Final Four Taça de Portugal: Clássico nas Meias Finais

PUB

Sorteio que decorreu, esta tarde, no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, cruzou caminhos de Sporting CP com FC Porto e Marítimo Madeira Andebol SAD com Póvoa AC Bodegão Grupo CCR nas Meias Finais.

FC Porto, Marítimo Madeira Andebol SAD, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Sporting CP compõem o Top4 da Prova Rainha, que se vai discutir nos dias 10 e 11 de junho no Funchal, Madeira.

No caminho até à Final Four, os azuis e brancos deixaram pelo caminho três formações do Campeonato Placard Andebol 1 – Académico de Viseu (47-23), Vitória FC (27-40) e ABC UMinho (26-33). Os atuais Campeões Nacionais terão pela frente um verdadeiro desafio frente aos atuais detentores do troféu – Sporting CP. Os leões, por sua vez, chegam à defesa do título depois de vencer o Boa Hora FC (28-41), FC Gaia Empril (27-34) e, mais recentemente, numa reedição da Meia Final da Prova Rainha da temporada passada, ultrapassaram o SL Benfica (30-34). Dragões e Leões já se encontraram uma vez esta temporada – no Pavilhão João Rocha onde se registou um empate a 29 – e encontram-se novamente este sábado, no Dragão Arena, para duelo que pode ser determinante para a conquista do Campeonato Placard Andebol 1, à 23.ª Jornada.

A jogar em casa, o Marítimo Madeira Andebol SAD, atual sétimo classificado do Campeonato Placard Andebol 1, foi mais forte que Artística de Avanca Bioria (27-26) – equipa do principal escalão – e também ultrapassou, sob a condição de favorito, duas formações da II Divisão: Vitória SC (25-26) e Boavista FC (41-23). Agora, já nas Meias Finais, os insulares terão pela frente a formação do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. Os poveiros, que atualmente ocupam a nona posição do Campeonato Placard Andebol 1, venceram o Águas Santas Milaneza nos Dezasseis Avos de Final por 21-23, e, depois de ultrapassar o Arsenal Clube Devesa da II Divisão, tiveram novo teste de fogo na Taça de Portugal, na receção ao CF Os Belenenses, onde carimbaram presença na Final Four (29-25). Os insulares já levaram a melhor esta época frente aos poveiros (18-27) e voltam a encontrar-se – antes da Meia Final – no dia 21 de Maio, no Funchal, em jogo relativo à 24.ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1.

Ficou definido o cruzamento das equipas em sorteio realizado no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, com a presença de Hugo Laurentino (FC Porto), Marco Willy (Associação de Andebol da Madeira), Américo Ribeiro e Artur Oliveira (Póvoa AC Bodegão Grupo CCR) e Carlos Carneiro (Sporting CP).

Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
10.06.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, RTP2 / andeboltv (diferido)
10.06.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, RTP2 / andeboltv (diferido)
Final
11.06.2023 – 16h00 – Vencedor MF1 x Vencedor MF2, RTP2 / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais