Andebol de Praia: Seleções Nacionais divulgaram convocatórias para os European Games 2023

Terceira edição do evento vai decorrer na região de Małopolska, na Polónia, em ano de estreia do Andebol de Praia entre as 29 modalidades; Portugal estará presente nas duas vertentes, entre 20 e 22 de junho.

Pela primeira vez, a modalidade de Andebol de Praia vai estar presente nos European Games e Portugal estará representado nas duas vertentes. Fruto dos desempenhos positivos no último EHF BH EURO 2023 (Nazaré), que culminou com um histórico 4.º lugar, as Seleções Nacionais Masculina e Feminina de Andebol de Praia garantiram vaga na terceira edição dos European Games, um torneio restrito que engloba apenas as melhores seleções europeias – com base na classificação do Campeonato da Europa – mais a anfitriã Polónia, e que vai decorrer entre 20 e 22 de junho nas areias de Tarnów. As comitivas lusas vão viajar para aquele país do leste europeu no próximo dia 18 de junho e as convocatórias foram divulgadas esta quarta-feira.

Nas duas edições anteriores, realizadas em Baku (Azerbaijão) e Minsk (Bielorrússia), o Andebol de Praia não figurou entre as mais de 20 modalidades presentes mas em 2023 a história é outra. Os jogos contarão com a participação de 192 jogadores – 16 seleções, oriundas de 10 países e as competições decorrerão durante três dias, no Beach Sports Center em Tarnów. As bancadas da arena, um estádio especialmente preparado para o efeito, terão capacidade para 2.100 espetadores.

Convocatória da Seleção Nacional Feminina de Andebol de Praia para os European Games, na Polónia (18 a 23/06/2023)

O Selecionador Nacional Feminino, Agustin Rodriguez, salienta o objetivo de integrar o grupo das quatro melhores seleções da competição: “No próximo dia 20 de junho, iniciamos uma nova e poderosa competição com um novo formato, já que só participam as seleções melhores classificadas no último Europeu disputado na Nazaré e o anfitrião, que, neste caso, é a Polónia. Os nossos jogos de grupo serão contra Alemanha, Países Baixos e Grécia, que servirão para conhecermos o rival que poderemos encontrar nos Quartos de Final. Para esta competição contamos com 12 atletas, muitas delas já fizeram parte da comitiva que disputou o EHF BH EURO 2023, no entanto, vamos introduzir algumas mudanças. O nosso objetivo é voltar a integrar o lote das quatro melhores dos European Games, embora saibamos que não vai ser fácil, devido à complexidade dos adversários.”

European Games 2023 – Feminino
Calendário (hora portuguesa)
20.06.2023 – 12h00 – Países Baixos x Portugal
20.06.2023 – 19h00 – Portugal x Alemanha
20.06.2023 – 08h00 – Portugal x Grécia

Convocatória da Seleção Nacional Masculina de Andebol de Praia para os European Games, na Polónia (18 a 23/06/2023)

Paulo Félix, Selecionador Nacional Masculino, aponta às medalhas e, acima de tudo, ao crescimento da equipa lusa, mas salienta o poderio e estatuto, recentemente reforçado, dos adversários na Fase de Grupos: “Antevejo uma competição muito equilibrada e de um nível altíssimo. Com o excelente Campeonato Europeu que realizámos, vamos participar com o objetivo de lutar pelo pódio. Temos que estar atentos aos pormenores, porque foi por aí que não conseguimos medalhas no mês passado. Temos no nosso grupo a Campeã do Mundo, Croácia e o Campeão e vice-Campeão da Europa, Hungria e Alemanha. Há que aproveitar esta competição para dar mais uns passos em frente na evolução da nossa Seleção Nacional.”

European Games 2023 – Masculino
Calendário (hora portuguesa)
20.06.2023 – 09h00 – Hungria x Portugal
20.06.2023 – 16h00 – Portugal x Croácia
21.06.2023 – 11h00 – Portugal x Alemanha

Patrocinadores Institucionais