No segundo de dois jogos particulares com a Seleção de Angola, com vista na preparação do Campeonato do Mundo que tem início marcado para o dia 20 do corrente mês, Portugal – novamente orientado por Nuno Santos – somou o segundo triunfo.
7 inicial: Tiago Ferreira, Gabriel Viana, Nilton Melo, Vasco Costa, João Gomes, Bernardo Pegas e Ricardo Brandão
Vasco Costa liderou o ataque luso, assumindo o papel de central e, ao contrário do que vem sendo hábito, a formação das Quinas não apresentou qualquer troca defesa-ataque, tentando tirar proveito do sistema defensivo 5:1 para beneficiar das rápidas transições ofensivas. E foi isso que o atleta do FC Gaia Empril fez, assinando o primeiro golo do encontro. Seguiram-se minutos de bastante equilíbrio, com ambas as formações a apresentarem-se bem defensivamente e com os golos a surgirem, na sua maioria, através das rápidas transições.
À entrada do décimo minuto, Vasco Costa voltou a colocar o seu nome na lista de marcadores, dando pela primeira vez uma vantagem de dois para Portugal (6-4). Seguiu-se um período de inferioridade numérica lusa, que a seleção angolana tirou proveito para recolocar tudo em igualdade (6-6). O equilíbrio voltou a ser predominante, entre sucessivos empates e ligeiras vantagens lusas e nem uma paragem técnica por parte do treinador africano à passagem do minuto 19′ inverteu o ritmo do jogo.
Tiago Ferreira, com uma boa defesa, impediu um golo de livre de 7 metros e deu a oportunidade a Portugal de assumir, novamente, dois golos de vantagem que Vasco Costa não desperdiçou (12-10). A toada seguiu favorável aos comandados de Nuno Santos que asseguraram a vantagem até à saída para o descanso.
Intervalo: 14-12
No regresso dos balneários Pedro Oliveira dilatou a vantagem portuguesa (16-13) e uma boa entrada, essencialmente a nível defensivo – apoiada na exibição de Diogo Rêma Marques entre os postes – fez com que a Seleção Nacional aumentasse a diferença. À passagem do minuto 40′, o técnico angolano parou a partida para tentar encontrar os caminhos para a baliza portuguesa, no entanto, foram os lusos a sair melhor e a superiorizarem-se no encontro, 22-17 com a assinatura de Miguel Oliveira.
Paulatinamente a seleção africana foi melhorando os seus processos e, por conseguinte, aproximando no marcador, dado que levou Nuno Santos a solicitar um tempo técnico à entrada dos dez minutos finais (25-22). Apesar da interrupção, a Angola aproximou mas, instantes mais tarde, foram os portugueses a voltar a fugir no marcador (28-23).
Uma reta final bem conseguida por parte da seleção africana, com um parcial de 0-3, ainda tentou “assustar” os portugueses, mas António Machado colocou um ponto final nas ambições angolanas.
Resultado Final: 29-26
Jogos de Preparação
Resultados
06.06.2023 – 17h30 – Angola x Portugal, 29-35 (14-17)
08.06.2023 – 17h30 – Portugal x Angola, 29-26 (14-12)
O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship vai decorrer entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia.