Seleção Nacional sub-21: Portugal sai derrotado frente à Dinamarca

PUB

Formação orientada por Carlos Martingo perdeu por 31-33 no jogo de encerramento do Torneio Internacional da Maia.

7 inicial: Tiago Ferreira, Nélio Indjai, Gabriel Cavalcanti, João Gomes, Vasco Costa, Bernardo Pegas e António Machado

No jogo de encerramento do Torneio Internacional da Maia, Portugal encontrou a formação da Dinamarca que, na passada sexta-feira, havia consentido um empate a 26 frente à congénere espanhola.

Foram os nórdicos a inaugurar o marcador e, ainda dentro dos primeiros cinco minutos de encontro alcançaram dois golos de vantagem (1-3), mas Portugal não abrandou e António Machado devolveu a igualdade ao marcador (5-5) perto dos nove minutos de encontro. No entanto, uma reação contundente por parte da formação dinamarquesa, dilatou a diferença entre as equipas (7-11), levando Carlos Martingo a solicitar o primeiro time-out do encontro sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Já com bastantes alterações feitas quanto ao sete dentro de campo, realizadas pelo técnico português – aniversariante no dia de fecho do Torneio Internacional da Maia – a reação portuguesa, e consequente reaproximação no marcador, foi acontecendo e Tiago Sousa colocou o seu nome na lista de marcadores com o 11-13.

Com as equipas separadas por dois golos, foi a vez do técnico dinamarquês usar o cartão verde e registou-se uma ligeira melhoria dos nórdicos (13-17). Portugal saiu para o descanso com três golos de desvantagem.

Intervalo: 14-17

A Dinamarca voltou a ampliar no regresso dos balneários, mas Vasco Costa – tirando proveito de uma rápida transição ofensiva – concluiu um parcial de 2-0 e devolveu a diferença de dois ao marcador. Os lusos iam sentindo algumas dificuldades, em ataque organizado, para ultrapassar a defesa dinamarquesa e as rápidas transições iam sendo a receita do golo. Após o 22-23 de Eduardo Almeida, o técnico da Dinamarca usou o seu segundo time-out com 20 minutos por jogar.

A Dinamarca já contava cinco minutos sem qualquer golo, mas Portugal não foi além da margem mínima e esteve três minutos sem marcar, dando a oportunidade aos nórdicos para ampliar para dois, que aproveitaram. A vantagem seguiu nórdica, por uma diferença mínima – um ou dois golos – até que Patrick Boldsen garantiu três golos à maior (24-27).

A distância entre as equipas mantinha-se e Carlos Martingo pediu o seu último time-out com cerca de quatro minutos por jogar. Ofensivamente Portugal estava mais efetivo, mas na defesa continuava a sentir dificuldades e, apesar das investidas, acabou por consentir uma derrota na despedida do Torneio Internacional da Maia.

Resultado Final: 31-33

Carlos Martingo, timoneiro da geração portuguesa, mostrou-se bastante satisfeito com o desempenho luso nos dois jogos realizados: “A Dinamarca entrou melhor que nós e esteve sempre no comando, nós andámos sempre atrás do resultado embora a Dinamarca nunca tenha conseguido verdadeiramente abrir [no resultado]. Na segunda parte tivemos algumas oportunidades para empatar o jogo e nunca conseguimos mas no cômputo geral estamos extremamente satisfeitos com o desempenho que tivemos nesta semana de trabalho, foi extremamente proveitosa. Os jogadores deram uma fantástica resposta, mostrámos que somos competitivos contra duas das melhores seleções da Europa mesmo não contando com vários atletas que estão na Seleção A e isso só nos deixa orgulhosos do trabalho que os atletas estão a realizar nos clubes. Alguns atletas demonstraram uma excelente evolução, isso para nós é um motivo de satisfação e, ao mesmo tempo, é um aumentar um leque dos jogadores que poderão ir ao Campeonato do Mundo, que é um ótimo problema para nós, equipa técnica.”

O técnico deixou ainda palavras de agradecimento à organização do Torneio Internacional da Maia: “Agradecemos todas as excelentes condições proporcionadas pela Câmara Municipal da Maia, foi um excelente Torneio, uma excelente propaganda para a modalidade. Só temos pena que não tenha estado mais gente para poder assistir a três jogos de alto nível que foram realizados este fim de semana.”

Na cerimónia de entrega de prémios, João Gomes recebeu pela mão de Augusto Silva – Vice Presidente da Federação de Andebol de Portugal – a distinção como melhor jogador do torneio; Mikkel Lovkvist pela mão do Presidente da Associação de Andebol do Porto – Paulo Martins – o prémio de melhor guarda-redes e, por último, Vasco Costa recebeu o prémio de melhor marcador pela mão do Vice Presidente da Associação Atlética de Águas Santas, Manuel Ferreira.

O Torneio Internacional da Maia decorreu no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, Maia, e foi mais um momento de preparação da Seleção Nacional sub-21 para a participação no Campeonato do Mundo 2023. Pode consultar os resultados e classificação abaixo.

Torneio Internacional da Maia
Resultados
27.04.2023 – 20h00 – Portugal x Espanha, 36-37 (19-18)
28.04.2023 – 19h30 – Espanha x Dinamarca, 26-26 (10-14)
29.04.2023 – 19h30 – Portugal x Dinamarca31-33 (14-17)
Classificação
1º – Dinamarca
2º – Espanha
3º – Portugal

Patrocinadores Institucionais