Taça de Portugal: Seis equipas à procura de chegar à Final Four que já começou a ganhar forma

PUB

ADA São Pedro do Sul já garantiu lugar na derradeira fase da Prova Rainha; Entre 29 e 30 de abril, as restantes seis equipas em competição irão partir em busca das três restantes vagas.

A ADA São Pedro do Sul foi a primeira equipa a garantir (de forma inédita) um lugar na Final Four da Taça de Portugal Feminina, ao derrotar o Cister SA Acordo – a única equipa da II Divisão até então em prova – por 20-36, no passado dia 25 de abril. Os restantes três duelos dos Quartos de Final vão decorrer nos próximos dias 29 e 30 de abril com SL Benfica, atual detentor do troféu, e Madeira SAD, emblema com mais Taças de Portugal conquistadas na história da competição, a assumirem um natural favoritismo, mas com ABC UMinho e CDE Gil Eanes a ambicionarem entrar no lote das equipas finalistas. Para além dos embates entre encarnadas e minhotas, e insulares e algarvias, há também um duelo que junta duas equipas que estão em posição complicada na tabela do Campeonato 1ª Divisão Feminina e procuram a manutenção: CS Madeira e CA Leça.

CS Madeira x CA Leça

As últimas edições da Final Four da Taça de Portugal contaram com a presença, quer de CS Madeira, quer de CA Leça. O emblema insular, vencedor da Prova Rainha em 1995/96, 19996/97 e 2015/2016, procura voltar à fase decisiva da competição, que atingiu pela última vez na temporada 2018/2019, tendo caído apenas na final, contra o Colégio de Gaia Toyota. Quanto ao CA Leça, tem vindo a resistir a temporadas difíceis no Campeonato 1ª Divisão Feminina, mas na Taça de Portugal ainda está bem viva a presença inédita na Final Four passada (2021/2022) e é com o objetivo de repetir o feito que a equipa de Leça da Palmeira vai a jogo, este sábado, às 15h15.

Marco Freitas, treinador do CS Madeira: “Um jogo entre duas equipas que considero serem de valor semelhante e que pretendem, certamente, estar num momento único como é a Final Four da Taça de Portugal. Desta forma, acredito que será um jogo equilibrado, jogado com muito empenho e sem um vencedor encontrado à partida.”

Luís Prata, treinador-adjunto do CA Leça: “Um jogo para a Taça de Portugal que dá acesso à Final Four será sempre de emoções fortes. Vai ser um jogo muito complicado, certamente emotivo e que ambicionamos ganhar, para repetirmos a nossa presença na fase decisiva da Prova Rainha. Se conseguirmos estar focados em todas as fases e momentos do jogo, mantivermos o equilíbrio emocional e tivermos uma atitude de entrega total, estaremos muito mais perto de ser felizes e cumprir o objetivo que nos propusemos, estar na Final Four.”

ABC UMinho x SL Benfica

Confronto de históricos, em Braga. De um lado, um emblema ambicioso que nunca teve o seu nome escrito na Final Four da Taça de Portugal; do outro, o atual detentor do troféu, com sete Taças de Portugal no museu e à procura do “bis”. Na terminada 2020/2021, o ABC UMinho esteve muito perto de fazer história, mas foi o Alavarium Love Tiles quem levou a melhor e seguiu para a Final Four, após prolongamento. Quanto ao SL Benfica, venceu a competição em 2021/2022, trinta anos depois da última conquista e atualmente leva já sete jogos seguidos a vencer na Prova Rainha, em duas épocas. ABC UMinho e SL Benfica medem forças este sábado, às 16h30, em Braga.

Fernando Fernandes, treinador do ABC UMinho: “Para nós, vai ser o quarto jogo numa semana. Temos noção de que a equipa pode estar algo desgastada, não é fácil, quase não tivemos tempo para treinar, foi só competir, com uma viagem ao Funchal incluída. No entanto, temos a certeza de que com a motivação de jogar uns Quartos de Final da Taça Portugal, o cansaço será facilmente ultrapassado. Em relação às questões técnico-táticas, vamos tentar surpreender o SL Benfica de alguma forma. É o terceiro jogo que vamos fazer contra elas e conhecemos bem o SL Benfica, uma equipa recheada de bons valores. Esperamos estar num bom dia e que possamos, junto dos nossos adeptos, fazer a festa e atingir a Final Four da Taça Portugal pela primeira vez. É uma missão difícil, mas não é uma missão impossível. E se há coisa que a minha equipa já me habituou, foi a lutar e a superar-se em cada momento e em cada jogo. E é isso que eu espero que elas façam amanhã, com a ajuda do nosso público, a quem apelo para comparecer em bom número e nos ajude a conquistar a vitória.”

Alina Molkova, ponta-esquerda estónia do SL Benfica: “O ABC UMinho tem uma equipa muito boa, com bastantes jogadoras jovens mas já com muita experiência. Recordo-me do nosso último jogo contra elas (19-42) em que tivemos algumas dificuldades na primeira parte, mas temos que trabalhar arduamente, encarar o adversário de forma séria e fazer o nosso melhor jogo, mostrando aquilo que somos capazes.”

CDE Gil Eanes x Madeira SAD

19 Taças de Portugal estão eternizadas no palmarés do Madeira SAD mas há sempre espaço para mais, tal como demonstra a constante ambição da equipa insular, ano após ano. Do outro lado estará um emblema em processo de reestruturação que tem vindo a ganhar cada vez mais consistência e ambição não falta às jovens atletas que têm ajudado o CDE Gil Eanes a estabelecer-se de novo de pedra e cal entre a elite. Depois de ter estado ausente da Final Four em 2021/2022, o Madeira SAD não quer facilitar e aponta a nova conquista do troféu, enquanto que o conjunto algarvio – que em tempos já figurou em fases decisivas da Taça de Portugal – ainda procura esse feito após o regresso da equipa sénior ao ativo.

Sofia Osório, treinadora do CDE Gil Eanes: “Prevemos um jogo muito difícil contra o segundo classificado do Campeonato. Vamos tentar de tudo para ultrapassar esta grande equipa para conseguirmos estar na Final Four. No entanto, estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar mas vamos tentar de tudo para conseguirmos parar os talentos individuais do adversário.”

António Florido, treinador do Madeira SAD: “Última eliminatória antes da Final Four da Taça de Portugal, onde queremos estar presentes. Vamos defrontar uma equipa jovem, com muita qualidade, muitas internacionais portuguesas que vão jogar em casa e, com o forte apoio do seu público, vão tentar passar esta eliminatória. Esperamos um jogo difícil, mas o grupo está coeso e determinado em atingir a Final Four desta competição.”

Taça de Portugal Feminina
1/4 de Final
25.04.2023 – 15h00 – Cister SA Acordo x ADA São Pedro do Sul20-36 (9-18)
29.04.2023 – 15h15 – CS Madeira x CA Leça, andeboltv
29.04.2023 – 16h30 – ABC UMinho x SL Benfica, andeboltv
30.04.2023 – 12h00 – CDE Gil Eanes x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais