Chegou ao fim mais um momento de preparação para o Campeonato da Europa, em que a Seleção Nacional sub-19 Feminina vai participar, de 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. Em Meudon-la-Forêt, França, Portugal não foi além de uma derrota por 31-25 diante da seleção organizadora do Torneio 4 Nações.
A equipa técnica, liderada por José António Silva, sabia que uma vitória neste derradeiro jogo poderia significar a conquista do primeiro lugar no torneio, mas Portugal manteve o plano inicial, de trabalhar com vista ao futuro e não para um desfecho positivo em termos de resultado nesta competição, para além de contar com algumas limitações do ponto de vista físico, o que obrigou a uma gestão diferente por parte do Selecionador Nacional.
Sem o contributo de Carmen Figueiredo e com outras jogadoras um pouco condicionadas e sem correr qualquer risco que comprometa a preparação para o W19 EHF Euro 2023, Portugal encontrou a seleção mais forte presente neste torneio, a França, que mostrou mais argumentos físicos e técnicos e que segurou a liderança do marcador durante os 60 minutos. Apesar do poderio contrário, Portugal fez-se valer das suas armas para nunca permitir que as gaulesas atingissem uma vantagem larga, mas as dificuldades em controlar o jogo eram evidentes e a equipa lusa nunca se encontrou em condições de passar para a frente. Naíde Gonçalves foi a melhor marcadora da equipa lusa com seis golos apontados e o destaque recai também na prestação das guardiãs portuguesas, Rita Guimarães, Matilde Rosa e Mariana Silva.
Intervalo: 16-12
Resultado Final: 31-25
“Do ponto de vista estratégico mantivemos a mesma abordagem em todos os jogos, ou seja, defendemos 6:0 e atacámos a partir de três combinações básicas que temos, procurando focarmo-nos nas questões individuais, nomeadamente nos aspetos fundamentais do ataque, da agressividade, da intensidade nos duelos ofensivos e defensivos. Essa foi a principal preocupação e como é obvio, assegurar uma transição defesa-ataque de qualidade, porque, particularmente no jogo de hoje, tivemos muitas dificuldades na recuperação defensiva e sofremos alguns golos em transição, o que já não tinha vindo a ser hábito.” – começou por afirmar José António Silva, em relação a este jogo e à participação lusa no Torneio 4 Nações.
A preparação entra agora numa fase decisiva e, já a pensar nas três seleções que Portugal vai encontrar na Ronda Preliminar no Campeonato da Europa de sub-19 (Alemanha, Roménia e Islândia), o Selecionador Nacional refere que conseguiram retirar várias eleações desta participação e a equipa técnica tem já definida a linha de trabalho a partir desta segunda-feria, com o foco a recair nos “aspetos da tática e organização coletiva em função de um adversário em concreto, nas questões da estratégia, dos sistemas de jogo e até das combinações defensivas que pretendemos utilizar durante o Europeu. Amenizar algumas das nossas dificuldades e potenciar as nossas armas fortes.”
José António Silva termina dizendo que reconhece que a intensidade tem sido elevada, evidenciada nestes três jogos consecutivos mas garante que as atletas estão conscientes que este será um nível idêntico daquilo que Portugal vai encontrar no Europeu e motivadas para realizar uma boa prestação na grande competição que se segue.
Rita Guimarães foi eleita a Melhor Guarda-Redes do Torneio 4 Nações, enquanto que Naíde Gonçalves, a par da alemã Nieke Kühne, foram as melhores marcadoras, com 19 golos.
A Seleção Nacional sub-19 Feminina prepara-se agora para regressar a Portugal e vai continuar a estagiar até ao dia 30 de junho, na cidade da Maia. Mais tarde, no dia 3 de julho, Portugal entra em modo Europeu, e começa a trabalhar em Vila Nova de Gaia, antes da partida para a Roménia, já com a comitiva final para a participar no W19 EHF Euro 2023.
Torneio 4 Nações – Meudon-la-Forêt
Calendário:
22.06.2023 – 17h30 – Espanha x Portugal, 31-27 (16-14)
23.06.2023 – 17h30 – Portugal x Alemanha, 34-27 (18-12)
24.06.2023 – 17h30 – França x Portugal, 31-25 (16-12)