Seleção Nacional sub-19: Lusos saem derrotados frente à Hungria

Portugal perdeu com os magiares no primeiro jogo do Torneio Triangular em Espanha; Este domingo há novo desafio, frente à seleção anfitriã pelas 19h00.

Os comandados de Nuno Santos seguem a preparação para o IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023 – que vai ter lugar na Croácia – e durante o fim-de-semana estão em terras espanholas para disputar um Torneio Triangular organizado pelo país vizinho. Depois de um estágio em Fafe, seguiu-se novo momento de preparação em Setúbal antes da comitiva lusa viajar para Ciudad Real – palco do Torneio Triangular – onde Portugal defronta Hungria e Espanha.

Este sábado, foi dia de defrontar os magiares que esta sexta-feira sofreram uma derrota por 31-28 frente a Espanha, no jogo inaugural do Torneio.

7 inicial: Deniz Gunes, João Magalhães, Tiago Sousa, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Eduardo Leite e António Machado

A Seleção Nacional sub-19 voltou a apresentar o sistema defensivo 5:1, com João Magalhães a assumir o papel de defesa avançado. O jogo começou a sorrir aos portugueses, embora se tenha assistido a uma primeira parte dominada pelo equilíbrio, com a Hungria a assumir a liderança durante grande parte dos primeiros 30 minutos.

Eduardo Leite beneficiou de uma conquista na defesa para colocar os lusos na liderança (1-2) na reta inicial do encontro, mas um bom momento protagonizado pelo guardião magiar, colocou novamente os húngaros na dianteira (5-4). O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, com os ataques a superiorizarem-se às defesas e, sensivelmente a meio da primeira parte, Ruben Calunga colocava novamente tudo em igualdade, desta feita a 10.

Alguma falta de eficácia ofensiva traduziu-se em transições rápidas dos magiares, o que lhes permitiu alcançar três golos de vantagem (13-10), mas uma investida lusa, traduzida num parcial de 0-3 concluído por José Ferreira, devolveu a igualdade ao marcador à passagem do minuto 20. A Hungria seguiu com vantagens mínimas e Nuno Santos deu uso ao seu primeiro time-out com apenas seis minutos para o intervalo e 16-15 no marcador. Apesar da paragem, foram os húngaros a sair melhor e a reconquistar a vantagem de três (18-15), que acabou por se verificar aquando da recolha aos balneários.

Intervalo: 22-19

O recomeço da partida trouxe uma Seleção da Hungria determinada que desde logo estabeleceu nova maior vantagem (25-19) tirando proveito de algumas precipitações ofensivas lusas. Tiago Sousa desbloqueou o ataque português abrindo e concluindo um parcial de 0-3 que recolocou a turma orientada por Nuno Santos mais próxima no marcador (25-22). No entanto, nova investida por parte dos magiares refletiu-se em sete golos de vantagem (31-24).

Nuno Santos deu uso ao seu segundo time-out perto dos 40 minutos de jogo, mas os húngaros foram conseguindo garantir uma vantagem confortável. À entrada dos 15 minutos finais o marcador assinalava 34-25 a favor da Hungria. A diferença de dez acabou por surgir (36-26) à passagem do minuto 47, quando o técnico húngaro solicitou um tempo técnico, de onde foram os lusos a sair melhor. José Ferreira e João Magalhães protagonizaram o arranque de uma pequena reação portuguesa (36-28). Apesar das investidas lusas, os magiares garantiram o seu primeiro triunfo no Torneio Triangular.

Resultado Final: 43-37

O técnico luso classificou o encontro deste sábado como tendo duas partes diferentes, até pelos sistemas defensivos apresentados, mas também pela prestação lusa. Nuno Santos reforçou que existe algum cansaço na comitiva lusa: “O jogo teve claramente duas partes distintas. Nós na primeira parte estivemos quase sempre no jogo. Em termos ofensivos jogámos bem. Em termos de defensivos, aqui ou ali, não fomos tão consistentes. E depois, na segunda parte, entrámos muito mal no jogo e também penso que isso se deve um bocado a algum cansaço, nós estávamos mesmo muito cansados. Entrámos mal na segunda parte, também já com outro sistema defensivo, o 6:0. E também não foi o 6:0 que nós pretendíamos, queríamos um 6:0 um bocadinho mais profundo, porque sabemos que eles iam estar mais desconfortáveis com uma defesa mais profunda. No início não conseguimos fazer isso e andámos sempre a correr atrás do prejuízo. Precipitámos também em alguns momentos ofensivos, levámos alguns golos contra ataque e criou-se ali uma decalagem que não queríamos que acontecesse, mas aconteceu.”

Sobre o último jogo de preparação em terras espanholas, frente à seleção anfitriã, segundo palavras de Nuno Santos, o objetivo passa por melhorar a prestação deste sábado: “Amanhã vai ser outro jogo, vamos procurar melhorar. Vamos utilizar na mesma os dois sistemas defensivos e obviamente vamos procurar ser mais competitivos durante mais tempo. O objetivo é procurar fazer melhor um bocadinho que hoje, embora a Espanha seja, na minha opinião, melhor do que a Hungria. Mas estamos a treinar, estamos no nosso caminho para no Mundial ver se conseguimos apresentar uma versão melhor desta equipa.”

Este domingo, os comandados de Nuno Santos voltam a entrar em ação pelas 19h00, desta vez frente à seleção anfitriã do Torneio Triangular, Espanha. Poderá assistir em direto ao duelo ibérico no canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano. O duelo entre Espanha e Hungria, realizado na passada sexta-feira, terminou com o triunfo espanhol por 31-28.

O IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023 tem lugar na Croácia de 2 a 13 de agosto e Portugal está inserido no Grupo A, onde terá como adversários a seleção anfitriã Croácia, Ruanda e Argélia, na Fase de Grupos.

Torneio Triangular
Calendário:
21.07.2023 – 19h00 – Espanha x Hungria, 31-28 (13-15)
22.07.2023 – 19h00 – Hungria x Portugal, 43-37 (22-19)
23.07.2023 – 19h00 – Espanha x Portugal

Patrocinadores Institucionais