EHF European League: Grupos definidos para a edição 2023/2024

Sporting CP vai disputar Grupo H; SL Benfica reencontra Alexandre Cavalcanti no Grupo A; Águas Santas Milaneza e ABC de Braga ficarão colocados nos Grupos C e D, respetivamente, caso vençam a Ronda de Qualificação.

A sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) recebeu, esta sexta-feira, o sorteio da Fase de Grupos da renovada EHF European League, em que as duas equipas portuguesas qualificadas diretamente, Sporting CP e SL Benfica, ficaram a conhecer o seu destino, bem como ABC de Braga e Águas Santas Milaneza, que terão que ultrapassar a ronda única de qualificação para se juntarem aos emblemas da capital. Será a primeira vez que a Fase de Grupos da segunda competição mais importante da Europa conta com 32 equipas, na sequência de uma reformulação do formato competitivo para a época 2023/2024.

O Sporting CP, vice-Campeão Nacional, que alcançou de forma inédita os Quartos de Final da EHF European League em 2022/2023, ficou colocado no Grupo H e terá como adversários o MOL Tatabanya KC (Hungria), o KGHM Chrobry Glogow (Polónia) e o vencedor do duelo entre Fraikin BM Granollers (Espanha)/CSM Constanta (Roménia), da Ronda de Qualificação.

O histórico vencedor da edição 2021/2022 da prova europeia e terceiro colocado no plano interno na época passada, SL Benfica, vai disputar o Grupo A, que já é apelidado de “Grupo da Morte”, juntamente com HBC Nantes (França), onde atua o português e velho conhecido das Águias, Alexandre Cavalcanti, e ainda IFK Kristianstad (Suécia) e o vencedor do jogo entre os emblemáticos Rhein-Neckar Löwen (Alemanha) e HC Vardar 1961 (Macedónia do Norte), que recentemente contratou o lateral Nilton Melo, internacional sub-21.

No que toca a ABC de Braga e Águas Santas Milaneza, caso sejam felizes na Ronda de Qualificação, este será o caminho a traçar na Fase de Grupos:

Os minhotos, que garantiram o 4.º lugar no Campeonato Placard Andebol 1, ficarão colocados no Grupo D, com RK Nexe (Croácia), MSK Povazska Bystrica (Eslováquia) e Skjern Handbold (Dinamarca), onde atua o jovem lateral português Joaquim Nazaré.

Por sua vez, os maiatos – que fecharam o top-5 interno na época transata – têm uma vaga à espera no Grupo C, juntamente com os já qualificados REBI Balonmano Cuenca (Espanha), dos portuguesas Daniel Neves e Miguel Espinha Ferreira, RK Gorenje Velenje (Eslovénia) e IK Sävehof (Suécia).

EHF European League 2023/24
Fase de Grupos

GRUPO A
HBC Nantes
IFK Kristianstad
SL Benfica
Rhein-Neckar Löwen/HC Vardar 1961

GRUPO B
Górnik Zabrze
AEK Athens
HC Kriens-Luzern
Ystads IF HF/”Recken”-TSV Hannover-Burgdorf

GRUPO C
REBI Balonmano Cuenca
RK Gorenje Velenje
IK Sävehof
Pfadi Winterthur/Águas Santas Milaneza

GRUPO D
RK Nexe
MSK Povazska Bystrica
Skjern Handbold
ABC de Braga/RK Trimo Trebnje

GRUPO E
Kadetten Schaffhausen
Elverum Handball
SG Flensburg-Handewitt
HC Lovcen-Cetinje

GRUPO F
Bjerringbro-Silkeborg
HC Alkaloid
BM Logroño La Rioja
HC Vojvodina

GRUPO G
Füchse Berlin
Dinamo Bucuresti
Chambery Savoie Mont Blanc HB
RK Izvidac

GRUPO H
Sporting CP
MOL Tatabanya KC
KGHM Chrobry Glogow
Fraikin BM. Granollers/CSM Constanta

As duas equipas que terminarem nos dois primeiros lugares de cada grupo irão qualificar-se para o recém-criado Main Round, que não irá necessitar de sorteio. Os emblemas qualificados dos Grupos A e B formarão um grupo no Main Round, com os Grupos C e D, E e F, e G e H a progredirem da mesma forma. Cada equipa levará para o Main Round os pontos conquistados contra a equipa que também se qualificou no seu grupo.

A fase de qualificação terá lugar entre 26 de agosto e 3 de setembro de 2023, antes do início da Fase de Grupos, marcado para 17 de outubro.

Patrocinadores Institucionais