O município voltou a ser o coração do Andebol de Praia, este fim-de-semana, e coroou os novos Campeões Nacional dos Escalões de Formação. Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres fez o pleno de conquistas na vertente masculina, enquanto que o género feminino contou com três vencedores diferentes. Em simultâneo, no Estádio do Viveiro, decorreram também duas competições seniores: o II Portugal Open e os Circuitos Regionais 22/23 – Fases de Apuramento para o Portugal Beach Handball Tour 2024.
Mais uma vez, e com um forte apoio vindo das bancadas, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres foi figura central deste fim-de-semana na Nazaré, ao conquistarem o pleno nas três vertentes.
No escalão sub-18, uma emocionante final terminou com a formação de Espinho a fazer a festa de Campeão Nacional, ao bater a Nazaré BHT, por 2-0, com os parciais de 14-25 e 30-31. A formação do 360 BHT conquistou uma histórica medalha de bronze, após levar de vencida (2-1) a Associação Desportiva OSN, que repete assim o 4.º lugar conquistado na temporada passada. O 5.º lugar ficou entregue à equipa do GRD Leça SPAR, que derrotou o Chelsea Beach Handball, por 2-0.
Quanto ao escalão sub-16, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres derrotou na final a Associação Desportiva OSN, em duelo que teve que ser dedo em shoot-out. A medalha de bronze pertenceu ao CAP Aveiro, que se superiorizou ao GRD Leça SPAR, por 2-0. Pelo mesmo resultado ficou fechado o duelo recente ao 5-6 lugares, vencido pela Nazaré BHT frente ao AS Académico de Leiria.
Por fim, o escalão sub-14 – competição que não contempla o título de Campeão Nacional – teve a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres como grande vencedora, mesmo depois de ter terminado em 2.º lugar do Grupo A. Na final, os jovens espinhenses garantiram a medalha de ouro ao derrotarem a Associação Desportiva OSN, que ficou com a medalha de prata, por 2-0. A fechar o pódio ficou o GRD Leça, após vencer a Nazaré BHT, por 2-1. O CAP Aveiro garantiu o 5.º posto, depois de vencer o Chelsea SH Imobiliária, por 2-0.
MVP sub-18: Gonçalo Rolo (Nazaré BHT)
Melhor Guarda-Redes sub-18: Eduardo Magalhães (EFE Os Tigres)
MVP sub-16: Rafael Baptista (Associação Desportiva OSN)
Melhor Guarda-Redes sub-16: David Vieira (EFE Os Tigres)
MVP sub-14: Martim Bastos (EFE Os Tigres)
Melhor Guarda-Redes sub-14: Gabriel Baptista (GRD Leça)
Se na temporada passada, o GRD Leça Love Tiles venceu duas das três categorias, este ano o desfecho foi diferente, com três vencedores diferentes consagrados.
A formação de Leça da Palmeira, repetiu o feito de 2021/2022 e sagrou-se Campeã Nacional no escalão sub-18, após vencer na final a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, por 2-0. Na luta pelo bronze, e apesar de ter garantido o 1.º lugar do Grupo A, a equipa do BRR11/Qualcroqui teve que se contentar com o 4.º lugar da geral, uma vez que não conseguiu ultrapassar a Nazaré BHT (2-1), que fechou o pódio. A Associação Desportiva OSN bateu a AS Académico Leiria, por 2-0, no jogo do 5-6 lugares.
Quanto ao escalão sub-16, a AS Académico Leiria conquistou o histórico título de Campeã Nacional, sucedendo assim à Associação Desportiva OSN. Na final, a equipa leiriense derrotou o GRD Leça Love Tiles, por 2-0. A medalha de bronze foi entregue ao CJAG – KAKY’s, que fez a festa após derrotar o CAB CRD, por 2-1, no último jogo. Por fim, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres ficou colocada em 5.º lugar, ao vencer a Nazaré BHT, por 2-0.
No escalão sub-14, a equipa ‘da casa’, Nazaré BHT, venceu a competição, após derrotar na final o GRD Leça Love Tiles, em mais emocionante jogo que foi decidido em shoot-out (2-1). As jovens atletas da equipa do CAB CRD garantiram as medalhas de bronze, após uma vitória frente ao AS Académico Leiria, por 2-0. A formação dos Vegetas BHC derrotou a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, por 2-1, e garantiu o 5.º lugar.
MVP sub-18: Maria Marques (Nazaré BHT)
Melhor Guarda-Redes sub-18: Rita Guimarães (GRD Leça Love Tiles)
MVP sub-16: Matilde Domingues (AS Académico Leiria)
Melhor Guarda-Redes sub-16: Maria Almeida (GRD Leça Love Tiles)
MVP sub-14: Eliana Estrela (Nazaré BHT)
Melhor Guarda-Redes sub-14: Larissa Galinskas (GRD Leça Love Tiles)
Numa competição que englobou seis equipas masculinas e quatro femininas, o grande objetivo era a qualificação para a edição do próximo ano do Portugal Beach Handball Tour, mas apenas duas de cada vertente seriam as felizardas.
No masculino, a grande vencedora foi a equipa ‘B’ dos Vegetas BHC, que terminou o fim-de-semana com um registo 100% vitorioso, no entanto, pelo facto de já estar representada na prova, a qualificação não poderia acontecer. Dessa forma, o CAB CRD, terceira classificada da geral fez a festa e estará presente no circuito em 2024. Também a recém-criada equipa do Full Stamina AL, que garantiu um inesquecível 2.º lugar ao perder na final com os Vegetas BHC ‘B’, por 2-1, garantiu a tão ambicionada qualificação para o PBHT ’24.
Associação Desportiva OSN ‘B’ (também sem hipóteses de qualificação), AS Académico de Leiria e Eskubaloia Baloratua completaram a classificação.
No que toca ao feminino, as grandes vencedoras da competição foram a GB Team e o Chelsea Beach Handball, 1.º e 2.º classificados da geral, que vão assim estar presentes no PBHT em 2024. A final ficou decidida em 2-0. Sem a mesma sorte, ficaram AS Académico Leiria (3.º) e CAB CRD (4.º).
Na vertente feminina, apenas duas equipas participam no Portugal Open: Nazaré BHT e Vegetas BHC. Nos dois duelos realizados este sábado entre os dois conjuntos, registou-se uma vitória para cada lado, ambas por 2-0. Este domingo, Nazaré BHT e Vegetas BHC voltaram a medir forças pela terceira e última vez e o vencedor foi a equipa da casa, por 2-0, com os parciais de 12-11 e 26-12.
Na vertente masculina, houve três equipas em prova. A Nazaré BHT, conquistou duas vitórias no primeiro dia e garantiu entrada direta na final, enquanto que a Associação Desportiva OSN e o Cincomaisum AC tiveram que realizar um jogo de apuramento para a final, que acabou por sorrir ao Cincomaisum AC, por 2-1. Na grande final, a formação da Nazaré voltou a sorrir (2-1, com os parciais de 23-18, 16-24 e 7-4 em shoot-out), fez o pleno de vitórias na competição e festejou a conquista do troféu.