IHF Men’s U21 WCh: Super-Portugal está nos Quartos de Final

Seleção Nacional sub-21 vingou a derrota com a Espanha na Final do M20 EHF Euro 2022 e é uma das oito melhores seleções do mundo; Derrota do Brasil frente às Ilhas Faroé carimbou passagem lusa.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pêgas e Ricardo Brandão.

A Seleção Nacional sub-21 soma e segue no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship e garantiu a qualificação para os Quartos de Final, após uma fantástica vitória frente a Espanha, este domingo, por 33-31. Numa reedição da final do M20 EHF Euro 2023, de má memória para os lusos, desta vez Portugal foi melhor e para além de ter cumprido o objetivo, deixou ainda os espanhóis sem possibilidade de lutarem pelas medalhas neste Mundial. Ainda esta tarde, a derrota do Brasil diante das Ilhas Faroé confirmou a passagem portuguesa ao lote das oito melhores seleções sub-21 do Mundo.

Portugal repetiu o mesmo sete do jogo com o Brasil, da passada sexta-feira, e o duelo ibérico começou com parcial de 4-1 para a equipa lusa, e três defesas de Diogo Rêma Marques, após cinco minutos decorridos, altura em que Portugal dispôs da primeira situação de superioridade numérica. Na sequência, os comandados de Carlos Martingo dilataram a margem para quatro golos (6-2) e o selecionador espanhol solicitou pela primeira vez um time-out. Nesta altura, os jogadores portugueses respiravam confiança, estavam bem organizados e competentes defensivamente e com máxima eficácia ofensiva, algo que não se verificou no jogo com o Brasil.

Depois da paragem as duas seleções implementaram velocidade nos seus ataques e Espanha melhorou ofensivamente com a entrada de Gorka Nieto, mas Portugal respondia com um inspirado Vasco Costa. Com 15 minutos decorridos, a seleção das Quinas vencia por 13-9.

Mas o que seguiu não estava nas piores previsões dos portugueses. Portugal perdeu força, Espanha ganhou-a a dobrar e concretizou um parcial de 0-6, mudando drasticamente o rumo do jogo e colocando-se a vencer pela primeira vez e logo com dois golos de vantagem (13-15), perto dos 20 minutos.

O encontro acabou por estabilizar nos últimos 10 minutos, com Portugal a alcançar por diversas vezes o empate, mas sem nunca conseguir consumar a reviravolta até ao descanso. Vasco Costa era o melhor marcador de Portugal na primeira parte, com quatro golos marcados; o espanhol Jan Gurri, principal artilheiro de Espanha no M20 EHF Euro 2022, liderava a lista geral, com cinco.

Intervalo: 19-20

A Seleção Nacional sub-21 começou a segunda parte com o mesmo sete que iniciou a partida, à exceção do guarda-redes, com a estreia do bracarense Tiago Ferreira. Durante 10 minutos, Portugal manteve-se concentrado na busca pela dianteira, mas as dificuldades persistiam e o guarda-redes Roberto Domenech ía complicado a tarefa dos lusos. Nesta altura, Espanha vencia por 23-24.

Os comandados de Carlos Martingo voltaram a atingir um nível superior nos processos defensivos e aos 43 minutos, João Gomes colocou Portugal de novo na liderança, depois de muita insistência (25-24). Aos 47 minutos, e mesmo em inferioridade numérica, Portugal estava implacável na defesa e voltou a alcançar dois golos à maior (27-25), pela primeira vez na segunda parte, pela mão de Vasco Costa, o que levou a um pedido de time-out espanhol.

Após cerca de três minutos sem golos, à entrada para os últimos 10 minutos, foi a vez de Nuno Queirós dar a Portugal três golos de vantagem, ao 28-25. Espanha, à sua imagem, nunca desistiu e encarou os últimos cinco minutos com um 5:1 defensivo, que deu frutos, porque a margem mínima apareceu de novo (30-29). Com o guardião luso Tiago Ferreira em evidência, os espanhóis conseguiram lidar melhor com a pressão e mantiveram-se na luta pela vitória até aos últimos segundos da partida.

Com 15 segundos para se jogar, Portugal vencia por 32-31 e preparou o último ataque em time-out, Bernardo Pêgas assumiu e marcou o 33-31, que confirmou a vitória portuguesa, muito festejada por jogadores e equipa técnica.

Resultado Final: 33-31

MVP: João Gomes – 3 golos e 8 assistências
Top Scorer: Pedro Oliveira – 7 golos (78% de eficácia)

Carlos Martingo, Selecionador Nacional, mostrou-se feliz pela possível qualificação para os Quartos de Final e refere que Portugal ganhou o jogo na defesa, na segunda parte, perspetivando ainda novo duelo difícil desta segunda-feria, contra as Ilhas Faroé: “Estamos muito contentes porque, provavelmente, vamos concretizar outro objetivo que tínhamos traçado, que é atingirmos os Quartos de Final. A primeira parte foi um jogo de alto nível, com grande ritmo das duas equipas, na segunda, o ritmo do jogo baixou um pouco, podíamos ter garantido a vitória um pouco mais cedo mas falhámos situações claras. A nossa defesa garantiu-nos a vitória na segunda metade porque, conseguimos anular uma equipa fortíssima como a Espanha, ainda reforçada com um atleta naturalizado, que nos causou alguns problemas. Vamos aguardar serenamente pelo resultado do jogo entre as Ilhas Faroé e o Brasil para termos a certeza de que estamos nos Quartos de Final e preparar da melhor maneira possível o jogo de amanhã, para mantermos o excelente nível que temos apresentado até agora, o que nos traz muito orgulho. Sobre as Ilhas Faroé, são uma excelente equipa alicerçada num jogador – Elias á Skipagøtu – de grande nível; é também uma equipa que joga bastante em 7×6, que nos irá dificultar a nossa tarefa e será, com certeza, mais um excelente jogo.”

2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo C
20.06.2023 – 10h00 – Portugal x Kuwait, 35-21 (18-11)
21.06.2023 – 12h15 – Costa Rica x Portugal21-52 (12-26)
23.06.2023 – 19h15 – Portugal x Brasil, 27-19 (13-11)
Main Round
25.06.2023 – 14h45 – Portugal x Espanha, 33-31 (19-20)
26.06.2023 – 14h45 – Portugal x Ilhas Faroé, Canal 11

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.

Patrocinadores Institucionais