7 inicial: Matilde Rosa, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Naíde Gonçalves, Luciana Rebelo, Júlia Figueira e Sofia Ferreira.
A melhor reação possível à derrota no jogo inaugural do W19 EHF Euro 2023 aconteceu esta sexta-feira, em Pitesti. A Seleção Nacional sub-19 contrariou as adversidades e derrotou a Roménia por 36-30, mantendo vivo o sonho de chegar ao Main Round da competição. Segue-se agora um dia de pausa, mas com muito trabalho pela frente para preparar o jogo contra a Islândia, de encerramento do Grupo B, agendado para este domingo, às 15h30 (hora portuguesa) – transmissão em direto na EHFtv.
A história da primeira vitória lusa no Campeonato da Europa conta-se assim:
José António Silva repetiu cinco atletas no sete inicial face ao primeiro jogo contra a Alemanha, e apostou em Matilde Rosa na baliza e em Naíde Gonçalves – melhor marcadora lusa no duelo inaugural – na posição de central, para encarar a seleção organizadora do Campeonato da Europa.
A entrada em jogo foi muito positiva, com um parcial de 3-1, com destaque para o sucesso nas combinações com a pivô Sofia Ferreira, autora dos três primeiros golos lusos. Desde cedo que foi possível perceber que a lição estava bem estudada e que a determinação das atletas lusas era superior à pressão de jogar contra a equipa da casa, e aos sete minutos, Júlia Figueira colocou Portugal a vencer por quatro golos de diferença (6-2), o que motivou um pedido de time-out por parte da Roménia.
Como se esperava, a seleção contrária cresceu após a paragem e conseguiu reduzir a desvantagem para dois golos (7-5), mesmo em inferioridade numérica e o cenário ficou pior para Portugal quando o empate voltou a surgir (9-9), em cima dos 20 minutos, como consequência dos vários erros cometidos no ataque pela equipa portuguesa nesse período. Foi a vez de José António Silva pedir time-out.
A Seleção Nacional sub-19, que se apresentava bastante mais eficaz do que no primeiro jogo mas ainda com algumas falhas na tomada de decisão no ataque, conseguiu voltar ao comando e saiu mesmo para o descanso com dois golos à maior.
Intervalo: 17-15
Para a segunda parte, Constança Sequeira rendeu Carmen Figueiredo e a entrada em jogo voltou a ser feliz, com a ajuda de Matilde Rosa, com a diferença a aumentar de novo para quatro golos (19-15). A Roménia, que até então sentia algumas dificuldades no ataque fruto do bom desempenho defensivo das lusas, transformou a sua defesa em 5:1 com dois minutos jogados na segunda metade. A mudança acabou por resultar e aos 41 minutos voltou a verificar-se uma diferença mínima (23-22), mas Portugal não se deixou afetar e reagiu. Em cima dos 45 minutos, depois de um parcial de 4-2, a Seleção Nacional sub-19 voltava aos três golos à maior e a selecionadora da Roménia não viu outra opção que não a de parar o jogo.
Desta vez, a paragem foi positiva para Portugal, que avançou para uma defesa individual – que mais tarde haveria de passar para 5:1 – e a meta dos quatro golos apareceu de novo (28-24), aos 47 minutos, mas a equipa lusa queria mais e fez por isso: cinco minutos depois, Luciana Rebelo – uma das atletas em destaque da partida – assinou o 31-26, que dava cinco inéditos golos de vantagem a Portugal e com muitas responsabilidades para a prestação de Matilde Rosa entre os postes.
As comandadas de José António Silva mantiveram-se concentradas até ao final, e chegaram mesmo a dilatar a margem para seis, festejando uma grande e importante vitória no segundo jogo do W19 EHF Euro 2023.
Luciana Rebelo assinou uns impressionantes 12 golos em 13 remates efetuados e afirmou-se como a melhor marcadora do jogo.
Resultado Final: 36-30
José António Silva mostrou-se satisfeito com o resultado e com a exibição da equipa, que conseguiu reagir e corrigir alguns aspetos determinantes face ao duelo de estreia: “Foi uma excelente reação, que resultou numa excelente vitória contra um adversário forte, que investiu muito neste Europeu e que está muito bem, mas nós hoje fizemos um jogo bastante bom e merecemos, claramente, a vitória porque conseguimos colocar em campo alguns dos argumentos que ontem nos tinham faltado. Hoje, durante o dia, nas duas reuniões que tivemos e no treino, praticamente não falámos do nosso adversário, centrámo-nos, como eu tenho dito sempre, na nossa forma de jogar, que, creio eu, se for bem interpretada, permite resolver os problemas deste tipo de jogos. E assim foi. Estivemos mais organizados, mais focados, o espírito e a vontade de ganhar foi exatamente o mesmo, só que hoje demonstrámos uma eficácia superior e uma organização mais consistente durante todo o jogo.”
Manter os pés no chão e não entrar em ilusões é aquilo que o Selecionador Nacional espera que aconteça neste pós-jogo e garante que o fundamental para a progressão da equipa é o trabalho que se faz diariamente: “Não podemos estar dependentes de um bom resultado ou de um mau resultado, nosso trabalho tem que ser sempre assente no nosso processo de jogo e naquilo que fazemos no dia-a-dia. Assim como ontem foi tempo de discutir as coisas menos boas, hoje vai ser tempo de reforçar o que fizemos de bom, analisar algumas coisas que não fizemos bem e fazer com que toda a gente mantenha os pés no chão, a serenidade e a tranquilidade que demonstrámos hoje, e não entrar em qualquer tipo de ilusão relativamente ao futuro. Temos que manter a cabeça muito fria e perceber que há jogos bons, há jogos maus e aquilo que nos vai fazer progredir é a qualidade do nosso trabalho diário. Isso é que é o fundamental.”
Por fim, o líder da equipa lusa não quer entrar em contas matemáticas na competição e garante que o objetivo é vencer a Islândia este domingo, para que a Seleção Nacional possa garantir a qualificação para o Main Round, mas não será um confronto fácil: “A Islândia hoje fez um jogo muito duro hoje contra a Alemanha, no sentido competitivo, foi um jogo muito disputado, em que acabou por perder mas esteve sempre dentro do jogo até ao final. Portanto, vamos defrontar um aniversário competitivo, que no ano passado fez um 5,º lugar no Campeonato do Mundo, portanto tem alguma estrutura e qualidade. O cenário que temos em cima da mesa é claro, precisamos de uma vitória para passar ao Main Round e é esse o nosso único pensamento.”
W19 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo B:
06.07.2023 – 15h15 – Alemanha x Portugal, 27-26 (13-11)
07.07.2023 – 17h45 – Portugal x Roménia, 36-30 (17-15)
09.07.2023 – 15h30 – Portugal x Islândia, EHFtv
O Campeonato da Europa sub-19 decorre de 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. Todos os jogos para ver em direto na EHFtv.