Seleção Nacional sub-19: Dupla vitória contra a Hungria encerra preparação para o Mundial

Faltam três dias para a estreia de Portugal no IHF Men’s U19 World Championship, que vai decorrer na Croácia, de 2 a 13 de agosto; Comandados de Nuno Santos realizaram dois particulares contra a seleção magiar, em Balatonboglár.

A preparação para o Campeonato do Mundo do escalão sub-19 está oficialmente terminada e faltam agora três dias para a estreia de Portugal na grande competição. O mais recente estágio teve início em Rio Maior, durante quatro dias, seguido da viagem para território húngaro, onde a Seleção Nacional sub-19 defrontou a congénere magiar, em dois particulares, ambos com desfecho positivo para as cores lusas. Para a próxima terça-feira (dia 1 de agosto) está agendada a viagem de autocarro para a cidade de Varaždin, na Croácia, que fica a cerca de 150km da National Academy of Handball, em Balatonboglár (Hungria), onde se encontra a comitiva lusa.

Será em Varaždin que Portugal se vai depois instalar para disputar o Grupo A do IHF Men’s U19 World Championship, em que o jogo de estreia será frente à seleção do Ruanda, no dia 2 de agosto, às 10h00 (hora portuguesa). Argélia e a anfitriã, Croácia, são as outras equipas que compõe o grupo. O Campeonato do Mundo sub-19 contará com transmissão em direto no Canal 11.

Depois de ter perdido contra a Hungria no Torneio Triangular em Espanha, no passado dia 22 de julho, Portugal voltou a medir forças com a seleção magiar, na cidade de Balatonboglár – situada a pouco mais de 140km da capital, Budapeste – por duas vezes, na passada sexta-feira e logo depois, este sábado. O primeiro jogo terminou com a vitória da Seleção Nacional sub-19 por 33-28 (17-15 ao intervalo), em que o ponta José Ferreira se destacou com sete golos marcados; no segundo duelo houve mais equilíbrio, mas Portugal voltou a ser feliz ao carimbar um triunfo por 37-36 (18-17 ao intervalo), com destaque para os 10 golos apontados pelo central Tiago Sousa.

O Selecionador Nacional sub-19, Nuno Santos, descreve como é que foram os últimos dias de trabalho da comitiva lusa às suas ordens, desde o início do estágio em solo português:

“O estágio de Rio Maior foi útil porque permitiu nos naqueles dias, embora tenha sido tudo muito agitado, procurar recuperar os atletas, apesar de ainda termos alguns atletas com muitos ‘toques’, mas recuperá-los essencialmente do cansaço. Depois viajámos aqui para a Hungria, tivemos um contratempo logístico e fizemos o primeiro jogo sem treinar. Os jogos correram bem, já estávamos fisicamente um pouco melhor, mas a seguir ao segundo jogo, já sentimos outra vez algum cansaço e agora estamos a realizar apenas um treino por dia de pavilhão, complementado com trabalho de ginásio. Uma coisa mais tranquila, de forma a que os atletas consigam recuperar convenientemente para nos apresentarmos bem no Campeonato de Mundo. A intenção agora é um pouco essa, recuperar um pouco as mazelas e afinar algumas questões que nós entendemos que têm que ser melhoradas.”

A análise aos duelos particulares

Devido a um problema com as malas, o Jogo 1 até esteve em risco de se realizar, segundo Nuno Santos, que analisou a prestação lusa durante os 120 minutos, considerando que Portugal foi competente:

“O primeiro jogo, atipicamente até correu bem demais. Depois de uma viagem um pouco atribulada e confusa, acabou por correr bem e foi muito útil nesse jogo. Defendemos apenas em 6:0, procurámos explorá-lo durante algum tempo a esse sistema defensivo que, à partida, será o nosso sistema principal e as coisas correram bem. Mostrámos bastante competência, principalmente na fase defensiva e depois no contra-ataque, defendemos bem a procura da bola, conseguimos bastantes interceções e conseguimos fazer muitos golos no seguimento. No ataque organizado também demonstrámos alguma segurança e todos os atletas foram a jogo.”

“No segundo jogo, a primeira parte foi também interessante, estivemos a um bom nível, mas na segunda caímos muito em termos de qualidade, quer defensiva, quer ofensiva, mas isso foi transversal às duas equipas. Não gostei dos segundos 30 minutos, mas apesar de tudo, ganhámos, embora não fosse o mais importante, mas também o é. Depois de termos perdido com a Hungria por seis golos no Torneio Triangular, em Espanha, conseguirmos aqui duas vitórias foi importante para nós.”

O Main Round como primeira meta

Terminada a preparação para o IHF Men’s U19 World Championship, o balanço é positivo e a Seleção Nacional sub-19 e o primeiro objetivo já está definido, refere Nuno Santos:

“Considero que estamos a jogar bem neste momento, a defender bem, a mostrar presença em todas as fases do jogo, indicadores que foram evidentes nestes dois jogos da apresentação. Nós sabemos que isto são jogos de preparação, todas as equipas estão a procurar afinar todos os detalhes e a nossa intenção também é essa e queremos chegar na máxima força ao Mundial para depois alcançar o Main Round. Esse é um objetivo e a primeira meta que queremos atingir.”

2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo A
02.08.2023 – 10h00 – Portugal x Ruanda, Canal 11
04.08.2023 – 12h30 – Argélia x Portugal, Canal 11
05.08.2023 – 16h30 – Portugal x Croácia, Canal 11

O 10.º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, de 2 a 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.

Patrocinadores Institucionais