EHF European Cup: CB Atlético Guardés foi finalista vencido

PUB

Contingente português presente no clube espanhol não foi além da medalha de prata; Antalya Konyaalti BSK reverteu seis golos de desvantagem da primeira mão e festejou o primeiro título europeu da sua história.

O CB Atlético Guardés, clube mais português do país vizinho, despediu-se da EHF European Cup como finalista vencido, ao perder este domingo o segundo jogo da Final por 33-20, frente às turcas do Antalya Konyaalti BSK, equipa que eliminou o SL Benfica nos Oitavos de Final e que festejou a conquista do primeiro título europeu diante dos seus adeptos. O emblema espanhol liderado por Ana Seabra e que conta com as internacionais Patrícia Lima, Sandra Santiago e Ana Carolina Silva no plantel e ainda com João Mesquita, preparador físico, até trazia de Pontevedra uma vantagem de seis golos do jogo da primeira mão, mas acabou por permitir a remontada do emblema turco no duelo decisivo e não conseguiu sentenciar com chave de ouro a histórica campanha europeia, que agora termina.

Uma entrada em jogo forte e concentrada por parte do Antalya Konyaalti BSK, colocou o marcador em 6-2 nos primeiros minutos do derradeiro duelo da Final e o domínio turco foi-se acentuado no decorrer da etapa inicial. Aos 17 minutos, a montenegrina e estrela maior da equipa, Sanja Premović, assinou o 11-5 e, nessa altura e pela primeira vez, a eliminatória ficou empatada. Ainda antes dos 20 minutos, o CB Atlético Guardés continuava a sentir muitas dificuldades ofensivas e viu o Antalya Konyaalti BSK chegar ao 12-5 e reclamar a liderança da Final, que nunca mais foi perdida.

Nos últimos minutos da primeira parte, o Antalya Konyaalti BSK beneficiou de um período de superioridade numérica e fechou os primeiros 30 minutos com um parcial de 3-0, para se colocar na melhor posição desde o começo: nove golos de vantagem no encontro, três no somatório das duas mãos.

Intervalo: 16-7

A guarda-redes do Antalya Konyaalti BSK, Sevilay Imamoglu Öcal, assumiu um papel determinante na primeira parte, com oito defesas contabilizadas e uma percentagem de 57% de taxa de sucesso. Na segunda metade, o emblema turco continuava em crescendo e chegou a uns redondos 10 golos à maior ao 19-9, com 37 minutos decorridos. A baixa concretização no ataque tramou as aspirações do conjunto espanhol, como demonstram os 49% de eficácia final, face aos 77% das turcas. 11 golos separaram as duas equipas no final e o CB Atlético Guardés regressa a Espanha com a medalha de prata, que não apaga a melhor prestação de sempre do clube nas provas europeias.

Resultado Final: 33-20

A internacional portuguesa Sandra Santiago, que neste jogo marcou oito golos – apenas atrás dos nove apontados pela montenegrina Sanja Premović – foi a melhor marcadora da Final da EHF European Cup, com um total de 15 golos assinados nos dois jogos. A lateral esquerda de 27 anos foi também a melhor marcadora do CB Atlético Guardés em toda a competição, com 70 golos.

Women’s EHF European Cup – Final 
1ª Mão
30.04.2023 – 19h00 – CB Atlético Guardés x Antalya Konyaalti BSK, 23-17 (15-10)
2ª Mão
07.05.2023 – 18h00 – Antalya Konyaalti BSK x CB Atlético Guardés, 33-20 (16-7)

© Antalya Konyaaltı BSK / EHF

Patrocinadores Institucionais