IHF Men’s U21 WCh: Portugal faz o pleno de vitórias na Ronda Preliminar

Triunfo diante do Brasil no encerramento do Grupo C garante dois pontos importantes à Seleção Nacional sub-21, que irão transitar para o Main Round; Segue-se um duelo ibérico, este domingo às 14h45 – transmissão em direto no Canal 11.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pêgas e Ricardo Brandão

Dificilmente se podia pedir um melhor arranque no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship para a Seleção Nacional sub-21, que concretizou o pleno de vitórias no Grupo C, esta sexta-feira, após bater o Brasil, por 27-19. A passagem ao Main Round estava já garantida para ambos, mas o duelo frente aos canarinhos iria definir qual das duas seleções levaria dois pontos para a próxima fase do Mundial. O jogo de estreia de Portugal no Main Round será este domingo, frente à Espanha – que perdeu com as Ilhas Faroé no fecho do Grupo D.

A terceira vitória dos comandados de Carlos Martingo teve altos e baixos mas começou da melhor forma para Portugal, com um parcial de 5-1, em sete minutos, em que os golos portugueses foram apontados por cinco jogadores diferentes. O único golo brasileiro teve assinatura de Bryan Monte da Silva, a principal figura contrária, que recentemente foi apresentado pelos franceses do Montpellier HB, mas que haveria de ser anulado pela defensiva de Portugal neste encontro.

Nessa altura, houve um primeiro pedido de time-out para o Brasil e, após a paragem, brilharam os dois guarda-redes, William Santos e Diogo Rêma Marques, e a Seleção Nacional apareceu menos eficaz, o que permitiu que os brasileiros atingissem a diferença mínima (7-6), aos 18 minutos. Aos 20′ e com o marcador em 8-7, o guardião português negou a primeira oportunidade que o Brasil dispôs de voltar a empatar o jogo, na sequência de um período que Portugal cumpria com mestria as jardas no ataque, mas pecava sistematicamente na eficácia aos 6 metros. Carlos Martingo foi ajustando as peças no xadrez de Portugal, mas até ao intervalo o equilíbrio manteve-se.

Intervalo: 13-11

Já na segunda parte e até aos 40 minutos o cenário mantinha-se: Portugal a ter sucesso nas combinações ofensivas, com ataques fluídos e bem trabalhados, mas com uma percentagem de finalização abaixo do esperado, enquanto que o Brasil ia tendo sucesso, apesar do ritmo lento com que organizava os seus ataques – nesta altura, o guardião William Santos contabilizava 10 defesas, contra seis de Diogo Rêma Marques. A partir daqui, tudo mudou.

A Seleção Nacional transcendeu-se e aproximou-se do nível de excelência que a caracteriza, a manter-se fiel a uma coesão defensiva assinalável e a ter sucesso nos remates. Em 17 minutos, o Brasil marcou apenas um golo e foi perdendo forças – físicas e mentais – para continuar na luta por um resultado positivo.

Em sentido contrário, era Portugal a continuar a acelerar para uma vitória contundente, que à entrada para os últimos dois minutos até esteve em 10 golos de diferença (26-16). A brilhante exibição do capitão, André Sousa, valeu-lhe o prémio de MVP do encontro, a juntar ao de melhor marcador.

Resultado Final: 27-19

MVP & Top Scorer: André Sousa – 9 golos (100% de eficácia) e 2 assistências

No final da partida, Carlos Martingo salientou a importância de levar pontos para o Main Round, e a reação de Portugal num momento do jogo em que a equipa lusa falhou mais do que o habitual: “Sabíamos que o Brasil era claramente superior às outras equipas que já defrontámos. Na primeira parte entrámos muito bem, depois tivemos alguns momentos em que falhámos situações que habitualmente não falhamos, dois sete metros, nas superioridades numéricas não jogámos bem, e isso permitiu ao Brasil estar bastante tempo no jogo. De qualquer maneira, na segunda parte manteve-se um pouco a toada, até que finalmente conseguimos abrir e penso que, sem ter feito um jogo brilhante, conseguimos fazer uma exibição que acaba por ser bem conseguida e uma vitória importante. Estes dois pontos são importantes para o Main Round, como é óbvio, mas sabemos de ante mão que vamos defrontar agora duas seleções muito boas e teremos que estar ao nosso melhor nível para as conseguir derrotar.”

Segue-se uma reedição da Final do M20 EHF Euro 2022, entre Portugal e Espanha, no primeiro jogo do Main Round, este domingo, às 14h45 – transmissão em direto no Canal 11. O líder da Seleção Nacional sub-21 espera um desfecho diferente e garante que o próximo objetivo é alcançar os Quartos de Final: O líder da Seleção Nacional sub-21, em relação ao próximo duelo ibérico, espera um desfecho diferente e garante que o próximo objetivo neste Mundial passa a ser a qualificação para os Quartos de Final: “Vai ser mais um excelente jogo entre duas excelentes equipas, que se respeitam muitíssimo e esperemos que, desta vez, o desfecho do jogo seja feliz e que os dois pontos venham para nós, porque, caso assim aconteça, garantimos a passagem aos Quartos de Final, que neste momento passa a ser o nosso próximo objetivo, depois de termos cumprido os dois primeiros.”

2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, 35-21 (18-11)
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal21-52 (12-26)
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, 27-19 (13-11)
Main Round
25.06.2023 – 14h45 – Portugal x Espanha, Canal 11
26.06.2023 – 14h45 – Portugal x Ilhas Faroé, Canal 11

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.

Patrocinadores Institucionais