Campeonato Placard Andebol 1: Líder Sporting CP com teste de fogo na receção ao ABC UMinho

PUB

Ronda 22 coloca frente a frente dois históricos do andebol nacional, este sábado, às 18h00; SL Benfica vai até Vila Nova de Gaia; FC Porto desloca-se à capital para defrontar o CF Os Belenenses.

O Campeonato Placard Andebol 1 está de regresso, após um interregno para os compromissos da Seleção Nacional A Masculina – que selou a Qualificação para o Europeu do próximo ano com o pleno de vitórias – e numa altura em que as atenções voltam-se de novo para a maior prova de clubes em Portugal, há vários motivos de destaque na Ronda 22, desde logo, a receção do líder Sporting CP ao ABC UMinho. Um duelo entre dois emblemas históricos, tal como irá acontecer na capital entre CF Os Belenenses e FC Porto, ambos agendados para as 18h00. O jogo de abertura da jornada irá decorrer a Norte do país, entre FC Gaia Empril e SL Benfica e o Águas Santas Milaneza vê com bons olhos a receção à Artística de Avanca Bioria, em que uma vitória é fundamental para regressar ao 4.º lugar, caso o rival direto (ABC UMinho) some apenas um ponto diante do emblema leonino.

Para o Sporting CP, único emblema invicto no Campeonato Placard Andebol 1, o jogo deste sábado frente ao ABC UMinho, para além de exigir níveis de concentração e compromisso máximos à equipa leonina, é também importante na caminhada rumo à conquista do título, até porque o mesmo antecede o Clássico entre Leões e Dragões, da próxima jornada. Do lado bracarense, está bem presente o desempenho no jogo da primeira volta, que apesar de ter terminado com um desfecho desfavorável (23-25), os minhotos nunca deixaram o adversário confortável e lutaram de igual para igual pelos três pontos.

Carlos Ruesga, experiente central espanhol leonino, diz que o próximo duelo é a única coisa que preenche o pensamento dos jogadores, na jornada que antecede o jogo com o FC Porto, e que antes de olhar mais à frente é necessário vencer os minhotos: “Sabemos que o ABC está a fazer uma grande época e tem uma boa equipa, mas temos de pensar em nós próprios. Depois desta paragem das selecções estamos motivados e focados no nosso objectivo no campeonato. Temos agora pela frente o ABC, mas temos de conquistar a vitória para pensar, depois, nos próximos jogos. (…) Só pensamos no ABC. Sabemos que depois teremos também jogos muito importantes, talvez decisivos, mas nunca serão decisivos se não conquistarmos a vitória neste sábado. Por isso, temos de estar completamente focados no ABC, fazer um bom jogo e conquistar a vitória. Só depois pensaremos no que se vai seguir.”

Filipe Magalhães, treinador do ABC UMinho, lamenta que a equipa não esteja na máxima força mas garante que a motivação está nos patamares certos: “Prevejo um jogo muito difícil, com um adversário muito competitivo e muito motivado para continuar na liderança do campeonato. Temos algumas limitações físicas em atletas importantes, que nos vão condicionar as opções no jogo, mas vamos entrar motivados para fazer um bom jogo e proporcionar um bom espetáculo de andebol.”

Sporting CP e ABC UMinho medem forças a partir das 18h00 deste sábado, no Pavilhão João Rocha. Consulte em baixo os restantes jogos deste fim de semana.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
22ª Jornada
06.05.2023 – 15h00 – FC Gaia Empril x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
06.05.2023 – 16h30 – ADA Maia Universidade da Maia x Póvoa AC Bodegão CCR, andeboltv
06.05.2023 – 18h00 – CF Os Belenenses x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)
06.05.2023 – 18h00 – Sporting CP x ABC UMinho, Sporting TV / andeboltv (diferido)
06.05.2023 – 18h00 – Vitória FC x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
06.05.2023 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Académico de Viseu FC, andeboltv
06.05.2023 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x Artística de Avanca Bioria, andeboltv

Patrocinadores Institucionais