W19 EHF Euro 2023: Portugal contra Roménia e uma medalha de bronze para conquistar

Seleção Nacional sub-19 volta a encontrar-se com a seleção organizadora, que já derrotou na Ronda Preliminar; Duelo final da competição para as lusas está agendado para este domingo, às 15h30 – transmissão em direto na EHFtv.

Chegou o momento das decisões para a Seleção Nacional sub-19, em Pitesti. A melhor campanha num Campeonato da Europa já foi assegurada por esta geração, por larga margem, mas ainda há espaço para continuar a sonhar, numa altura em que entrámos na derradeira fase da competição. Hungria e Dinamarca alcançaram a grande Final mas há uma medalha de bronze em disputa para a equipa portuguesa, que já mostrou que esse é um objetivo bem possível de ser alcançado. Para isso, é necessário derrotar a Roménia, seleção organizadora do Europeu que, tal como Portugal, saiu derrotada do jogo da Meia Final, diante das bi-campeãs Europeias. Agora, é tempo de ir buscar as últimas forças para que o último parágrafo de uma história incrível e sem precedentes seja escrito em bom português, com um final – ainda mais – feliz.

O último jogo da Seleção Nacional sub-19 no W19 EHF Euro 2023 está agendado para este domingo, às 15h30 – transmissão em direto na EHFtv.

O reencontro

No segundo jogo do Campeonato da Europa sub-19, ainda na Ronda Preliminar, Portugal deu um grito de afirmação e reação, frente à Roménia. Um triunfo por seis golos diferença (36-30) impôs a primeira derrota à seleção organizadora e foi a melhor resposta ao desfecho inglório do jogo de estreia das lusas contra a Alemanha. A partir daqui, foi sempre a subir até às Meias Finais, tal como as romenas. Quis o destino que as duas equipas traçassem depois caminhos idênticos e se reencontrassem no último dia de prova, em que só uma poderá agarrar a medalha de bronze.

Numa campanha em que coletivo fez verdadeiramente a diferença, particularmente na concentração e compromissos defensivos, não há como fugir às principais atiradoras deste Europeu sub-19, que tem um nome português no pódio, até ao momento. A lateral Luciana Rebelo, que no primeiro jogo contra a Roménia assinou uns impressionantes 12 golos – está na segunda posição das melhores marcadoras, com um total de 55 remates certeiros. Se alargarmos a lista para o top-5, encontramos as romenas Alisia Boiciuc (45) e Maria Lixandroiu (43).

O ‘inferno’ de Pitesti

A novíssima Pitesti Arena, inaugurada em dezembro de 2022, palco de grande parte dos jogos deste W19 EHF Euro 2023, vai receber os dois jogos decisivos da competição e, uma vez que Roménia se encontra em posição de lutar por uma medalha, é fácil prever que as bancadas estarão completamente cheias, com cerca de 5000 vozes a apoiar pela seleção da casa. Um ambiente já experienciado pelo Selecionador Nacional, José António Silva e pela lateral Carmen Figueiredo, aquando da visita da Seleção Nacional A Feminina para disputar a primeira mão do derradeiro Play Off de acesso ao IHF World Championship 2023, em abril deste ano.

O primeiro jogo entre Portugal e Roménia, na Ronda Preliminar do W19 EHF Euro 2023, apesar do natural apoio quase total às romenas, esteve longe de estar repleto, mas desta vez será diferente e a Seleção Nacional sub-19 terá também que superar as dificuldades extra-jogo que se esperam, para atingir o grande objetivo.

Em antevisão ao último jogo de Portugal no W19 EHF Euro 2023, José António Silva diz que as duas equipas vão apresentar-se algo limitadas fruto do cansaço acumulado ao longo de 10 dias de prova e que haverá espaço para surpresas fruto do conhecimento mútuo: “Relativamente ao jogo, nós conhecemos bem a equipa da Roménia, elas também nos conhecem bem, eventualmente haverá alguma surpresa de um dos lados na tentativa de introduzir um fator inesperado no jogo, mas o mais importante, neste momento, e um dos aspetos que me parece decisivo, é que amanhã vai ser o décimo dia da competição e há um desgaste natural em muitas jogadoras, não só da nossa parte mas também da parte da seleção romena, que ontem terminou o jogo [com a Hungria] com algumas dificuldades do ponto de vista físico, pelo que me pareceu. Nós também temos os nossos toques, também temos as nossas dificuldades, infelizmente para nós, hoje a Carmen Figueiredo teve que ir ao hospital porque está ligeiramente adoentada e, portanto, esse vai ser um fator decisivo. É isso que limita a aplicação de um plano de jogo, e ontem isso foi evidente, nós temos uma ideia concreta do que fazer mas as atletas por cansaço, por diversas incidências de jogo, às vezes não tem a frescura suficiente para tomar boas decisões. Isso faz parte deste tipo de competição.”

O Selecionador Nacional acredita que o ambiente intenso espero na Pitesti Arena, terá influência na forma como as internacionais lusas irão pensar o jogo e afirma que o sucesso irá surgir se a Seleção Nacional conseguir manter-se concentrada e jogar bem: “Em abril, com a Seleção Nacional A, sentimos o peso de um ambiente que não foi agressivo para nós, foi sim muito positivo para a equipa romena e que teve alguma influência na nossa prestação desportiva, sem dúvida absolutamente alguma. A seu tempo falaremos acerca disso, mas eu tenho que reconhecer que a nossa equipa se tem mantido completamente alheia àquilo que se vai passando à volta e focadísima naquilo que são as suas tarefas no jogo e o nosso plano de jogo. Portanto, o desafio é exatamente esse, é abstrairmo-nos do que se passa, de todo o contexto e mantermo-nos totalmente focados naquilo que temos de fazer. Temos que jogar bem e se jogarmos bem, provavelmente conseguiremos ter sucesso. Essa influência do público, acredito – e é uma expectativa que tenho -, que não se fará refletir tanto a nossa equipa mas influenciará eventualmente, quer os outros elementos que participam no jogo e, particularmente, a equipa romena.”

José António Silva termina com a ideia principal em relação à prestação lusa esta competição, independente do desfecho: “Aquilo que é importante reter é que, a acontecer uma medalha, será fruto do nosso trabalho e da nossa evolução. Mais importante é continuarmos todos a trabalhar para criar condições para que estas atletas consigam continuar a evoluir. Se nesse processo conseguirmos alcançar vitórias e obter uma medalha amanhã, seria ótimo e fantástico para todos. Agora, aquilo que fizemos até agora já será, certamente, um marco na vida de todos nós e, portanto, a medalha seria algo ótimo, mas não vai de forma alguma invalidar tudo aquilo que já fizemos.”

Calendário W19 EHF Euro 2023
Grupo B
06.07.2023 – 15h15 – Alemanha x Portugal, 27-26 (13-11)
07.07.2023 – 17h45 – Portugal x Roménia, 36-30 (17-15)
09.07.2023 – 15h30 – Portugal x Islândia, 44-26 (22-10)
Main Round I
11.07.2023 – 15h30 – Portugal x Suíça, 38-25 (20-12)
12.07.2023 – 15h30 – Suécia x Portugal23-30 (14-14)
Meias Finais
14.07.2023 – 15h30 – Portugal x Dinamarca35-38 a.p. (31-31 / 19-16)
3.º/4.º
16.07.2023 – 15h30 – Portugal x Roménia, EHFtv

O Campeonato da Europa sub-19 decorre de 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. Todos os jogos para ver em direto na EHFtv.

Patrocinadores Institucionais