IHF Men’s U21 WCh: Ilhas Faroé impõe primeira derrota a Portugal

Resultado negativo frente à “equipa sensação” deste Mundial não mexe nas aspirações da Seleção Nacional sub-21, que vai agora disputar os Quartos de Final contra a Islândia, esta quinta-feira, às 14h45 – transmissão em direto no Canal 11.

7 Inicial: Tiago Ferreira, Gabriel Viana, Miguel Oliveira, André Sousa, João Gomes, Tiago Teixeira e Nuno Queirós.

Quatro vitórias depois, eis que surgiu a primeira derrota para a Seleção Nacional sub-21 no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship, frente às Ilhas Faroé, que, tal como Portugal, já havia garantido vaga nos Quartos de Final. Por essa razão, o desfecho do jogo entre lusos e faroenses não teria qualquer influência nas aspirações de ambos para o que resta da competição, mas apenas definiria quem passaria em primeiro lugar do Grupo II do Main Round. Com este resultado, os comandados de Carlos Martingo garantiram o segundo posto e sabem que vão deixar a cidade de Hanover para rumar a Berlim, onde voltarão a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 12h15, para o duelo dos Quartos de Final frente à Islândia, que bateu o Egito esta tarde e garantiu o primeiro lugar do Grupo IV.

Como já se esperava, Portugal e Ilhas Faroé optaram por fazer uma gestão dos seus jogadores, pelo facto de já terem garantido um lugar nos Quartos de Final e, curiosamente, ambas as seleções apresentaram o sistema defensivo 5:1. Portugal entrou melhor, com dois golos sem resposta (2-0) e, rapidamente, o selecionador faroenses colocou em prática o sistema 7×6, levando a Seleção Nacional a recuar para o tradicional 6:0.

Aos oito minutos, o empate voltou a surgir (3-3), já depois de Carlos Martingo ter apostado também e pela primeira vez no 7×6, o que não fez as Ilhas Faroé abdicarem do 5:1 defensivo e, neste altura, as duas equipas mostravam-se a um bom nível defensivo, com destaque para a prestação competente de Tiago Ferreira entre os postes.

Com 12 minutos, Portugal agarrou de novo uma vantagem de dois golos (5-3), mas a resposta faroense chegou em força, com um parcial de 0-4: isto traduziu-se na primeira reviravolta do jogo e numa inédita diferença de dois golos favorável às Ilhas Faroé (5-7), que tiraram o melhor partido do momento menos feliz de Portugal, em no que toca ao sucesso nas ações de ataque.

Já depois das duas equipas optarem por jogar de igual para igual, e apesar do jogo não ter a habitual intensidade, foi o conjunto do Atlântico Norte que geriu o rumo do jogo e chegou mesmo a uma diferença de cinco golos (8-13), aos 27 minutos, que prevaleceu ao intervalo. O ponta direita faroense, Bogi Hansen, era o melhor marcador do jogo após 30 minutos, com cinco golos.

Intervalo: 10-15

A segunda parte voltou a começar de forma positiva para Portugal, com um parcial de 3-1 (13-16) e o recém-entrado Diogo Rêma Marques a ajudar na recuperação lusa. Com 44 minutos decorridos, o selecionador das Ilhas Faroé solicitou o primeiro time-out da segunda parte, depois de um período de baixa eficácia transversal às duas equipas, particularmente para os faroenses, que só haviam marcado dois golos em 14 minutos (14-17).

Portugal não saiu bem da paragem e voltou a permitir um distanciamento do adversário, que regressou ao patamar dos cinco golos (14-19) e, rapidamente, houve nova paragem no encontro, desta vez proposta por Carlos Martingo. Após nova paragem, foram as Ilhas Faroé a continuar em trajetória ascendente e, aos 51 minutos, apareceu uma inédita diferença de sete golos (15-22). Entre aproximações, Portugal não conseguiu superiorizar-se até ao final e acabou por cometer alguns erros nos últimos minutos, o que fez com que a “equipa sensação” deste Mundial sub-21 continuasse com um registo 100% vitorioso, ao contrário dos lusos que, após quatro vitórias, perdera pela primeira vez. André Sousa foi o melhor marcador de da Seleção Nacional sub-21, com quatro golos marcado, enquanto que para as Ilhas Faroé – a apesar da baixa eficácia de ambos – destacaram-se Bogi Hansen e Bjarni i Selvindi, com oito golos cada.

Resultado Final: 19-27

MVP: Diogo Rêma Marques – 8 defesas (40% de eficácia)
Top Scorer: André Sousa – 4 golos (80% de eficácia)

Carlos Martingo admite que o sentimento é de alguma desilusão após este jogo mas fala em dever cumprido na despedida do Main Round: “Apesar de até termos entrado bem no jogo, falhámos demasiados remates aos seis metros, gerimos a equipa em função do tempo e não do resultado. Não correu tão bem como esperávamos em termos de resultado, penso que apesar da diferença de golos, se tivessemos concretizado algumas situações boas que criámos, o resultado seria outro. Fechámos o Main Round com a sensação de dever cumprido embora um pouco desiludidos com o jogo de hoje. A partir de amanhã começamos a pensar na Islândia e vamos preparar o jogo com o maior cuidado possível para, na quinta-feira, estarmos ao nosso melhor nível para podermos bater a Islândia.”

2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, 35-21 (18-11)
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal21-52 (12-26)
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, 27-19 (13-11)
Main Round
25.06.2023 – 14h45 – Portugal x Espanha, 33-31 (19-20)
26.06.2023 – 14h45 – Portugal x Ilhas Faroé19-27 (10-15)
Quarter Finals
29.06.2023 – 14h45 – Islândia x Portugal, Canal 11

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.

Patrocinadores Institucionais