Almada recebeu, pela primeira vez, uma edição do maior evento formativo, para treinadores de Andebol, que pretendeu debater o estado do andebol atual, como pode influenciar o futuro da modalidade em Portugal e prever as tendências do jogo num ambiente de enorme partilha de conhecimento e principalmente de muito convívio entre todos os treinadores participantes, que foram mais de 300 no total.
Este domingo, começou o último dia de preleções, em Almada, com um À Conversa com Paulo Pereira, Selecionador Nacional A Masculino e moderação de Luís Santos, uma preleção do Mats Olsson, com o tema “O treino do Guarda-Redes”, seguido duma sessão prática, levada a cabo por Ambros Martin, com “La velocidad en contrataque y las distintas posibilidades de finalización“.
Durante a parte da tarde, houve lugar a dois painéis, o primeiro de “Análise do Adversário” com Carlos Ortega e “Plano de Jogo” com Ambros Martín, ambos com moderação de Luís Santos. O 20º Congresso Técnico Científico terminou com uma preleção de Gonçalo Miranda sobre “Estrutura de um clube da base ao topo – VfL Gummersbach”.
O 20º Congresso Técnico Científico foi uma organização da Federação de Andebol de Portugal, com o apoio do do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Almada, do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes e do Almada AC, que está homologado pela Federação Europeia de Andebol (EHF), para a renovação da EHF Pro License e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC (presencial) e 1,5 UC (online).