2023 EYOF Maribor: Portugal perde com Noruega

Seleção Nacional sub-17 saiu derrotada frente à congénere nórdica e vai jogar este sábado pelo sétimo lugar, no encerramento da participação lusa no torneio na Eslovénia.

Terminada a Fase de Grupos, e já fora do top-4, Portugal segue na luta pela melhor classificação possível, depois de perder na tarde desta sexta-feira diante da Noruega por 25-35, tendo agora novo encontro marcado com a seleção de Montenegro, no jogo de atribuição do 7.º lugar este sábado, pelas 07h00 (hora portuguesa). Todos os jogos do 2023 EYOF Maribor serão transmitidos em direto AQUI.

7 inicial: Bernardo Sousa, Samuel Mendes, Miguel Fonseca, Gabriel Sequeira, Rafael Vasconcelos, José Nunes e Gonçalo Gomes

Os noruegueses foram os primeiros a marcar e rapidamente alcançaram uma vantagem de dois (2-4), no entanto os lusos tiveram uma reação contundente com Miguel Fonseca a abrir o ativo para um parcial de 5-0, que consumou a reviravolta e três golos de vantagem para a Seleção Nacional sub-17, à passagem do sétimo minuto de encontro (7-4). Bastaram dois minutos para que a resposta da Noruega surgisse (7-7) e o jogo assumiu uma toada de equilíbrio, com ligeiras vantagens lusas.

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, os noruegueses reconquistaram o comando do marcador (10-11) conseguindo desfeitear a defesa lusa recorrendo ao forte remate exterior que caracteriza o andebol nórdico. Em situação de dupla inferioridade numérica, Portugal sentiu mais dificuldades e viu a Noruega conquistar três golos de vantagem (10-13), o que levou João Varejão a dar uso ao seu primeiro time-out com 19 minutos decorridos. Apesar da intervenção, foram os nórdicos a seguir em crescendo e a dobrar a vantagem até à saída para o descanso.

Intervalo: 14-20

A Noruega aumentou a vantagem para oito (14-22) e dificultou as ambições lusas em alcançar o quinto lugar da competição. No entanto, os comandados de João Varejão não baixaram os braços e à passagem do minuto 10 reduziram a diferença para apenas cinco (18-23).

Um novo período de dupla inferioridade numérica voltou a dificultar as contas dos portugueses e a levar o jogo para os oito golos de diferença (18-26). Os lusos voltaram a reagir e, com 10 minutos por disputar reduziram novamente para cinco (24-29), levando o técnico norueguês a dar uso ao cartão verde. A paragem técnica surtiu efeito, com a Noruega a alcançar dez golos de vantagem e a carimbar a passagem para o jogo de atribuição do quinto lugar.

Resultado Final: 25-35

João Varejão, apesar da derrota, diz que a Seleção Nacional teve bons momentos durante o jogo e que há uma clara necessidade de investir em jogadores com indicadores físicos mais fortes: “Nós sabíamos que íamos defrontar um adversário forte, intenso na defesa e nas transições e, não obstante essa situação, tínhamos definido uma estratégia muito bem organizada no papel. Enquanto essa estratégia funcionou, nós conseguimos ter sucesso. O jogo foi equilibrado durante grande parte da primeira parte, depois tivemos algumas exclusões que fizeram com que a Noruega tivesse a jogar em superidade numérica e fez com que houvesse uma décalage no fim da primeira parte. Na segunda parte voltámos a estar próximos, mas a Noruega, à semelhança daquilo que tinha feito na primeira parte, esteve sempre por cima do jogo, mesmo quando nós tentámo-nos aproximar. Fizemos coisas muito interessantes, tanto no ataque como na defesa, mas se ontem, contra o Montenegro, os guarda-redes ajudaram a equipa com uma percentagem elevadíssima de sucesso, hoje tal não aconteceu. A Noruega acabou por vencer bem o jogo e evidenciou aquilo que já não é novidade para nós: precisamos de jogadores com outra envergadura, em várias posições. Há aqui um conjunto de situações que este torneio nos está a alertar e ainda bem que estamos cá para podermos comparar o nosso nível com estas equipas. Se ontem, ganhando por 20 golos não estava tudo bem, hoje também, tendo tido um jogo mais difícil com a Noruega, não está tudo mal. É o nosso caminho e vamos continuar, percebendo claramente onde é que temos que investir.”

Em relação ao jogo de despedida do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) – 2023 EYOF Maribor, novamente frente a Montenegro, o líder da Seleção Nacional sub-17 diz que a mais recente vitória ‘gorda’ não vai entrar nas contas deste novo desafio: “Vamos pensar que queremos fazer as coisas bem no jogo, percebendo como é que funciona a equipa de Montenegro. Cada jogo é um jogo. Até comentei com os jogadores que, às vezes, ganhar por um golo a uma equipa que já ganhámos por tantos até pode ser uma goleada, depende é um pouco da forma como fazemos a gestão dos jogadores e da equipa. Amanhã vamos proporcionar mais tempo de jogo a todos, eu próprio vou colocar dificuldades acrescidas à equipa para que os jogadores também possam crescer com isso.”

Calendário – 2023 EYOF Maribor
Fase de Grupos
24.07.2023 – 15h30 – Croácia x Portugal, 33-28 (19-15)
25.07.2023 – 15h30 – Portugal x Hungria31-37 (10-18)
26.07.2023 – 13h30 – Montenegro x Portugal19-41 (10-17)
5-8
28.07.2023 – 15h30 – Portugal x Noruega, 25-35 (14-20)
7-8
29.07.2023 – 07h00 – Portugal x Montenegro

O Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) – 2023 EYOF Maribor – decorre em Maribor, Eslovénia, de 24 a 29 de julho de 2023. Para mais informações sobre a décima sétima edição do evento pode consultar o website da competição AQUI.

Patrocinadores Institucionais