No segundo dia do 25.º Torneio Internacional de Viseu – Feira de S. Mateus ’23, o top-3 do Campeonato Placard Andebol 1 da época passada foram a jogo e emoção não faltou. SL Benfica e FC Porto despediram-se da competição, os encarnados com uma vitória diante do estreante BM Torrelavega, ao passo que os Campeões Nacionais não foram além de uma derrota por três golos de diferença, que não apaga a boa réplica dada pela equipa azul e branca frente ao colosso húngaro, Telekom Veszprém HC, também de partida para casa. Por outro lado, o Sporting CP fez a sua estreia em Viseu e venceu de forma esclarecedora os dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg Håndbold, que estão igualmente de malas feitas para regressarem ao seu país.
A formação leonina volta a entrar em campo este domingo, para o jogo final do emblemático torneio da região de Viseu, frente aos espanhóis do BM Torrelavega, às 15h30 – transmissão em direto na Sporting TV e na andeboltv. O último dia de competição abre com novo confronto entre Portugal e Espanha, referente ao II Troféu Internacional Vida.
Frente a frente, estiveram duas equipas que vão voltar a medir forças na Fase de Grupos da EHF Champions League e que protagonizaram um grande jogo na abertura do segundo dia do torneio, logo após o duelo ibérico de Andebol em Cadeira de Rodas.
O FC Porto entrou em força, com um parcial de 0-2 e liderou o marcador até aos 11 minutos, quando o Telekom Veszprém HC assinou o 6-5 e reclamou para si a primeira liderança no marcador, numa altura em que os Dragões se encontravam em dupla inferioridade numérica. Apesar da boa prestância de Diogo Rêma Marques na baliza portista, a equipa húngara chegou mesmo aos dois golos de vantagem que foram anulados aos 20 minutos, pela mão do reforço espanhol Antonio Martínez – melhor marcador portista na primeira parte -, que finalizou um parcial de 0-3 para consumar nova reviravolta no marcador (11-12). O FC Porto mostrava-se confiante e totalmente recuperado da derrota por larga margem sofrida no primeiro dia do torneio frente ao Bjerringbro-Silkeborg Håndbold e foi conseguindo segurar uma vantagem que oscilou entre um e dois golos até ao intervalo.
Intervalo: 17-18
A entrada na segunda parte foi de excelência para os Campeões Nacionais, que concretizaram quatro golos sem resposta (17-22), em quatro minutos, o que motivou um pedido de time-out por parte do treinador Momir Ilić, com grandes responsabilizes para o jovem guardião internacional português Diogo Rêma Marques. A motivação portista estava em alta mas com o decorrer do jogo, a equipa lusa perdeu algum fôlego e, perto dos 45 minutos, permitiu uma ligeira aproximação fruto de algumas dificuldades no ataque, com o Telekom Veszprém HC a adaptar-se na defesa às investidas portistas. No entanto, só aos 55 minutos é que o empate voltou a surgir (30-30), algo que já não se via desde o 17-17, ainda antes do intervalo, naquele que estava a ser o pior período do FC Porto em todo o jogo. Pouco depois, os húngaros voltaram ao comando e não deixaram fugir a vantagem até ao soar da buzina.
Resultado Final: 34-31
Os encarnados tentavam reagir após a derrota no jogo inaugural, frente aos húngaros do Telekom Veszprém HC e encontraram pela frente o estreante nesta competição BM Torrelavega, 6.º classificado da Liga ASOBAL na temporada passada, depois de ter subido ao principal escalão em 2021/2022. O início de jogo foi equilibrado, com o reforço islandês Stiven Valencia a marcar os primeiros três golos do encontro para o SL Benfica (3-3) e com o guarda-redes Nikola Zoric a mostra serviço bem cedo. Aos 10 minutos, o emblema da Luz vencia por uns inéditos dois golos (6-4) mas a resposta espanhola chegou em força, com um parcial de 0-3, que consumou nova reviravolta.
O SL Benfica não se deixou ficar e perto dos 20 minutos respondeu de forma idêntica, com três golos sem réplica mas voltar a agarrar a maior margem registada até então, de uns curtos dois golos (9-7). Até ao intervalo, o emblema espanhol, embalado pelo irreverente central Fernando González Ortego – que haveria de ser o melhor marcador do jogo, com sete golos -, ainda anulou as contas novamente (13-13), antes da última investida encarnada na primeira metade.
Intervalo: 15-13
No recomeço, em oito minutos, o SL Benfica disparou no marcador até aos cinco golos de diferença (21-16) mas o que parecia ter sido o fim de uma luta equilibrada, acabou por voltar ao mesmo, pela determinação dos jogadores do BM Torrelavega, que não perdiam o foco no jogo. De tal forma que, a três minutos do fim, o empate voltou mesmo a surgir, mais uma vez com Fernando González Ortego em grande plano, bem como o guardião Carlos Calle Lobo. Mas a experiência e qualidade de jogadores como Alexis Borges (melhor marcador encarnado, com cinco golos), Bélone Moreira ou Gustavo Capdeville ajudaram a que a vitória não fugisse neste jogo de despedida de Viseu para as Águias.
Resultado Final: 31-28
Na estreia leonina em terras viseenses, o Sporting CP contou com grande parte dos muito reforços para a nova época e não abdicou do tradicional sistema 6:0 defensivo, móvel e com entre-ajuda, que contribuiu para que aos sete muitos, aparecesse a primeira vantagem de dois golos, que foi ampliada cinco minutos depois para três (4-7), com destaque para o guarda-redes André Kristensen. A confiança leonina e o compromisso defensivo complicavam a tarefa dos dinamarqueses que, apesar de até terem visto a margem aumentar para quatro golos, não perderam o foco e voltaram a reduzir para dois (10-12), dentro dos 10 minutos finais.
Com uma rotação profundos nas opções ainda durante a primeira parte, Ricardo Costa viu a sua equipa fechar as contas dos primeiros 30 minutos com um personalizado parcial de 5-1.
Intervalo: 11-17
A resistência nórdica perdeu força logo no reatar da partida, já que após cinco minutos, a diferença atingiu um patamar novo de oito golos (13-21), com Leonel Maciel já entre os postes. A superioridade leonina era evidente face a uma equipa do Bjerringbro-Silkeborg Håndbold resiliente, mas sem argumentos para impedir que a margem atingisse 10 golos à entrada para os 10 minutos finais (19-29). Com o jogo na mão, Ricardo Costa voltou a possibilitar tempo de jogo a todos os seus jogadores e a primeira vitória em Viseu ficou fechada com oito golos à maior.
O internacional português, Pedro Portela, que regressou ao emblema de Alvalade esta temporada, esteve em evidência com seis golos marcados.
Resultado Final: 25-33
25º Torneio Internacional de Viseu
Calendário:
18.08.2023 – 19h00 – SL Benfica x Telekom Veszprém HC, 23-37 (12-20)
18.08.2023 – 21h00 – FC Porto x Bjerringbro-Silkeborg Håndbold, 28-40 (13-21)
19.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha, 23-14 (11-7)
19.08.2023 – 15h30 – Telekom Veszprém HC x FC Porto, 34-31 (17-18)
19.08.2023 – 17h30 – SL Benfica x BM Torrelavega, 31-28 (15-13)
19.08.2023 – 19h30 – Bjerringbro-Silkeborg Håndbold x Sporting CP, 25-33 (11-17)
20.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha (ACR), andeboltv
20.08.2023 – 15h30 – BM Torrelavega x Sporting CP, Sporting TV / andeboltv