O fim da época desportiva 2022/2023 não significa que o Andebol tenha ficado em stand-by, bem pelo contrário. Que o digam os municípios de Lagoa, Viana do Castelo e Estarreja, que receberam três torneios de grande dimensão ao nível da formação e cujo sucesso dos mesmos ajudou a uma projeção e consolidação do gosto pela da modalidade entre os mais novos, a juntar a incontáveis momentos de convívio e partilha de experiências, que irão perdurar na memória de todos os protagonistas.
A Festa do Andebol 2023 – Encontro de Seleções Regionais (sub-14) decorreu de 15 a 18 de junho, em Lagoa; mais tarde, de 29 de junho a 2 de julho foi a vez do Encontro Nacional de Minis colorir a Cidade Europeia do Desporto e o Encontro Nacional de Infantis decorreu em Estarreja, de 1 a 4 de julho. No total, foram mais 450 jogos realizados, em quase 20 recintos (indoor e ao ar livre), mais de 2000 envolvidos, entre atletas, dirigentes e treinadores, e muitos golos, sorrisos e recordações. O apoio das respetivas Câmaras Municipais revelou-se, uma vez mais, fundamental para que os três eventos fossem um sucesso.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, esta convencido de que os milhares de jovens aqui presentes ficaram ainda mais próximos da modalidade e que são também iniciativas como esta que fazem o Andebol crescer, ano após ano:
“Este final de época foi palco de um conjunto de iniciativas envolvendo milhares de atletas em diversos locais do país. Os Encontros Nacionais de Minis e Infantis, em Viana do Castelo e Estarreja, respetivamente, ou a Festa do Andebol (Encontro de Seleções Regionais), em Lagoa, são um bom exemplo da dinâmica e do trabalho que está a ser desenvolvido por todos os envolvidos na modalidade. Quero realçar esse trabalho, porque só como grande envolvimento e determinação é possível chegar aqui. As autarquias onde organizámos estes diversos eventos merecem também uma palavra de reconhecimento, porque sem esse apoio não seria possível. Estou certo de que, depois destas iniciativas, os jovens envolvidos ficaram ainda mais próximos do Andebol e a modalidade mais forte para a próxima época. Vamos continuar com o nosso trabalho. Todos juntos.”