou para o segundo jogo com a missão de dar uma boa réplica. Foi Espanha quem assinalou o primeiro golo do encontro, mas a resposta surgiu de imediato pela mão de Mariana Carmo. As portuguesas entraram bem a nível defensivo, no entanto, no ataque não iam conseguindo concretizar e June Aguinagalde acabou por devolver a liderança à formação da casa. Com oito minutos decorridos, foi novamente a ponta esquerda espanhola a ultrapassar Sara Vinagre e a registar os três golos de vantagem (1-4).

As portuguesas reagiram e Mariana Carmo voltou a reduzir o resultado para a margem mínima (3-4). A meio do primeiro tempo a vantagem seguia espanhola (4-6), mas nova investida lusa – com Sara Vinagre a ter um bom desempenho entre os postes – voltou a encostar o resultado (7-8) à passagem do minuto 20. A formação espanhola impôs um parcial de 0-3, alcançando quatro golos de vantagem (7-11) pela primeira vez no encontro, o que levou Alexandre Monteiro a dar uso ao cartão verde. Apesar da paragem, a Espanha aumentou a vantagem (8-14) e as formações acabaram por recolher aos balneários com a mesma diferença.

Intervalo: 9-15

A entrada no segundo tempo sorriu à turma espanhola que com quatro golos sem resposta, colocaram a vantagem na dezena (9-19) e obrigaram o técnico português a pedir um time-out com pouco mais de seis minutos do segundo tempo decorridos. Apesar da paragem técnica, as dificuldades ofensivas permaneceram e as lusas viram Espanha escalar no marcador, sem conseguir fazer qualquer com mais de 12 minutos decorridos. Alexandre Monteiro voltou a parar o encontro com o marcador a registar 9-24.

Matilde Figueiredo acabou por quebrar o jejum de golos lusos e voltou fazer abanar as redes defendidas por Rebeca Catala. A cinco minutos do apito final, a diferença de 20 acabou por surgir, com a assinatura de Emma Montarrosso (12-32) e, até final, a Espanha ainda conseguiu ampliar.

Resultado Final: 13-35

Alexandre Monteiro não esquece o principal objetivo deste estágio – preparar as atletas para o futuro – e considera que foi cumprido: “Sabemos que a exigência destes estágios é sempre elevada mas é esse o caminho que temos que seguir para uma evolução consistente das atletas. Tivemos a oportunidade de disputar dois jogos com a Espanha e proporcionar a esta geração a primeira experiência internacional que será fundamental para o crescimento e evolução das atletas. Chegamos ao fim com a certeza que cumprimos todos os objetivos inicialmente planeados e com a certeza do caminho a percorrer para que amanhã estas atletas estejam muito melhores preparadas do que estão presentemente.”

Calendário
Jogos Amigáveis
07.04.2023 – 17h00 – Espanha x Portugal, 32-15 (16-6)
08.04.2023 – 17h00 – Portugal x Espanha, 13-35 (9-15)

Patrocinadores Institucionais