Campeonato 1ª Divisão Feminina: Juve Lis festeja o regresso ao topo

Vice-Campeãs da II Divisão perderam com o Alavarium Love Tiles mas derrotaram o CS Madeira este domingo e o número de golos marcados ditou o desfecho feliz para as leirienses; Aveirenses e Insulares vão competir no segundo escalão em 2023/2024.

Chegou ao fim a Liguilha de acesso à edição 2023/2024 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que vai voltar a contar com a presença da Juve Lis. A equipa de Leiria, despromovida na época passada e vice-Campeã da II Divisão na presente época desportiva, festejou, este domingo, uma importante vitória frente ao CS Madeira, por 29-28, que confirmou a tão ambicionada subida para a equipa orientada por Marco Afra, mesmo depois da derrota frente ao Alavarium Love Tiles, no jogo inaugural da prova. Com as três equipas a contabilizarem uma vitória e uma derrota e todos os resultados a terminarem com a diferença de um golo, o desempate fez-se através do número de golos marcados, em que o melhor registo pertence à Juve Lis (57 golos no total dos dois jogos realizados). Em sentido inverso, Alavarium Love Tiles e CS Madeira vêem assim falhados os seus objetivos e vão ambos disputar a II Divisão em 2023/2024. Assim foi a história do duelo de encerramento da Liguilha, no Pavilhão Jorge Anjinho, em Coimbra:

Um parcial de 1-4 deu moral à equipa do CS Madeira e o cenário melhor ficou quando, perto dos 15 minutos, a diferença foi dilatada para quatro golos (4-8). No entanto, a Juve Lis reagiu e com três golos sem resposta voltou a encurtar distâncias até ao mínimo, dois minutos mais tarde. Apesar de várias oportunidades para poder restabelecer o empate, a equipa leiriense não conseguiu ter sucesso e aos 22 minutos, Marco Freitas, treinador do CS Madeira, solicitou o primeiro time-out com o marcador em 9-10. Nesta altura, Joana Semedo (CSM) e Patrícia Mendes (JUVE) eram as melhores marcadoras do jogo, com quatro golos cada.

Depois da paragem, duas novas chances consecutivas para a Juve Lis alncaçar a igualdade, depois de dois ataques perdidos pelo CS Madeira, mas a equipa do segundo escalão não conseguiu concretizar e, por isso, a liderança continuou a pertencer às madeirenses. Perante a baixa eficácia contrária, o CS Madeira teve argumentos para voltar a crescer e agarrar quatro golos à maior até ao descanso (10-14).

Intervalo: 11-15

No meio de um reinício de jogo atribulado e marcado por vários ataques falhados, foi o CS Madeira a ter motivos para sorrir, ao conseguir colocar a vantagem no patamar inédito de cinco golos (11-16) e, mais tarde, em seis golos (12-18), após sete minutos. A partir daí tudo mudou.

Uma reação contundente da Juve Lis, materializada em nove golos marcados e apenas dois sofridos, colocou a equipa da Juve Lis na liderança do resultado e a equipa começava a acreditar cada vez mais num final feliz. Seguiu-se um intenso período de parada e resposta, sempre com a Juve Lis a conseguir segurar uma vantagem mínima até que aos 55 minutos apareceu uma inédita vantagem de dois golos para a equipa leiriense (28-26). O final da partida foi dramático, mas a festa foi das jogadoras da Juve Lis, que voltam ao topo do andebol nacional, depois de terem descido ao segundo escalão na época passada.

Resultado Final: 29-28

Liguilha – Campeonato 1ª Divisão Feminina 2023/2024
Calendário
02.06.2023 – 21h00 – Alavarium Love Tiles x Juve Lis, 29-28 (15-13)
03.06.2023 – 21h00 – CS Madeira x Alavarium Love Tiles, 27-26 (11-13)
04.06.2023 – 21h00 – Juve Lis x CS Madeira, 29-28 (11-15)

Patrocinadores Institucionais