W19 EHF Euro 2023: Main Round reserva duelos com Suíça e Suécia

Seleção Nacional sub-19 alcançou a fase principal do Campeonato da Europa e conseguiu levar dois preciosos pontos; Portugal tem encontro marcado com a seleção helvética esta terça-feira, às 15h30 – hora portuguesa.

A caminhada da Seleção Nacional sub-19 Feminina nesta edição do Campeonato da Europa da geração, a decorrer na Roménia, está a ser feita em trajetória ascendente e a trazer à tona valores como resiliência, superação ou espírito de sacrifício. Um grupo de atletas que juntam a qualidade individual ao trabalho rigoroso e contínuo, no qual José António Silva assume também a sua parte das responsabilidades, contribuíram para que a derrota no jogo inaugural, contra a Alemanha, não ferisse de forma alguma as ambições da comitiva lusa, e a resposta comprova-o: uma vitória frente à organizadora, Roménia, manteve o sonho vivo; e novo triunfo – expressivo – diante da Islândia, confirmou a passagem ao Main Round, com o bónus da obtenção de dois pontos que podem decisivos, graças à vitória das romenas frente às germânicas.

Este foi o melhor início de sempre de Portugal num Europeu feminino de sub-19 e também a primeira vez que o top-10 foi alcançado. Para esta geração de atletas está já igualmente assegurada uma vaga no 2024 IHF Women’s Junior World Championship, que vai decorrer na Macedónia do Norte, no próximo ano.

Depois de alcançar o lote restrito das oito melhores seleções sub-19 da Europa, ainda há mais estrada para percorrer para a nossa Seleção Nacional. Nesta altura, das oito seleções que compõe os dois grupos do Main Round, apenas três trouxeram dois pontos da ronda preliminar: Portugal (que tem a melhor diferença entre golos marcados e sofridos: +6), Suécia e Hungria, enquanto que Dinamarca e Montenegro trouxeram apenas um. Portugal e Roménia, companheiros na qualificação para o Main Round, assumem-se como as melhores no capítulo dos golos marcados – ambas com 106, seguidas de perto pela Dinamarca, que tem um total de 104 remates certeiros.

Os dois pontos arrecadados por Portugal poderão ser determinantes para que a presença nas Meias Finais passe de sonho a certeza mas, para isso, é necessário encarar a Suíça e a Suécia com máxima seriedade. O primeiro duelo será já esta terça-feira (15h30 – hora portuguesa), contra a seleção helvética, que se qualificou para o Main Round na 2.ª posição do Grupo A e, por isso, sem pontos, o que faz com que este possa ser um duelo de “tudo ou nada” para o adversário. Caso Portugal vença a Suíça e a Suécia derrote a Roménia, lusas e nórdicas seguirão automaticamente para as Meias do W19 EHF Euro 2023, um cenário que seria histórico para a Seleção Nacional e para o andebol luso.

A Campeã Europeia em título, Hungria, e a Suécia são as duas seleções que somam por vitórias todos os jogos realizados até esta parte.

Em jeito de balanço da participação da Seleção Nacional sub-19 no W19 EHF Euro 2023 até ao momento e projetando os futuros compromissos, José António Silva não escondeu a satisfação e garante que a abordagem até ao fim será a mesma, e essa passa por olhar para dentro antes de encarar os argumentos contrários: “Nós continuamos com o mesmo discurso, com a mesma atitude, as atletas têm sido impecáveis na interpretação disso mesmo. Como já referi, temo-nos centrado fundamentalmente na nossa identidade. Obviamente que, a partir daí, tentamos fazer pequenos ajustes em função do adversário, mas aquilo que nos preocupa é a nossa forma de jogar e temos conseguido transpor isso para dentro do campo com alguma qualidade. No meu entendiemento, isso refletiu-se em três bons jogos, no primeiro não conseguimos a vitória mas a qualidade de jogo que apresentámos acabou por ser boa, sem ser brilhante. Pecámos muito na eficácia e isso custou-nos caro. Nos outros dois jogos conseguimos um maior equilíbrio e, portanto, os bons momentos que tivemos acabaram por nos conduzir a vitórias seguras e perfeitamente justificadas. Relativamente ao futuro nesta competição, a abordagem vai ser exatamente a mesma.”

O líder máximo da Seleção Nacional diz que o facto de o jogo ser decisivo para a Suíça será tido em conta e que é sempre melhor estar na posição vantajosa em que Portugal se encontra para ambicionar seguir em frente. Quanto ao adversário em si, as características são diferentes das de Alemanha, Roménia ou Islândia: “Com o trabalho da equipa técnica que está aqui presente e dos elementos que ficaram em Portugal, mas que nos têm apoiado à distância, já iniciámos o estudo do jogo da Suíça. Penso que estamos bem identificados com a equipa suíça, já treinámos hoje, tentámos acertar alguns detalhes, antecipar alguns cenários e aquilo que se pode dizer é que é um adversário diferente dos que encontrámos até agora. As atletas suíças têm características diferentes do ponto de vista antropométrico, do ponto de vista do jogo, naturalmente, mas também dos problemas que coloca, quer na defesa, quer no ataque. Por outro lado, o facto de estarmos com dois pontos é sempre uma vantagem no Main Round, que é decidido em três jogos. Estamos à frente, o jogo é muito importante para nós – e estamos centrados em obter sucesso – mas, como é óbvio, para a Suíça assume um caráter decisivo no que diz respeito à possibilidade de aceder às Meias Finais.”

José António Silva, à sua imagem, recusa entrar em previsões e desvaloriza os recordes até então já batidos nesta competição, garantindo apenas que o futuro passa apenas por “tentar ganhar o próximo jogo e, a partir daí, as coisas surgirão naturalmente, seja em que sentido for.”

Calendário W19 EHF Euro 2023
Grupo B
06.07.2023 – 15h15 – Alemanha x Portugal, 27-26 (13-11)
07.07.2023 – 17h45 – Portugal x Roménia, 36-30 (17-15)
09.07.2023 – 15h30 – Portugal x Islândia, 44-26 (22-10)
Main Round I
11.07.2023 – 15h30 – Portugal x Suíça, EHFtv
12.07.2023 – 15h30 – Suécia x Portugal, EHFtv

O Campeonato da Europa sub-19 decorre de 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. Todos os jogos para ver em direto na EHFtv.

Patrocinadores Institucionais