7 Inicial: Tiago Ferreira, Gabriel Viana, Nilton Melo, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pêgas e Nuno Queirós.
O primeiro grande objetivo da Seleção Nacional sub-21 no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship foi cumprido: Portugal garantiu uma vaga no Main Round, após uma vitória expressiva (21-52) diante da Costa Rica no segundo jogo da Ronda Preliminar, esta quarta-feira, em Hanover. Segue-se um duelo decisivo contra o Brasil, após um dia de descanso, que vai definir qual das das seleções irá levar dois pontos para a fase seguinte.
Quatro trocas no 7 inicial, face ao jogo de abertura com o Kuwait, mas sem abdicar da presença do capitão, André Sousa, no ataque, e de Miguel Oliveira apenas em funções defensivas. Foi assim que Carlos Martingo abordou o segundo embate de Portugal no Mundial sub-21, frente à Costa Rica, que se avizinhava mais acessível, face à evidente diferença qualitativa entre as duas seleções, mas o nó até demorou a desatar.
Os centro-americanos até inauguraram o marcador, mas a resposta lusa aconteceu sob a forma de parcial de 0-2, que não teve outras proporções, porque dois ataques foram perdidos pelos lusos, e a Costa Rica aproveitou para empatar o jogo (2-2). Defender bem e ter sucesso nos lances de contra-ataque parecia ser a solução para anular a seleção costarriquenha, mas Portugal demorou a encontrar o caminho para que o jogo se tornasse mais tranquilo. Seguiram-se três golos sem resposta (2-5), com ataques portugueses mais rápidos do que era necessário, mas aos 10 minutos a vantagem era de apenas dois golos (4-6).
Nos três minutos seguintes, o selecionador da Costa Rica pediu time-out após ver Portugal chegar ao 5-11 e, mais tarde, Gabriel Viana colocou a Seleção Nacional a vencer por uns inéditos oito golos (7-15), aos 20 minutos.
Portugal estava em crescendo, mas a um ritmo lento e a permitir demasiadas facilidades na defesa, tendo em conta os argumentos do adversário, mas aos 22 minutos apareceu a primeira diferença de 10 golos, ao 8-18. Até ao intervalo, a equipa das Quinas atingiu níveis maiores de concentração, competência defensiva e tranquilidade, o que fez com que a vantagem chegasse aos 12 golos.
Após 30 minutos, a Costa Rica apresentava apenas 52% de eficácia em todos os remates efetuados, enquanto que Portugal tinha 74% e tinha sido castigado com várias excursões até então.
Intervalo: 12-26
Portugal regressou dos balneários mais focado e em apenas cinco minutos, marcou oito golos, sofreu dois e alcançou uma inédita e redonda vantagem de 20 golos (14-34), com a ajuda do guardião Tiago Ferreira, que estava a fazer uma boa exibição, apenas sem a sorte do seu lado, em algumas ocasiões.
Pouco depois, a Costa Rica fez o que ainda não tinha conseguido durante todo o jogo: marcar dois golos consecutivos (16-34), mas a resposta portuguesa foi contundente e imediata, com sete golos marcados e apenas um sofrido (17-41), o que motivou novo pedido de time-out da seleção da América Central, antes dos 40 minutos.
Até ao final, a gestão do tempo de jogo continuou a ser feita por Carlos Martingo, que explorou também diferentes sistemas defensivos e a vantagem ganhou proporções ainda maiores, tendo mesmo chegado aos 30 golos. Perto do soar da buzina, Ricardo Brandão assinou o 50.º golo para Portugal, que haveria de fechar as contas pouco depois em 21-52.
Resultado Final: 21-52
MVP & Top Scorer: Pedro Oliveira – 9 golos (75% de eficácia)
Carlos Martingo mostrou-se satisfeito com a passagem ao Main Round e antevê dificuldades frente ao duelo com o Brasil, que encerra a Ronda Preliminar: “Sabíamos à partida que iria ser um jogo bastante acessível, penso que apesar de alguns erros cometidos na defesa, tivemos uma postura séria e concentrada que nos permitiu ter uma vitória folgada. Tal como no jogo de ontem, tivemos a possibilidade de distribuir minutos de jogos por todos os atletas e todos tiveram uma boa atitude perante o jogo. Concretizámos o nosso primeiro objetivo que era passar ao Main Round, daqui a dois dias vamos tentar concretizar o próximo objetivo que será passar com dois pontos. O Brasil vai ser um adversário complicado, como já tinha referido anteriormente, é uma equipa com um nível bastante superior (comparando com as duas que enfrentámos até agora) mas temos a certeza de que, se estivermos ao nosso melhor nível, conseguiremos concretizar o nosso objetivo.”
2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, 35-21 (18-11)
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal, 21-52 (12-26)
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, Canal 11
O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.