7 inicial: Rita Guimarães, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Constança Sequeira, Luciana Rebelo, Júlia Figueira e Sofia Ferreira.
A estreia da Seleção Nacional sub-19 no Campeonato da Europa que decorre em Pitesti, na Roménia, não terminou com um desfecho feliz, mas mostrou uma equipa lusa com qualidade e vontade de chegar longe na competição. A eficácia na finalização acabou por trair as ambições de Portugal neste encontro com a Alemanha, que terminou em derrota, por 27-26. Agora é tempo de mudar o chip, descansar e preparar o próximo duelo na prova, que acontece já esta sexta-feria, às 17h45, frente à seleção organizadora, Roménia.
Assim foi a história do jogo de estreia de Portugal no W19 EHF Euro 2023:
Portugal deparou-se com uma defesa contrária profunda e o início de jogo ficou marcado por algum nervosismo de parte a parte, a juntar a algumas faltas técnicas, o que contribuiu para que em 11 minutos tivesse havido apenas seis golos. Foi a Seleção Nacional sub-19 a entrar melhor, com dois golos sem resposta (0-2), mas a Alemanha – que não marcou nos primeiros cinco minutos – cresceu e respondeu com um parcial de 3-0, finalizado aos oito minutos (3-2). Constança Sequeira empatou, três minutos depois.
A partir desse momento o jogo ganhou alguma velocidade e foi Portugal a voltar à carga, assinou quatro golos, sofreu apenas dois e voltou a reclamar uma vantagem de dois golos (5-7), como resultado de uma boa coesão e concentração defensivas. As comandadas de José António Silva até podia ter dilatado a diferença para patamares mais confortáveis, mas a guarda-redes alemã, Marie Weiss, ía negando de forma consecutiva as investidas lusas. Nota ainda para as tremendas dificuldades que a Alemanha foi sentindo no ataque e para os sucessivos ataques perdidos.
No entanto, aos 22 minutos, surgiu o primeiro time-out para Portugal, depois de as germânicas terem voltado a chegar ao empate (7-7) mas a paragem não teve o efeito pretendido: dois minutos depois, a Alemanha colocou-se a vencer por dois golos (10-8) e já no último minuto, alcançou uns inéditos três golos à maior (13-10). Nesta altura, Portugal sofria as dores da falta de eficácia nas ações ofensivas, mesmo em situações em que o ataque fluía até uma situação clara de golo.
Houve tempo ainda para Naíde Gonçalves reduzir antes do soar da buzina.
Intervalo: 13-11
A segunda parte começou com Portugal a apresentar uma defesa 5:1 profunda, com especial atenção às movimentações da alemã Nieke Kühne, que não prevaleceu muito tempo mas ajudou a que a diferença fosse reduzida para o mínimo (14-13).
Seguiu-se um jogo intenso, com vários momentos de parada e resposta, mas a muralha defensiva das germânicas parecia tornar-se cada vez mais difícil de ultrapassar e alguns erros ofensivos das atletas lusas contribuíram para que, já dentro dos 20 minutos finais, aparecesse uma inédita diferença de quatro golos (19-15) favorável à Alemanha. José António Silva fez uso do seu time-out.
As portuguesas saíram bem da paragem, reduziram novamente a diferença para dois golos (20-18), e recusavam-se a desistir da recuperação, que se previa difícil, mas não impossível. Com a ajuda da guarda-redes Rita Guimarães – e mesmo a desperdiçar algumas chances no caminho para a reviravolta – Constança Sequeira assinou o 24-23, aos 53 minutos, e a diferença que outrora já havia sido de quatro golos, era agora de apenas um.
Para os últimos cinco minutos, Portugal optou por defender individualmente uma das jogadoras mais perigosas da Alemanha e até teve oportunidade de empatar o jogo por duas vezes, mas não conseguiu ser feliz. Houve indecisão e luta até ao último segundo mas foram as alemãs a festejar uma difícil vitória na estreia no Europeu sub-19. Naíde Gonçalves, com sete golos marcados, foi a melhor marcadora do jogo.
Resultado Final: 27-26
No final da partida, o Selecionador Nacional lamenta os remates desperdiçados aos seis metros, que tiveram influência no desfecho da partida: “Sem termos feito um jogo tão conseguido como eu pretendia, penso que, no cômputo geral, fizemos um jogo organizado e com uma prestação interessante. Mas falhámos em algumas situações que, sinceramente, eu já não estava à espera que falhássemos. Nomeadamente na gestão de algumas situações do ponto de vista ofensivo, que tínhamos delineado outras situações para as abordar e não conseguimos implementar e é inevitável falar que não estivemos felizes na finalização, particularmente aos 6 metros. Falhámos muitos remates. Não há desculpas, tínhamos que marcar esses golos, tínhamos que fazer as coisas melhor para conseguir uma vitória e infelizmente não conseguimos. Temos que continuar a trabalhar, a melhorar o nosso jogo, tanto do ponto de vista coletivo quanto do ponto de vista individual, para que estes detalhes que às vezes nos impedem de fazer bons resultados desapareçam de uma vez.”
Segue-se a Roménia, a jogar em casa e com ambições fortes na competição que organiza. José António Silva garante que a equipa lusa sabe o que vai encontrar esta sexta-feira e está preparada para tentar dar uma boa resposta: “Creio que a Roménia investiu muito neste Campeonato Europa, não só na sua organização mas também do ponto de vista desportivo na sua equipa. Está a jogar muitíssimo bem. É uma equipa muito forte e nós vamos, certamente, ter algumas dificuldades amanhã, mas como tem sido hábito, vamos tentar de reorganizar, equilibrar, perceber aquilo em que não estivemos muito bem hoje para não voltarmos a cometer os mesmos erros. Mesmo sendo um adversário diferente, que coloca outro tipo de problemas, nós temos que nos centrar na nossa equipa, no nosso processo de jogo porque se tivéssemos resolvido bem os nossos problemas hoje, teríamos alcançado uma boa vitória. Não conseguimos, portanto continuamos focados particularmente na nossa equipa e naquilo que temos de fazer para melhorar e não tanto no adversário.”
W19 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo B:
06.07.2023 – 15h15 – Alemanha x Portugal, 27-26 (13-11)
07.07.2023 – 17h45 – Portugal x Roménia, EHFtv
09.07.2023 – 15h30 – Portugal x Islândia, EHFtv
O Campeonato da Europa sub-19 decorre de 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. Todos os jogos para ver em direto na EHFtv.