2023 EYOF Maribor: Portugal soma primeira vitória de forma expressiva frente a Montenegro

Seleção Nacional sub-17 despediu-se da Fase de Grupos com um triunfo por larga margem, fixado em 19-41; Comandados de João Varejão apontam agora ao 5.º lugar.

7 inicial: Bernardo Sousa, Francisco Oliveira, Gabriel Sequeira, Miguel Fonseca, Leonardo Anastácio, José Nunes e Gonçalo Gomes.

Depois de duas derrotas, a Seleção Nacional sub-17 teve, pela primeira vez, motivos para sorrir no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) – 2023 EYOF Maribor, ao vencer a seleção de Montenegro por uns expressivos 19-41, na sequência de uma exibição segura, quer ofensiva quer defensivamente, e de elevado nível motivacional.

Terminada a Fase de Grupos restam dois jogos até ao fim da competição. Segue-se agora para Portugal um dia de descanso e logo depois a disputa pelo 5-8 lugares, em que o próximo desafio será esta sexta-feira, frente à Noruega, às 15h30 (hora portuguesa). Em caso de vitória, Portugal continua na corrida pelo 5.º lugar, caso perca, o melhor resultado possível passa a ser o 7.º posto. Todos os jogos do 2023 EYOF Maribor serão transmitidos em direto AQUI.

Frente a um 5:1 defensivo apresentado pela seleção de Montenegro, Portugal apresentou-se pouco eficaz no começo da partida e permitiu um parcial contrário de 3-1, com cinco minutos decorridos. Até aos 11 minutos inverteram-se os papéis e a Seleção Nacional sub-17 consumou a reviravolta, tendo chegado ao 4-6, ultrapassando com sucesso as dificuldades inerentes a um primeiro período de inferioridade numérica e contando com a ajuda do guarda-redes Bernardo Sousa.

Nesta altura, o selecionador montenegrino pediu time-out e, no recomeço, João Varejão apostou num sistema defensivo mais profundo, o que contribuiu para que aparecesse uma inédita vantagem de três golos, aos 14 minutos (5-8). Seguiu-se um período em que, desta vez, Portugal não se deu bem em situações de inferioridade numérica e a seleção de Montenegro aproveitou para voltar a restabelecer o empate (8-8), à entrada para os 10 minutos finais da primeira parte.

O nó demorou a desatar mas, quando aconteceu, resultou numa avalanche de superioridade da equipa lusa, que assinou um impressionante parcial de 9-2, para fechar as contas do primeiro tempo com sete golos de vantagem.

Intervalo: 10-17

Na segunda parte manteve-se a toada e com apenas 35 minutos decorridos, os internacionais portugueses já festejavam 11 golos à maior (11-22), com destaque individual para Samuel Mendes, autor de três dos cinco golos lusos nesse parcial de 5-1.

Portugal aproveitou depois um período de dupla superioridade para dilatar ainda mais a contagem e até aos 42 minutos voltou a aparecer uma verdadeira lição tática dos comandados de João Varejão, que alcançaram 17 golos de vantagem (13-30). Se na primeira parte, Bernardo Sousa foi destaque entre os postes, na segunda metade foi a vez de Francisco Silva mostrar inspiração e qualidade.

Já com as ambições completamente destroçadas, o melhor que a seleção de Montenegro conseguiu foi assinar dois golos consecutivos (14-30/15-30), algo que já não acontecia desde os 18 minutos da primeira parte. O crescimento luso não abrandou e, no final, 22 golos separaram as duas seleções.

O ponta-esquerda Samuel Mendes foi o melhor marcador da partida, com nove remates certeiros.

Resultado Final: 19-41

Para João Varejão, o desfecho do duelo desta tarde traduz em pleno aquilo que tem vindo a ser trabalhado, refletido numa grande competência coletiva da Seleção Nacional: “Vamos colocar as coisas com alguma tolerância: não ficar demasiado tristes quando perdemos, nem demasiado eufóricos, quando ganhamos. Nós tivemos dois jogos difíceis contra duas grandes equipas [Croácia e Hungria], mas também sabemos que aquilo que nós treinamos contra seleções como de Montenegro, também tem sucesso, assim como também teve contra a Croácia e Hungria. Mas hoje os nossos guarda-redes estiveram muito bem, todos os atletas estiveram um pouco mais assertivos, o adversário também percebeu que, perante o sucesso dos nossos guarda-redes, as coisas ficaram cada vez mais difíceis e nós acabámos depois por gerir o jogo. Defendemos melhor, marcámos muitos golos em contra-ataque e, de facto, queríamos muito vencer porque também acreditávamos naquilo que estamos a trabalhar ao longo deste tempo. Hoje foi o cumprir disso mesmo, contra um adversário que não sendo tão forte, também nos dificultou a tarefa, mas tivemos sucesso.”

O Selecionador Nacional sub-17 realça a importância destes atletas atravessarem esta maré de exigência e competitividade internacional para evoluírem e recordou a edição passada do EYOF: “Eu já falei com os atletas e recordei o sentimento do último EYOF [em que Portugal garantiu a medalha de bronze, em 2022] e disse-lhes que todos nós gostamos de ganhar medalhas e de ter sempre o melhor resultado possível, mas não nos podemos esquecer que há outras circunstâncias que contam, como por exemplo, o facto nós termos atletas que identificados neste escalão mas que estão integrados na preparação para o Mundial sub-19, na Croácia, que não estão aqui e, por isso, trouxemos outros atletas para lhes darmos outro tipo de experiência e que nem sempre estão tão bem preparados como outros. No ano passado, realizámos os mesmos cinco jogos que vamos fazer este ano aqui no EYOF e somámos três vitórias e duas derrotas, com a Alemanha e com a Dinamarca. E agora as duas derrotas que tivemos, nos primeiros jogos, foram com Croácia e Hungria. Vamos agora ter outra vez dois bons jogos em que podemos lutar pela vitória e isso é o mais importante. Agora, contra a ‘fina nata’ do 1.º ao 4.º é sempre difícil. No ano passado conseguimos lá estar, este ano não conseguimos, mas vamos continuar a dar o máximo até ao fim.”

Calendário – 2023 EYOF Maribor
Fase de Grupos
24.07.2023 – 15h30 – Croácia x Portugal, 33-28 (19-15)
25.07.2023 – 15h30 – Portugal x Hungria31-37 (10-18)
26.07.2023 – 13h30 – Montenegro x Portugal, 19-41 (10-17)
5-8
28.07.2023 – 15h30 – Portugal x Noruega

O Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) – 2023 EYOF Maribor – decorre em Maribor, Eslovénia, de 24 a 29 de julho de 2023. Para mais informações sobre a décima sétima edição do evento pode consultar o website da competição AQUI.

Patrocinadores Institucionais