Taça de Portugal: CA Leça e SL Benfica a caminho da Final Four

PUB

CA Leça e SL Benfica juntam-se a ADA São Pedro do Sul entre as semifinalistas; este domingo CDE Gil Eanes e Madeira SAD lutam pela última vaga na Final Four.

A ADA São Pedro do Sul foi a primeira equipa a garantir (de forma inédita) um lugar na Final Four da Taça de Portugal Feminina, ao derrotar o Cister SA Acordo – a única equipa da II Divisão até então em prova – por 20-36, no passado dia 25 de abril. Este sábado decorreram dois encontros relativos aos Quartos de Final da Prova, onde CA Leça e SL Benfica carimbaram a sua presença na Final Four, ultrapassando CS Madeira e ABC UMinho, respetivamente. Este domingo, pelas 12h00, ficará conhecida a formação que completará o lote de semifinalistas da Prova Rainha, no duelo entre CDE Gil Eanes e Madeira SAD, para acompanhar em direto na andeboltv.

CS Madeira – CA Leça

No Funchal, foi a formação do CA Leça – semifinalista na edição anterior – quem entrou melhor e rapidamente alcançou uma vantagem de dois, através de Sheila Langa. O CS Madeira reagiu (4-5) mas nova investida por parte das comandadas de Pedro Borges refletiu-se em nova maior vantagem (6-10) à passagem do minuto 23′. O técnico local deu uso ao seu primeiro time-out na tentativa de reduzir a desvantagem antes do descanso, mas as equipas acabaram por recolher aos balneários separadas por cinco golos (8-13).

No regresso do descanso, as comandadas de Marco Freitas voltaram com toda a determinação em inverter o resultado – bastaram sete minutos para Pedro Borges ser “obrigado” a levar o cartão verde à mesa, após um parcial de 4-0 refletindo-se em 12-13 no placard. Os primeiros quinze minutos reservaram muito equilíbrio, com as insulares a terem algumas oportunidades para igualar, mas sem sucesso, viram o CA Leça voltar a distanciar-se (14-17), já perto dos 47 minutos de jogo. Com a diferença em três e apenas seis minutos por jogar, Marco Freitas deu uso ao cartão verde para tentar desfeitear a defesa da formação oriunda de Leça da Palmeira mas, sem sucesso, viu Beatriz Barros assinar o golo que ditou o fecho do encontro (17-22). Com esta vitória, o CA Leça segue para a Final Four, repetindo a presença da edição de 2021/2022 na fase final da Prova Rainha.

ABC UMinho – SL Benfica

Em Braga, a formação orientada por Fernando Fernandes tinha um desafio complicado – ultrapassar as atuais Campeãs Nacionais e detentoras da Taça de Portugal. O SL Benfica começou a liderar, mas nem por isso o ABC UMinho virou a cara à luta e, após uma paragem técnica com 5-8 no placard, as minhotas reagiram e chegaram à igualdade a nove, com 17 minutos decorridos. Um período infeliz por parte das locais – falhas técnicas – permitiram às comandadas de João Alexandre Florêncio alcançar quatro golos à maior. Antes do intervalo, Fernando Fernandes ainda deu uso ao seu segundo time-out mas as equipas recolheram aos balneários separadas por seis bolas (9-15).

O segundo tempo reservou uma reação bracarense, com maior acerto defensivo, as comandadas de Fernando Fernandes foram encurtando distâncias até que, com dez minutos decorridos e o resultado em 17-20, João Alexandre Florêncio viu-se obrigado a pedir um tempo técnico. Na resposta, as águias reagiram e voltaram a distanciar (17-22) e o treinador das minhotas usou o seu último trunfo, sensivelmente a meio do segundo tempo. Apesar das investidas bracarenses, as atuais detentoras do troféu acabaram por vencer por larga diferença (24-32) e garantir a presença na Final Four.

Este domingo há luta pela última vaga na Final Four, em Lagos, entre CDE Gil Eanes e Madeira SAD – jogo que pode acompanhar em direto na andeboltv.

Taça de Portugal Feminina
1/4 de Final
25.04.2023 – 15h00 – Cister SA Acordo x ADA São Pedro do Sul20-36 (9-18)
29.04.2023 – 15h15 – CS Madeira x CA Leça17-22 (8-13)
29.04.2023 – 16h30 – ABC UMinho x SL Benfica24-32 (9-15)
30.04.2023 – 12h00 – CDE Gil Eanes x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais