Seleção Nacional sub-19: Lusos perdem no jogo de encerramento

PUB

Portugal saiu derrotado no último jogo do Torneio Internacional de Lagoa frente à Espanha; Formação de Nuno Santos termina participação na segunda posição.

No primeiro jogo do último dia do Torneio Internacional de Lagoa a Áustria conquistou o primeiro triunfo em terras algarvias, frente à Noruega, conquistando o terceiro lugar do torneio.

7 inicial: Vasco Teixeira, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Eduardo Leite e Bruno Correia

O Torneio Internacional de Lagoa reservou um duelo ibérico no seu encerramento. João Magalhães inaugurou o marcador, mas seguiram-se momentos de bastante equilíbrio e algumas trocas na liderança. Após um período de inferioridade numérica, os portugueses viram a Espanha a alcançar, pela primeira vez no encontro, dois golos de vantagem (7-9), com destaque, por esta altura, para o bom momento dos guardiões, Vasco Teixeira e Pol Amores Hernández.

Os comandados de Nuno Santos foram apresentando mais dificuldades a nível ofensivo e viram os espanhóis aumentarem a diferença para três, mas a reação surgiu de imediato, conquistando uma exclusão e tirando proveito da superioridade numérica, João Magalhães reduziu para a margem mínima, sensivelmente a meio do primeiro tempo.

À passagem do minuto 22′, foi altura da seleção espanhola conquistar nova maior vantagem (12-16), pela mão de Jokin Aja Gárate, levando Nuno Santos a solicitar o seu primeiro time-out. Os lusos saíram bem do tempo técnico e Gabriel Conceição concluiu um parcial de 2-0. A um minuto do descanso, José Ferreira colocou tudo na margem mínima e o técnico espanhol preparou os últimos 35 segundos mas, sem sucesso, as equipas recolheram aos balneários separadas por um golo.

Intervalo: 19-20

No regresso do descanso, a Espanha voltou a ampliar a diferença, mas a igualdade – que não se verificava desde o 7-7 – aconteceu a 22 golos, com a assinatura de José Ferreira à passagem dos cinco minutos do segundo tempo. De seguida, Tomás Teixeira protagonizou a reviravolta do marcador e, mais tarde, Filipe Monteiro assinou a primeira vantagem de dois, a favor dos lusos.

À passagem do minuto 10′, Portugal sofreu uma exclusão e os espanhóis tiraram o melhor proveito da vantagem numérica, reclamando para si a liderança (26-27). A fim de quebrar o bom momento espanhol, Nuno Santos levou o cartão verde à mesa com dois golos para recuperar e 17 minutos por jogar.

A formação visitante reagiu melhor à paragem, apesar do primeiro golo de Ricardo Rocha, um parcial de 0-3 concluído por Djordje Cikusa Jelicic devolveu ao marcador a maior vantagem registada até então (27-31). À entrada dos dez minutos finais a formação espanhola conquistou, pela primeira vez, cinco golos de vantagem (28-33), mas os lusos foram reagindo e Eduardo Leite, da marca de castigo máximo concluiu um parcial de 2-0.

Com o crescimento luso e 34-36 no placard, o técnico espanhol deu uso ao seu último tempo técnico afim de assegurar o triunfo da sua formação, com pouco mais de 60 segundos por jogar.

Apesar das investida por parte dos jovens portugueses, a Espanha acabou por sorrir e vencer o Torneio Internacional de Lagoa, enquanto que Portugal ficou com a medalha de prata.

Resultado Final: 34-36

Nuno Santos, selecionador nacional, apesar de não estar satisfeito com a derrota porque “quando não se ganha nunca se está contentemostrou contentamento quanto à prestação do seu grupo : “Este jogo para nós foi muito importante – não nos podemos esquecer que a Espanha é Campeã da Europa – nós partimos para este jogo com algumas expectativas, não em termos de resultado mas em termos daquilo que podíamos fazer com aquilo que temos vindo a treinar. Defensivamente, a Espanha criou-nos outro tipo de problemas que nós não estávamos habituados a encontrar mas, de qualquer maneira, nós com um 5:1 um pouco menos profundo que o habitual, fomos conseguindo estar no jogo e fomos tendo sucesso aqui e ali o que é muito importante. Foi ótimo podermos ser competitivos até ao fim, claro que não estamos contentes com o resultado porque quando não se ganha nunca se está contente, mas estamos contentes, em certa medida, com aquilo que se fez neste jogo quer em termos ofensivos quer em termos defensivos.”

O técnico português destacou a importância desta torneio para os jovens atletas: “O Torneio foi muito interessante, tivemos três jogos equilibrados e isto é de extrema importância para estes atletas ganharem alguma experiência internacional. São sempre momentos importantes, até mesmo o facto de estarmos juntos e de partilharmos aquilo que pensamos acerca do andebol.”

A cerimónia de entrega contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno, doPresidente da Associação de Andebol do Algarve, João Estrela, do Vice Presidente da Associação de Andebol do Algarve, João Escala e, ainda, do Presidente do Lagoa Académico Clube, Nuno Russo.

Além dos habituais troféus, foram atribuídos prémios individuais, com Filipe Monteiro a ser distinguido como melhor jogador do torneio. Oscar Larsen Syvertsen, da Noruega, foi considerado o melhor guarda-redes.

O Torneio Internacional de Lagoa decorreu no Pavilhão Desportivo Jacinto Correia, em Lagoa, Algarve, e foi mais um momento de preparação da Seleção Nacional sub-19 para a participação no Campeonato do Mundo 2023. Pode consultar os resultados e classificação abaixo.

O IHF Men’s Youth World Championship decorre de 2 a 13 de agosto na Croácia. Portugal vai disputar o Grupo A juntamente com Croácia, Ruanda e Argélia, em Varaždin.

Torneio Internacional de Lagoa
Resultados
27.04.2023 – 17h00 – Noruega x Espanha23-31 (10-14)
27.04.2023 – 19h00 – Portugal x Áustria, 30-29 (14-13)
28.04.2023 – 17h00 – Espanha x Áustria, 41-20 (19-12)
28.04.2023 – 19h00 – Noruega x Portugal28-31 (14-18)
29.04.2023 – 16h00 – Áustria x Noruega, 31-25 (16-12)
29.04.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha34-36 (19-20)
Classificação
1º – Espanha
2º – Portugal
3º – Áustria
4º – Noruega

Patrocinadores Institucionais