Festa do Andebol: Primeira edição termina com triunfo de Porto e Lisboa

PUB

A primeira edição da competição terminou com vitória da Associação de Andebol do Porto, na vertente feminina, e da Associação de Andebol de Lisboa, na masculina.

O Pavilhão Municipal Jacinto Correia foi o palco escolhido para as grandes finais. Na abertura do último dia, a Associação de Andebol de Leiria e a Associação de Andebol do Porto enfrentaram-se pela conquista do título na vertente feminina, onde a formação oriunda do norte acabou por sorrir por 24-30.

Na final masculina, os protagonistas foram os atletas da Associação de Andebol de Lisboa e da Associação de Andebol de Braga, num jogo onde os lisboetas conseguiram dominar o marcador durante praticamente todo o encontro mas sem que os bracarenses virassem a cara à luta. A formação oriunda de Lisboa acabou por ser feliz ao sagrar-se a primeira vencedora da Festa do Andebol com o resultado final fixado em 25-21.

A medalha de bronze, em ambos os géneros, contou com o mesmo embate: Associação de Andebol de Aveiro e Associação de Andebol do Algarve. Curiosamente, as únicas associações que conquistaram presença nas Meias Finais no masculino e feminino, encontraram-se na luta pelo último lugar do pódio. Em ambos os géneros, foi a formação aveirense a sorrir e a conquistar o terceiro lugar na primeira edição da Festa do Andebol.

Consulte as classificações finais abaixo:

MasculinoFeminino
Associação de Andebol de LisboaAssociação de Andebol do Porto
Associação de Andebol de BragaAssociação de Andebol de Leiria
Associação de Andebol de AveiroAssociação de Andebol de Aveiro
Associação de Andebol do AlgarveAssociação de Andebol do Algarve
Associação de Andebol do PortoAssociação de Andebol de Lisboa
Associação de Andebol da MadeiraAssociação de Andebol de Braga
Associação de Andebol de LeiriaAssociação de Andebol de Viseu/Guarda
Associação de Andebol de SantarémAssociação de Andebol de Setúbal
Associação de Andebol de Viseu/GuardaAssociação de Andebol de Beja/Algarve
10ºAssociação de Andebol dos AçoresAssociação de Andebol da Madeira
11ºAssociação de Andebol de SetúbalAssociação de Andebol de Santarém
12ºAssociação de Andebol do Algarve/BejaAssociação de Andebol de Portalegre/Castelo Branco

A Cerimónia de Encerramento contou com a presença de Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, de Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, de Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ), de Rui Martins, Coordenador do Desporto Escolar, de João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve, de Carlos Gordinho, Presidente do Lagoa Académico Clube e de ambos os Diretores Técnicos Nacionais da Federação de Andebol de Portugal, para as vertentes feminina e masculina, respetivamente, Vera Lopes e Paulo Sá.

Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, destacou a dimensão do evento e todos os envolvidos, focando na importância de todo o trabalho a ser desenvolvido pelas Seleções Regionais pois, considera, é a base para o futuro: “Eu penso que depois dos períodos todos que tivemos, especialmente da pandemia, se impunha a realização duma festa desta dimensão. Uma festa em que todos os intervenientes reconheceram a dimensão desta festa que aconteceu, com 24 equipas e mais de 300 atletas, que tiveram a oportunidade de estar juntos, desde logo no Comboio que foi uma festa para todos e também num grande momento de convívio. E mais do que estarmos a formar Campeões, nesta altura, o importante é juntarmos todas as Seleções Regionais porque é aqui que está a base do futuro.”

Do lado local, Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, referiu a importância de receber a Festa do Andebol na região: “É uma enorme satisfação ver a alegria de todos estes jovens, de poderem competir e fazerem aquilo que tanto gostam, que é praticar desporto, mais especificamente andebol. Este é um evento que se enquadra perfeitamente no terceiro eixo da nossa estratégia de desenvolvimento desportivo. Lagoa acolhe grandes eventos e este é um exemplo de promoção de desporto e desenvolvimento da modalidade e atinge também outro objetivo que é trazer cá os pais que encheram os três pavilhões onde se realizaram os jogos. Esperamos que os atletas se tenham divertido e que os pais saiam daqui com vontade de regressar a Lagoa, que é uma terra que tem o desporto no seu ADN.”

Patrocinadores Institucionais