7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pêgas e Ricardo Brandão
Em Hannover, a Seleção Nacional sub-21 abriu as hostilidades do Grupo C e entrou no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship da melhor forma possível, com uma vitória contundente diante do Kuwait, por 35-21. O foco está agora no segundo jogo, que vai acontecer já esta quarta-feira, frente à Costa Rica, às 12h15 – hora portuguesa (transmissão em direto no Canal 11).
Portugal e Kuwait falharam os primeiros ataques e a equipa lusa beneficiou de uma situação de superioridade numérica madrugadora, ainda dentro do primeiro minuto de jogo, antes de João Gomes marcar o primeiro golo português no Mundial. Os comandados de Carlos Martingo mostravam algum nervosismo inicial, falharam a oportunidade de chegar aos dois golos de vantagem e, em sentido inverso, foi o Kuwait a assinar o seu primeiro golo aos três minutos (1-1). Seguiu-se um período de domínio avassalador de Portugal.
Foram sete golos sem resposta da Seleção Nacional até aos 10 minutos, com um time-out contrário pelo meio (8-1). Este período resumiu-se assim: tremendas dificuldades do Kuwait no ataque, face ao bom desempenho defensivo dos portugueses, o guarda-redes Diogo Rêma Marques começava a mostrar uma confiança alta com efeitos práticos, a ajudar ao crescimento luso e muita competência na finalização.
Aos 11 minutos, o Kuwait voltou a marcar depois de oito minutos em branco (8-2) e voltou a fazer frente a Portugal, mas a diferença no placar teve peso na forma como Portugal geria o rumo do jogo. Até ao intervalo, a equipa lusa chegou a estar a vencer por oito golos de vantagem (18-10) e respirava confiança.
Carlos Martingo fez uma gestão dos seus ativos durante os primeiros 30 minutos, com praticamente todos os jogadores a terem minutos em campo, sempre com os níveis de sucesso a manterem-se altos.
Intervalo: 18-11
O guardião Diogo Rêma Marques, que na primeira parte contabilizou 44% de eficácia, manteve-se ‘em altas’ no início da segunda metade e ajudou a que Portugal atingisse a marca redonda de 10 golos de vantagem (23-13), após seis minutos.
Já após 40 minutos, a margem atingiu um patamar nunca antes visto, de 15 golos, que não fazia jus à qualidade do Kuwait, mas demonstrava em pleno a confiança e competência dos jogadores portugueses (28-13). Nesta altura, a composição dos sete atletas em campo era diferente, quase em toda a linha, face àquela que começou a partida, uma gestão já esperada, pelo facto de Portugal ter novo compromisso em pouco mais de 24 horas.
Até ao final, Portugal manteve-se fiel ao bom desempenho defensivo e não permitiu qualquer aproximação do Kuwait, fechando as contas com uma vitória expressiva e moralizadora, por 14 golos de diferença.
Resultado Final: 35-21
MVP: João Gomes – 5 golos (100% de eficácia)
Top Scorer: André Sousa – 6 golos (100% de eficácia)
Carlos Martingo, timoneiro desta formação, mostrou-se muito satisfeito com este arranque no Mundial: “No primeiro jogo do Mundial é sempre importante entrar bem, é normal os jogadores terem alguma ansiedade, portanto estamos extremamente satisfeitos com o desempenho deles. Conseguimos transformar o jogo com alguma facilidade e distribuir tempo por todos jogadores, evidentemente que temos coisas a corrigir, nomeadamente baixar o número de falhas técnicas mas, no cômputo geral, penso que foi uma boa entrada e que transmite alguma confiança para o resto da competição.” – afirmou o técnico.
2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, 35-21 (18-11)
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal, Canal 11
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, Canal 11
O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.