Campeonato Placard Andebol 1: Artística de Avanca Bioria segue no topo do andebol português

Formação avancanense confirmou a manutenção na principal competição de andebol português depois de vencer o Académico de Viseu FC, este sábado, no Pavilhão Jorge Anjinho em Coimbra.

Depois de um primeiro triunfo esclarecedor da Artística de Avanca Bioria no duelo com o Nazaré Dom Fuas AC na passada quinta-feira (23-35), na sexta-feira foi a vez do Académico de Viseu FC – que juntamente com a formação avancanense não garantiram permanência direta no Campeonato Placard Andebol 1 – defrontar e vencer os nazarenos (26-19), que lutavam pela subida ao principal escalão.

Com tudo por decidir este sábado, os avancanenses – que já contam oito épocas consecutivas no principal escalão – entraram determinados no duelo com os viseenses e bastaram cinco minutos para Ciprian Popovici colocar a vantagem em três (4-1). Kevin Garcia respondeu de imediato, mas as dificuldades no ataque organizado viseense permaneciam enquanto que do outro lado a Artística de Avanca Bioria ia aproveitando para se distanciar no marcador. Com dez minutos volvidos e 7-2 no placar, Rafael Ribeiro levou, pela primeira vez, o cartão verde à mesa.

A reação do Académico de Viseu FC tardou em surgir – com a Artística a alcançar sete golos à maior (9-2) – mas após a maior diferença registada, os comandados de Rafael Ribeiro impuseram um parcial de 0-3 com destaque para António Silva entre os postes e Diogo Liberato na finalização. À entrada para os dez minutos finais a formação oriunda da terra do Prémio Nobel da Medicina tirou proveito de um período de superioridade numérica para voltar a distanciar-se no marcador (11-5). Até ao intervalo, o jogo seguiu num ritmo de parada e resposta mas sempre com os comandados de Ljubomir Obradovic a garantirem a liderança, as equipas acabaram por recolher aos balneários separadas por quatro golos.

Intervalo: 14-10

Na entrada para a segunda parte, a Artística de Avanca Bioria voltou a repetir a história, apesar de sofrer o primeiro golo dos segundos trinta minutos, bastou pouco tempo para Daniel Vieira colocar a diferença em seis (18-12). Seguiu-se um período de inferioridade numérica para os avancanenses, mas nem isso os fez abrandar – com uma boa entrada de Luís Silva em campo, guardião que fez esta tarde o seu último jogo – a vantagem era já de sete (20-13).

Nova investida por parte dos viseenses refletiu-se em nova aproximação, primeiro a cinco (20-15) e, sensivelmente a meio da segunda parte a diferença era de quatro (22-18), com o Académico de Viseu FC a crescer no encontro. Diogo Quintas fez o 22-19 mas, na resposta, Gonçalo Silva e Fábio Silva devolveram os aplausos aos adeptos de Avanca (24-19). Os academistas voltaram a reagir (28-25) através de Benjamin João mas os esforços foram insuficientes para evitar a derrota. Reylan Gonzalez carimbou a vitória e a presença da Artística de Avanca Bioria na próxima edição do Campeonato Placard Andebol 1.

Resultado Final: 31-27

Liguilha de Acesso – Campeonato Placard Andebol 1 2023/24
Calendário
08.06.2023 – Nazaré Dom Fuas AC x Artística de Avanca Bioria, 23-35 (11-18)
09.06.2023 – Académico de Viseu FC x Nazaré Dom Fuas AC, 26-19 (12-9)
10.06.2023 – Artística de Avanca Bioria x Académico de Viseu FC, 31-27 (14-10)

Patrocinadores Institucionais