Final Four da Taça de Portugal: Madeira SAD chega à Final em jogo decidido no prolongamento

Insulares venceram por 20-21, depois de uma igualdade a 18 golos no tempo regulamentar; ADA São Pedro do Sul lutou até ao final mas acabou por não ser feliz na primeira Meia Final da sua história.

A equipa mais titulada da Taça de Portugal voltou a ser feliz e está agora mais perto de alcançar o 20.º troféu da Prova Rainha na sua história, mas foi preciso o prolongamento para que o Madeira SAD derrotasse a resiliente equipa da ADA São Pedro do Sul, que cumpriu a primeira presença na Final Four da competição na sua história. Aqui fica a história da primeira Meia Final:

Embalada por um forte apoio dos muitos – e maioritariamente jovens – adeptos que se deslocaram ao Pavilhão Municipal da Maia, a ADA São Pedro do Sul começou bem a partida, com dois golos sem resposta nos primeiros minutos. A internacional portuguesa Patrícia Rodrigues reduziu (2-1) mas as insulares, que se apresentaram com um 5:1 defensivo, voltaram a sofrer dois golos sem resposta (4-1 aos 6′).

Aos oito minutos, depois de uma defesa da guarda-redes Beatriz Barradas, a equipa de São Pedro do Sul assinou o 5-2 de contra-ataque,  chegando a uma inédita vantagem de três golos, ganhando cada vez mais confiança na partida. Pouco depois, António Florido, treinador do Madeira SAD, solicitou o primeiro time-out. A equipa insular saiu bem da paragem, reduziu a diferença para o mínimo (5-4) e depois de desperdiçar várias oportunidades para voltar a colocar o marcador a zeros, esse cenário acabou mesmo por acontecer em cima dos 15 minutos, pela mão de Maria Duarte (6-6).

A ADA São Pedro do Sul foi perdendo força e aos 23 minutos, apareceu a primeira liderança do Madeira SAD (8-9), com assinatura de Neide Duarte. Desta feita, foi Carlos Pires – treinador do emblema sampedrense – a pedir time-out. Com cinco minutos para se jogar até ao intervalo, a equipa insular beneficiou da primeira situação de superioridade numérica, mas foi a ADA São Pedro do Sul a voltar à dianteira (10-9) e a segurar a mesma vantagem curta ao intervalo.

Intervalo: 11-10

Após o recomeço, as guardiãs Isabel Góis e Beatriz Barradas iam protagonizando um duelo paralelo, com defesas sucessivas e o marcador registava uma igualdade a 13 golos, aos 40 minutos. O jogo foi ganhando mais intensidade e agressividade e a ADA São Pedro do Sul voltou a agarrar dois golos à maior (15-13), demonstrando mais concentração nos processos e eficácia no ataque.

Seguiu-se um período de supeirriade por parte da ADA São Pedro do Sul, que até se poderia ter revelado decisivo para o desfecho da primeira Meia Final: a cerca de 11 minutos de terminar o encontro, Bruna Barbosa colocou a sua equipa a vencer por 18-14, uma margem de quatro golos como nunca se tinha registado em toda a partida, na sequência de um contundente parcial de 5-1.

Isabel Góis ía conseguindo manter o Madeira SAD na luta por um lugar na Final, mas as ações ofensiva das insulares esbarravam de forma repetida na boa coesão defensiva da ADA São Pedro do Sul, que tinha cada vez mais o cronómetro a jogar a seu favor. Mas a equipa madeirense não baixou os braços, fez-se valer da sua experiência e reagiu, com quatro golos sem resposta, o que fez com que o tão ambicionado empate voltasse a aparecer (18-18), já dentro dos últimos cinco minutos. A reta final foi de nervos mas o resultado não se alterou após o final do tempo regulamentar e o jogo prosseguiu para prolongamento, composto por duas partes de cinco minutos cada.

Resultado Tempo Regulamentar: 18-18

ADA São Pedro do Sul apresentou o sistema 7×6 no prolongamento e sofreu dois golos consecutivos de ponta a ponta, com o Madeira SAD a beneficiar da ausência da guarda-redes contrária (18-20), após cerca de três minutos. As sampedrenses reduziram até ao intervalo: 19-20. Na segunda parte, um golo para cada lado e após a buzina, os sorrisos pertenceram às jogadoras do Madeira SAD, equipa mais titulada da Prova Rainha, por mais uma presença na Final da Taça de Portugal.

Resultado Final: 20-21

O jogo da Final, irá decorrer no domingo, pelas 17h00, com transmissão em direto n’A Bola TV.

As acreditações para a Final Four estão abertas e podem ser feitas AQUI. Os bilhetes são gratuitos e podem ser adquiridos no Pavilhão Municipal da Maia.

Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
27.05.2023 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Madeira SAD, 18-18 (11-10) 20-21 após prolongamento
27.05.2023 – 17h30 – CA Leça x SL Benfica, andeboltv
Final
28.05.2023 – 17h00 – Vencedor MF 1 x Vencedor da MF2, A Bola TV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais