Portugal Beach Handball Tour 2023: Espinho foi palco da segunda etapa e já há semi-finalistas

Duas equipas repetem presença nas Meias Finais na vertente masculina, face à etapa inaugural, que decorreu na Nazaré e o mesmo acontece com três formações no feminino; Prova prossegue este domingo a partir das 09h30.

Seniores Femininos

A formação vencedora da vertente feminina na etapa inaugural, na Nazaré, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres / UNLOCK Energy, teve muitos motivos para sorrir no primeiro dia em Espinho, ao qualificar-se mais uma vez para as Meias Finais, depois do pleno de vitórias no Grupo A e o respetivo primeiro lugar e novo triunfo diante da Antuã BHT, para carimbar a passagem.

O GRD Leça Love Tiles, única equipa feminina que representou Portugal nas areias de Antalya, no EBT Finals 2023 que culminou no 6.º lugar, repetiu o feito da equipa rival de Espinho e também venceu os três jogos no Grupo B, terminado o dia com o decisivo triunfo frente aos Vegetas BHC, que deu a segunda qualificação seguida para as Meias.

Quanto à Nazaré BHT, terceira colocada na primeira etapa que decorreu ‘em sua casa’, terminou o dia com dois triunfos e uma derrota no Grupo B, seguidas de uma vitória por 2-0 diante da Associação Desportiva ADG – última colocada na Etapa 1, para continuar a lutar pelo troféu.

Por último, mas não menos importante, a AD Fortitudo BH conseguiu melhorar o 6.º lugar alcançado na Nazaré e vai marcar presença pela primeira vez nas Meias Finais do PBHT 2023, em Espinho. O feito foi alcançado depois de apenas uma vitória e duas derrotas no Grupo B, e de uma muito festejada vitória diante da Associação Desportiva OSN, por 2-0.

Nas Meias Finais, a EFE – Os Tigres / UNLOCK Ener tem encontro marcado com a Nazaré BHT; enquanto que o GRD Leça SPAR vai defrontar a AD Fortitudo BH.

Em sentido inverso, Antuã BHT, Associação Desportiva ADG, Vegetas BHC e Associação Desportiva OSN vão disputar o 5-8 lugares.

Seniores Masculinos

Os vencedores da primeira etapa, que decorreu na Nazaré, GRD Leça SPAR, repetiram o feito e voltaram a carimbar presença nas Meias Finais, desta vez nas areias de Espinho. A equipa de Leça da Palmeira, quinta classificada no EBT Finais 2023, que teve lugar na Turquia, fechou as contas do Grupo A na segunda posição, com duas vitórias e uma derrota e, mais tarde, derrotou a Nazaré BHT (2-0) para continuar na luta pela vitória da etapa.

Outro dos reincidentes, a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres / UNLOCK Energy, que terminaram na segunda posição na etapa inaugural, vão estar novamente na discussão do título ‘em casa’, depois do pleno de vitórias no Grupo B e respetivo primeiro lugar, antes de um triunfo diante da Associação Desportiva OSN – última classificada na Nazaré – por 2-0, que confirmou a presença nas Meias Finais.

A fase decidida da segunda etapa terá dois emblemas diferentes daqueles que disputaram as Meias Finais na Nazaré: a equipa dos Vegetas BHC seguiram em frente no topo do Grupo A, com duas vitórias e uma derrota e fecharam o dia com um triunfo frente ao CAP Aveiro, 7.º colocado na primeira etapa.

O lote de qualificados para as Meias Finais fica completo com a equipa Cincomaisum AC, segundo classificado do Grupo B (uma vitória e uma derrota), que no jogo das decisões levou a melhor sobre o Esfera Andebol Masters, por 2-0.

Nas Meias Finais, o GRD Leça SPAR vai defrontar a formação dos Vegetas BHC; já a EFE – Os Tigres / UNLOCK Ener vai jogar contra o Cincomaisum AC.

Nazaré BHT, Associação Desportiva OSN, CAP Aveiro e Esfera Andebol Masters vão disputar o 5-8 lugares, enquanto que ADAP Phoenix e Four Twenty BHC, este último que até terminou no top-5 na Nazaré, não vão além da disputa pelo 9-10 lugares.

Pode consultar o calendário das três etapas do Portugal Beach Handball Tour 2023 e da Fase Final de Subs, em baixo.
1ª Etapa
Nazaré – Estádio do Viveiro
01.07 e 02.07.2023

2ª Etapa
Espinho – Praia 37
15.07 e 16.07.2023

3ª Etapa
Espinho – Praia 37
22.07 e 23.07.2023

Fase Final de Subs
Nazaré – Estádio do Viveiro
28.07 a 30.07.2023

Patrocinadores Institucionais