Portugal Beach Handball Tour 2023: Segunda etapa trouxe novos vencedores em Espinho

PUB

Equipa masculina da EFE Os Tigres UNLOCK Energy e formação feminina do GRD Leça Love Tiles melhoraram os segundos lugares alcançados na Nazaré e sagraram-se vencedores na segunda etapa; Terceira etapa joga-se novamente em Espinho a 22 e 23 de julho.

Seniores Femininos

O GRD Leça Love Tiles foi o grande vencedor da segunda etapa do Portugal Beach Handball Tour 2023 na vertente feminina, depois de ter sido segundo classificado na Nazaré, na etapa inaugural, atrás da EFE Os Tigres UNLOCK Energy. Desta vez, a história foi diferente e mais feliz para a formação de Leça da Palmeira que começou por garantir o acesso à Final ao derrotar o AD Fortitudo BH, por 2-0. O set1 terminou em 16-12 e foi bastante mais equilibrado do que o segundo, que ficou fechado em 27-16.

Na outra Meia Final, a Nazaré BHT surpreendeu a EFE Os Tigres UNLOCK Energy, com uma vitória por 2-0, empurrando os vencedores da primeira etapa para a disputa pelo bronze, que acabariam por perder. Como se esperava o conjunto nazareno não teve facilidades mas venceu o primeiro set por 16-20 e o segundo por uma margem ainda mais curta: 23-24.

No jogo decisivo, o GRD Leça Love Tiles impôs total superioridade no set 1 e venceu por 14-27 mas teve que sofrer no derradeiro set, que acabou por triunfar por 22-24, para fazer a festa da conquista do primeiro lugar da segunda etapa, em Espinho.

Nota para a prestação da Associação Desportiva ADG nesta segunda etapa, em que conseguiu alcançar o 5.º lugar, depois de ter terminado em 8.º – e último – no arranque da competição na Nazaré, bem como a AD Fortitudo BH, que alcançou o primeiro pódio, após o 6.º lugar anterior.

No que toca às distinções individuais, Andreia Costa (GRD Leça Love Tiles) voltou a receber o prémio de “Melhor Guarda-Redes” da segunda etapa, tal como havia acontecido na Nazaré, ao passo que Catarina Oliveira (GRD Leça Love Tiles) recebeu o troféu de “Jogadora + Espetacular”.

A classificação final feminina da 2ª Etapa ficou definida da seguinte forma:
1º Classificado – GRD Leça / Love Tiles
2º Classificado – Nazaré BHT
3º Classificado – AD Fortitudo BH
4º Classificado – EFE Os Tigres UNLOCK Energy
5º Classificado – Associação Desportiva ADG
6º Classificado – Associação Desportiva OSN
7º Classificado – Vegetas BHC
8º Classificado – Antuã BHT

Seniores Masculinos

Também a vertente masculina conheceu um novo vencedor, com a equipa da casa, a EFE Os Tigres UNLOCK Energy, a fazer a festa e a alcançar o primeiro lugar pela primeira vez depois do segundo, na Nazaré, atrás do GRD Leça SPAR, que nesta etapa não foi além do último lugar do pódio. A formação espinhense, que havia terminado o primeiro dia de competição com um registo 100% vitorioso, deu continuidade ao derrotar a formação do Cincomaisum AC nas Meias Finais, por 2-0. Nesta partida, o primeiro set ficou fechado em 19-16 e o segundo, em 16-12.

No jogo da outra Meia Final, foi a vez dos Vegetas BHC levarem a melhor sobre o campeão da etapa inaugural, GRD Leça SPAR, também por 2-0. Duelo renhido e emocionante do princípio ao fim viu o primeiro set terminar em 20-19 e o segundo em 14-12.

Na grande Final e a jogar em casa, a EFE Os Tigres UNLOCK Energy foi implacável e garantiu a vitória no set 1 por 18-23, tal como aconteceu no set 2, que terminou com uma vantagem mais expressiva, em 12-24.

Apesar do desfecho negativo na final, a equipa dos Vegetas BHC conseguiu melhorar, por larga margem, o 6.º lugar alcançado na primeira etapa, tal como o Cincomaisum AC, que fechou o top-4 depois do 8.º lugar na Nazaré. Em sentido inverso, o Four Twenty BHC, 5.º classificado na etapa inaugural, despediu-se de Espinho na última posição.

A EFE Os Tigres UNLOCK Energy viu dois dos seus atletas serem corados com os troféus individuais, em que Bruno Lima foi eleito o “Melhor Guarda-Redes” da segunda etapa e Gabriel Conceição, recentemente eleito Melhor Jogador da Europa de Andebol de Praia, recebeu o prémio de “Jogadora + Espetacular”, em Espinho.

A classificação final masculina da 2ª Etapa ficou definida da seguinte forma:
1º Classificado – EFE Os Tigres UNLOCK Energy
2º Classificado – Vegetas BHC
3º Classificado – GRD Leça SPAR
4º Classificado – Cincomaisum AC
5º Classificado – Nazaré BHT
6º Classificado – Associação Desportiva OSN
7º Classificado – CAP Aveiro
8º Classificado – Esfera Andebol Masters
9º Classificado – ADAP Phoenix
10º Classificado – Four Twenty BHC

As emoções vão continuar em Espinho e a competição regressa já no próximo fim de semana, 22 e 23 de julho, com a realização da terceira etapa do circuito, na Praia 37.

Pode consultar o calendário das três etapas do Portugal Beach Handball Tour 2023 e da Fase Final de Subs, em baixo.
1ª Etapa
Nazaré – Estádio do Viveiro
01.07 e 02.07.2023

2ª Etapa
Espinho – Praia 37
15.07 e 16.07.2023

3ª Etapa
Espinho – Praia 37
22.07 e 23.07.2023

Fase Final de Subs
Nazaré – Estádio do Viveiro
28.07 a 30.07.2023

Patrocinadores Institucionais