Seleção Nacional sub-21: Portugal estreia-se com derrota no Torneio Internacional da Maia

PUB

Portugal perdeu, esta noite, na Maia, frente à congénere espanhola, pela margem mínima, no jogo inaugural do Torneio.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Bernardo Pegas, Vasco Costa, António Machado, Tiago Sousa, João Gomes e Nélio Indjai

A Seleção Nacional sub-21 masculina – medalha de prata no Campeonato da Europa de sub-20 que teve lugar em Portugal na época passada – entrou na fase final de preparação para a última competição da geração jovem, no Torneio Internacional da Maia, onde enfrentará Espanha e Dinamarca. Os comandados de Carlos Martingo iniciaram a participação, esta noite, no Pavilhão do Águas Santas Milaneza, contra a congénere espanhola e foram mesmo os lusos a inaugurar o marcador, através de Bernardo Pegas. O adversário respondeu na mesma moeda e, após um ataque desperdiçado, foram os espanhóis a passar para o comando (1-2). Com cinco minutos volvidos, era a vizinha Espanha que se mantinha na frente, mas os empates passaram a ser sucessivos, até que Diogo Rêma Marques catapultou Portugal para a liderança, impulsionando Bernardo Pegas a concretizar o 6-5, à chegada aos 10 minutos. Gabriel Cavalcanti acabou por dar dois golos de vantagem – pela primeira vez – à equipa lusa (9-7) mas os espanhóis voltaram a igualar o encontro após cinco minutos. O encontro seguiu com bastantes alternâncias no marcador embora com alguma preponderância lusa. Na reta final do primeiro tempo, Portugal voltou a conquistar dois golos de vantagem (18-16) e acabou por recolher aos balneários em vantagem.

Intervalo: 19-18

Na entrada para o segundo tempo, os espanhóis acabaram por empatar (19-19) mas Gabriel Cavalcanti voltou a colocar os lusos no comando e o encontro seguiu na mesma toada até que João Gomes assinou o 24-22 voltando a dar dois golos à maior aos lusos. Os pupilos de Carlos Martingo souberam manter o comando e acabaram mesmo por chegar, pela primeira vez, aos três golos de diferença (27-24), no entanto, num volte-face, a Espanha conseguiu a aproximação e reduziu para a margem mínima, perto dos 42 minutos e, mais tarde, ao empate (29-29) levando o técnico luso a pedir time-out. Os portugueses conseguiram recuperar e passar para o comando do encontro mas, mais uma vez, houve alternância no marcador (33-34) quando faltavam menos de 10 minutos para o final do encontro. João Gomes na conversão de um livre de 7 metros, devolveu a igualdade ao marcador. A um minuto de esgotar o tempo regulamentar, Portugal acabou por sofrer uma perda de bola no ataque, dando possibilidade a Espanha de conquistar uma vitória, que acabou por se concretizar.

Resultado Final: 36-37

Pode consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido. Portugal volta a entrar em campo, este sábado, pelas 19h30, para enfrentar a congénere dinamarquesa, duelo que poderá acompanhar através da andeboltv.

Carlos Martingo, técnico português, abordou o encontro de alto nível desta noite: “Foi um excelente jogo de ambas as partes, uma excelente oportunidade para ver os atletas em ação e estamos bastante satisfeitos com o desempenho deles, embora insatisfeitos com o desfecho. No entanto, no cômputo geral estamos bastante satisfeitos com o rendimento que tivemos hoje.”

Torneio Internacional da Maia
Calendário
27.04.2023 – 20h00 – Portugal x Espanha, 36-37 (19-18)
28.04.2023 – 19h30 – Espanha x Dinamarca, andeboltv
29.04.2023 – 19h30 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Patrocinadores Institucionais