Na categoria de Andebol de Praia, Gabriel Conceição, de Portugal, e Maria Assunção Batista Portero, de Espanha, foram eleitos “Jogadores do Ano” e receberam o Prémio de Excelência da Federação Europeia de Andebol (EHF).
Com apenas 18 anos de idade, Gabriel Conceição, foi um dos principais jogadores da seleção portuguesa de Andebol de Praia no BH EHF EURO 2023, ajudando Portugal a alcançar o quarto lugar, o melhor resultado de sempre da equipa em competições internacionais. De relembrar que no Campeonato da Europa, realizado na Nazaré, Gabriel Conceição foi considerado o MVP da prova.
A cerimónia inaugural dos Prémios de Excelência da EHF, distinguiu os melhores jogadores da época 2022/23, Katrine Lunde, sete vezes vencedora da Liga dos Campeões, duas vezes Campeã Olímpica e Mundial e seis vezes Campeã Europeia com a Noruega, foi nomeada a MVP da época nas competições femininas. A guarda-redes norueguesa teve um desempenho notável esta época, vencendo o Women’s EHF EURO 2022 com a Noruega e a Liga dos Campeões com o Vipers Kristiansand.
Em masculinos, o dinamarquês Simon Pytlick recebeu o prémio MVP da época, o lateral esquerdo de 22 anos venceu o IHF World Championship 2023 com a Dinamarca em janeiro e fez parte da equipa All-Star da competição e, a nível interno, com o GOG, chegou aos quartos de final da Machineseeker EHF Champions League.
Equipa da Época Feminina
Equipa da Época Masculina
Também houve direito a uma nomeação de “Rookie of the Season”, com Domen Makuc do Barça e Pauletta Foppa do Brest Bretagne Handball a receberem o prémio.
56 jogadores das competições masculina e feminina foram nomeados para os Prémios de Excelência da EHF, mas apenas um de cada posição foi eleito o melhor, as sete posições de jogo e o melhor defensor foram votados por jogadores, treinadores, meios de comunicação social selecionados e adeptos, com os votos de cada grupo a representarem 25% do resultado global.
Katrine Lunde e Simon Pytlick receberam o maior número de votos dos quatro grupos de intervenientes. Na posição de lateral direita feminina e após a conclusão da votação, Nora Mørk e Ana Gros receberam o mesmo número de pontos de votação, o que fez com que ambas as jogadoras recebessem o Prémio de Excelência da EHF.