EHF BH EURO 2023: Obstáculos de peso no caminho para o Main Round

PUB

Portugal inicia a campanha no Grupo B, na Nazaré, frente a duas seleções que já arrecadaram medalhas em edições passadas (Ucrânia e Países Baixos) e ainda a Macedónia do Norte, que tem o dobro das participações em Europeus.

No dia 24 de maio, as Seleções Nacionais A de Andebol de Praia (masculina e feminina) vão dar início a uma campanha num Campeonato da Europa que ficará para a história no andebol nacional, por ser organizado pela primeira vez ao nível senior em solo luso. Concretamente à equipa feminina orientada por Agustin Collado Rodriguez, dois dos adversários encontram-se num patamar acima, no que diz respeito ao estatuto alcançado ao longo dos anos em Europeus, materializado em medalhas, sem esquecer a Macedónia do Norte. Mas o acentuado crescimento num curto espaço de tempo que Portugal tem apresentado, aliado à qualidade das atletas presentes, permite sonhar com voos altos e não deixar que o passado glorioso dos adversários faça mossa e passe disso mesmo… passado. A integração no Grupo B, recorde-se, foi uma escolha do Selecionador Nacional, beneficiando do privilégio de organizador. É hora de brilhar!

Países Baixos
Participações (incl. 2023): 8
Melhor resultado: 3º lugar (2019)

Nas sete vezes anteriores que a seleção dos Países Baixos participou em Campeonatos da Europa, 2019 foi o ano que entrou para a história da modalidade, com a conquista inédita da medalha de bronze, primeira para o país a nível senior, na Polónia. Há dois anos, a virtuosa ‘seleção laranja’ perdeu força e não foi além do 6.º lugar, pelo que chega à Nazaré com ambição de voltar a disputar as Meias Finais e, quem sabe, voltar a levar uma medalha para o seu país. Agustin Collado Rodriguez, Selecionador Nacional, prevê um confronto difícil e aguerrido entre as duas seleções, como tem vindo a ser hábito: “Começamos o Europeu exactamente como o último em Varna, teremos pela frente os Países Baixos no jogo de estreia. Uma seleção que já conhecemos muito bem e que enfrentámos muitas vezes. Os principais pontos fortes que este adversário apresenta são a velocidade de jogo e as contínuas transformações no ataque para tentar destabilizar o sistema defensivo contrário. Ao nível defensivo não são fáceis de superar devido à sua altura e mobilidade.”

Ucrânia
Participações (incl. 2023): 13
Melhor resultado: 1º lugar (2000)

Na edição inaugural do Campeonato da Europa de Andebol de Praia, a Ucrânia foi a grande vencedora e, desde, então nunca falhou uma edição da prova, apesar do rendimento ter vindo a cair. Em 2009 e 2013, as ucranianas ficaram às portas do pódio, tendo alcançado o 4.º lugar em ambas as edições e, em 2021, o melhor que a seleção do Leste Europeu conseguiu foi o 14.º lugar, na Polónia. O líder da seleção das Quinas fala em disciplina para ultrapassar este difícil obstáculo: “Quanto à Ucrânia, destaca-se a sua jogadora especialista, que tem um grande remate e também uma boa combinação em aéreas para a pivô e a ala esquerda. A nível defensivo, sabemos que as ucranianas são muito fortes e, para as ultrapassar, teremos que ser disciplinadas e evitar ao máximo as ações precipitadas.”

Macedónia do Norte
Participações (incl. 2023): 6
Melhor resultado: 6º lugar (2004 e 2007)

Em termos históricos, o único ponto em que a seleção macedónia apresenta melhores índices do que Portugal é mesmo no número de participações em Europeus, seis no total, o dobro do que tem a equipa lusa. No entanto, Portugal precisou apenas de duas presenças para atingir o top-5, ao passo que a Macedónia do Norte ‘apenas’ obteve o 6.º posto como máximo resultado, por duas vezes. Nas últimas cinco edições do Europeu de Andebol de Praia, a seleção dos Balcãs esteve presente em apenas uma, em 2019, na Polónia, onde terminou em 20.º e último lugar. Segundo Agustin Collado Rodriguez, este é o adversário que suscita maior apreensão por não haver uma informação pormenorizada: “Da Macedónia do Norte ainda não sabemos nada, teremos que esperar até ao início da competição para perceber as qualidades deste rival que iremos defrontar no último jogo do Grupo B. Temos um grande desafio pela frente.”

Desde a primeira participação de sempre em Europeus de Andebol de Praia, em que a Seleção Nacional A Feminina terminou no 12.º lugar em Stare Jabłonki (Polónia), em 2019, que o investimento e trabalho foram recompensados com uma melhoria significativa em termos competitivos refletidos no 5.º lugar obtido em 2021, nas areia de Varna (Bulgária). Nessa competição anterior, Portugal atingiu o Main Round depois de ter terminado no 3.º lugar do Grupo C, atrás de Alemanha e Países Baixos – esta última, que está de novo no caminho da equipa lusa, na Nazaré. Na fase seguinte, o cenário foi favorável à equipa lusa, que avançou para os Quartos de Final, mas perdeu com a Espanha e viu o 5.º lugar ser a fasquia mais alta possível. Esse objetivo foi concretizado, após duas grandes vitórias frente à Hungria (2-1) e, de novo, diante da seleção dos Países Baixos (2-1).

Portugal vai estrear-se frente à seleção dos Países Baixos, no primeiro dia de prova (24 de maio), às 10h00 e, apenas quatro horas depois, irá medir forças com a Ucrânia. No dia seguinte, o jogo com a Macedónia do Norte, às 12h00, encerra a participação lusa na Preliminary Round. 

EHF BH Euro 2023
Preliminary Round – Grupo B
24.05.2023 – 10h00 – Países Baixos x Portugal, SPORTTV 3
24.05.2023 – 14h00 – Portugal x Ucrânia, SPORTTV 3
25.05.2023 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte, SPORTTV 3

Todos os jogos do EHF BH Euro 2023, masculino e feminino, contarão com transmissão em direto na Sporttv.

Patrocinadores Institucionais